O abscesso bucal é uma complicação que geralmente surge por conta da infiltração bacteriana em alguma região da boca, geralmente nos dentes, gengiva e amígdalas.
Sendo assim, confira mais a seu respeito no artigo a seguir:
Aqui você vai encontrar:
O que é abscesso?
O abscesso dentário diz respeito a um acúmulo de pus que ocorre ao redor do dente, decorrente do combate a algum tipo de infecção. Geralmente é possível identificá-lo por meio de um caroço que surge na gengiva, mas que pode se espalhar para a bochecha e outras regiões da gengiva.
Por que o abscesso surge?
Assim como dito anteriormente, ele surge como resultado do combate do corpo a infecções. Sendo assim, o abscesso dentário geralmente surge como resultado de cáries não tratadas ou infiltração de bactérias por meio de fraturas ou trincas nos dentes.
Geralmente eles se formam na raiz dos dentes, mas também podem se formar na gengiva e até mesmo nas amígdalas.
O periamigdaliano surge por conta de infecções nos tecidos ao redor das amígdalas, o que leva ao acúmulo de pus atrás das tonsilas palatinas, formando o periamigdaliano.
Também há o gengival, que se assemelha ao dentário, no entanto ele geralmente é provocado por conta de complicações gengivais, como a periodontite.
Tipos de abscesso na boca
O abscesso na boca pode surgir em diferentes locais, sendo os principais locais de surgimento a raiz do dente, a gengiva e nas amígdalas.
Em cada um desses locais ele surge por diferentes motivos e também provoca sintomas distintos, o que torna fácil sua identificação, exceto nos casos da dentária e gengival, visto que os sintomas de ambas são bastante semelhantes.
Quais são os sintomas do abscesso?
O abscesso na boca tende a provocar diferentes sintomas baseado em onde está localizado, sendo assim, confira quais são os principais sintomas de cada um deles:
O abscesso dentário é caracterizado pelo surgimento de determinados sintomas, como:
- Dor de dente;
- Vermelhidão, inchaço e dor na gengiva;
- Febre;
- Mau hálito;
- Gosto ruim na boca.
O abscesso na gengiva é caracterizado por sintomas semelhantes ao dentário, sendo eles:
- Halitose;
- Gosto ruim na boca;
- Amolecimento dos dentes;
- Sangramento e sensibilidade gengival;
- Retração da gengiva;
- Febre.
O abscesso periamigdaliano é caracterizado pelo surgimento de sintomas como:
- Dor ao engolir alimentos, que pode irradiar para o ouvido;
- Trismo;
- Vermelhidão e inchaço ao redor da amígdala e no palato mole;
- Inflamação e deslocamento da úvula;
- Sialorréia;
- Manchas brancas;
- Inchaço dos linfonodos no pescoço;
- Mau hálito.
Esses sintomas não tendem a surgir de repente, o que significa que eles vão aparecendo de forma lenta e gradativamente.
No entanto, é importante que o paciente procure atendimento profissional para tratar essa condição e evitar sua evolução, garantindo assim que seja mais fácil tratá-la e prevenir possíveis complicações.
Como tratar o abscesso?
O tratamento do abscesso na boca pode variar de acordo com a região onde se encontra a bolsa de pus. Sendo assim, confira quais são as principais formas de se tratá-lo:
Abscesso dentário
Consiste em uma complicação que geralmente surge na raiz do dente e tende a provocar sintomas semelhantes ao gengival.
Suas principais causas são a progressão de cáries não tratadas e a infiltração de bactérias por meio de fraturas e trincas nos dentes.
Sendo assim, seu tratamento pode ser feito por meio do:
- Tratamento de canal que é um procedimento responsável pela remoção da polpa comprometida do dente é utilizado para tratá-lo, pois ele remove a infecção responsável por provocar o surgimento da bolsa de pus;
- Dreno do abscesso consiste em um procedimento realizado para remover todo o pus derivado do combate a infecção;
- Uso de antibióticos para combater as bactérias responsáveis por provocar esta infecção nos dentes do paciente;
- Extração do dente em alguns casos, a infecção pode ser muito grave, de modo que não seja possível tratá-la para manter o dente, o que faz com que a melhor opção seja extraí-lo, removendo assim a fonte da infecção.
Abscesso gengival
Possui sintomas muito semelhantes ao dentário e tende a surgir por conta de complicações na gengiva, como a periodontite. Sendo assim, confira as possíveis formas de se tratar esta condição:
- Drenagem do abscesso consiste no procedimento realizado para drenar toda a bolsa de pus derivada do combate a infecção;
- Profilaxia é o procedimento de limpeza dos dentes executado por um profissional e é responsável por remover toda a placa bacteriana e tártaro da superfície dos dentes, consequentemente removendo os causadores das complicações gengivais;
- Tratamento medicamentoso consiste no uso de antibióticos para tratar as infecções causadas na gengiva por bactérias que são as causadoras.
Abscesso periamigdaliano
Consiste em uma bolsa de pus que se forma próximo ou atrás das amígdalas e provoca sintomas como o inchaço, vermelhidão, dor e o surgimento de placas brancas nas tonsilas palatinas e ao seu redor. Sendo assim, confira como tratar essa condição:
- Dreno do abscesso consiste em pequenas incisões ou punções feitas nas amígdalas para remover o pus;
- Tratamento medicamentoso para combater as bactérias responsáveis por provocar a infecção responsável pelo surgimento da bolsa de pus;
- Remoção das amígdalas para prevenir o surgimento dessa condição quando ela aparece de forma recorrente.
Como prevenir sua formação?
Assim como foi visto anteriormente, a principal causa do surgimento das condições responsáveis por provocar o abscesso na boca é a má higienização bucal, visto que isso contribui para o acúmulo de bactérias em seu interior.
Sendo assim, para prevenir o surgimento dessa condição é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal, com uma boa escovação e o uso correto do fio dental.
Além disso, ele também deve realizar visitas periódicas ao consultório odontológico para realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, responsável por remover toda placa bacteriana e tártaro da superfície dos dentes, prevenindo o acúmulo de bactérias em sua superfície.
Também é importante que o paciente mantenha uma alimentação balanceada para evitar déficits nutricionais, o que consequentemente garante que seu sistema imune estará bem preparado para combater as infecções bacterianas.
Visitas regulares ao dentista
Assim como dito anteriormente, através das visitas regulares é possível realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes.
Nesse procedimento é realizada também a remoção da placa bacteriana e a raspagem do tártaro, o que garante ao paciente a possibilidade de prevenir complicações derivadas desses problemas.
As visitas regulares também garantem que o paciente possa relatar qualquer desconforto que esteja sentindo e permite que o dentista possa realizar uma avaliação para verificar se está tudo em dia com a saúde bucal.
Através delas o profissional também pode avaliar a higienização bucal do paciente de modo que garanta que ele possa oferecer dicas a respeito de como higienizar os dentes da maneira correta.
Dessa forma, os planos odontológicos DentalVidas te auxiliam com a cobertura das visitas e também na hora de realizar as marcações dos seus atendimentos.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.