Sabemos que a presença de vitaminas é fundamental para o melhor funcionamento do organismo, e devemos nos lembrar, também, que os dentes precisam dessa substância para se conquistar uma boa saúde bucal.
Saiba, abaixo, o que é o ácido fólico para que serve e suas ações dentro do organismo:
Aqui você vai encontrar:
O que é o ácido fólico?
Popularmente conhecido como vitamina B9 ou como folato, o ácido fólico é uma vitamina solúvel em água de extrema importância no organismo, que pode ser encontrada em alimentos como verduras, legumes, proteínas e também ser administrada como forma suplementar.
Uma de suas funções é a produção de hemoglobina e outras proteínas, através da multiplicação celular. O ideal é que sua reposição seja realizada diariamente e, por isso, é sempre importante buscar manter uma alimentação mais saudável.
Geralmente, a suplementação de ácido fólico é indicada para gestantes, devido à extrema importância para o desenvolvimento do feto. Mas as crianças também precisam de fazer a ingestão correta dessa vitamina, para auxiliar na divisão celular e síntese de proteínas.
Ácido fólico para que serve?
O ácido fólico possui diversas funções no nosso organismo. São algumas delas:
-
Promover uma melhor saúde oral
A formação de hemoglobina facilita a entrada de oxigênio na gengiva e na língua. Através da presença do ácido fólico no organismo, você também pode se proteger de doenças e infecções orais como, por exemplo: úlceras, glossite, candidíase, sapinho, estomatite, aftas, entre outras.
-
Profilaxia da anemia
Como dito anteriormente, a presença do ácido fólico auxilia na produção da hemoglobina. Sendo assim, os riscos do aparecimento de anemia são bem menores.
-
Profilaxia do câncer
Através do desenvolvimento de DNA e RNA, o ácido fólico pode auxiliar na prevenção de câncer no intestino, pâncreas, pulmão, mama e outros.
-
Pele, unhas e cabelos saudáveis
Quem possui essa substância no organismo, tem mais facilidade para manter pele, as unhas e cabelos fortes e saudáveis, pois ela é excelente para o crescimento e manutenção da saúde das células.
-
Garante um melhor funcionamento cardiovascular
A presença do ácido fólico reduz a produção de homocisteína (quando elevada, altera os vasos sanguíneos) e, consequentemente, reduz os riscos de doenças, como infarto e AVC.
-
Formação do sistema nervoso do feto
É muito comum que as mulheres, durante a gravidez, façam a introdução de suplementos e se alimentem de fontes que contenham o ácido fólico, pois ele é de extrema importância durante o desenvolvimento do feto, e previne o aparecimento de malformações como, por exemplo, os lábios leporinos.
-
Auxilia no melhor funcionamento cerebral
Através da produção de dopamina e norepinefrina, o cérebro fica menos propenso ao desenvolvimento de depressão, Alzheimer e outras doenças, vez que esses neurotransmissores garantem uma melhor concentração e memorização durante o cotidiano.
-
Fortalecimento da imunidade
Através da multiplicação celular, é possível se manter mais imune e menos propenso a contrair infecções virais, bacterianas e outras doenças.
Em que alimentos há presença de ácido fólico?
Agora que você já sabe o que é ácido fólico para que serve e seus benefícios, é hora de saber em que alimentos estão presentes essa vitamina. São alguns exemplos:
- Gorduras boas, como semente de gergelim;
- Vegetais verde escuro, como a couve, espinafre, a rúcula;
- Proteínas, como fígado de frango ou de boi;
- Frutas, como abacate, banana, laranja, melão;
- Legumes, como feijão fradinho e lentilhas.
Atenção: ao cozinhar de forma prolongada os alimentos, os mesmos podem reduzir até 90% a concentração de ácido fólico presente.
O que pode causar a queda de ácido fólico?
Existem algumas razões da deficiência de ácido fólico no organismo. São elas:
- O consumo excessivo de álcool;
- Desnutrição, que pode, também, ser causada pelo alto consumo do álcool;
- Uso de alguns medicamentos (como, por exemplo, para tratamento de câncer, diabetes e outras doenças;
- Doença celíaca (intolerância hereditária ao glúten).
Quais reações a ausência de ácido fólico pode causar?
O organismo, ausente da presença de dosagem mínima diária do ácido fólico, pode apresentar reações e sintomas como:
- Aftas;
- Problemas intestinais;
- Náuseas e/ou vômitos;
- Perca de apetite;
- Depressão e outras fraquezas mentais;
- Anemia;
- Dor muscular;
- Palidez;
- Fadiga.
As gestantes devem manter atenção a esses sinais pois, frisando, o ácido fólico é de extrema importância para a formação do sistema nervoso e espinhal do bebê, evitando possíveis malformações da criança, como fenda palatina ou lábio leporino.
E quais reações o excesso de ácido fólico pode causar?
Se a dosagem de ácido fólico estiver em excesso, ultrapassando a dosagem de microgramas indicadas para sua idade, ou como indicado pelo médico, seu organismo pode apresentar reações adversas. Algumas delas são:
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Perca de apetite;
- Náuseas;
- Alergias;
- Dor no estômago;
- Inchaço abdominal;
- Agitação.
Qual a dosagem diária correta de ácido fólico para cada faixa etária?
- Para bebês de 0 a 6 meses: 65 mcg
- Para bebês de 7 a 12 meses: 80 mcg
- Para crianças de 1 a 3 anos: 150 mcg
- Para crianças de 4 a 8 anos: 200 mcg
- Para crianças de 9 a 13 anos: 300 mcg
- Homens e mulheres com 14 anos em diante: 400 mcg
- Mulheres grávidas: 600 mcg
- Mulheres amamentando: 500 mcg
Lembrando que a recomendação do aumento da dosagem de microgramas do ácido fólico deve ser realizada por um profissional da saúde, pois a superdosagem dessa vitamina pode causar problemas à saúde.
Exame de ácido fólico para que serve?
Esse exame é solicitado para verificar as proporções da presença de ácido fólico no organismo. Sua realização é através da coleta de sangue e análise clínica.
Após diagnóstico, o profissional da saúde será encarregado de indicar a melhor forma de suplementar ou reduzir a quantidade de vitamina B9 no organismo, para manter o equilíbrio.
Afinal, eu posso fazer a ingestão do ácido fólico por conta própria?
Claro! Inclusive, a vitamina B9 está presente em diversos alimentos do nosso cotidiano. O que não deve ser utilizada é a suplementação excessiva, pois as reações adversas podem afetar o seu organismo e, ao invés de lhe proporcionar saúde, provocar males e doenças.
Logo, se você possui sintomas da ausência ou excesso do ácido fólico, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica, e realizar um exame para diagnosticar e equilibrar, se necessário.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para conhecer e compreender quais as vitaminas são fundamentais para manter a saúde bucal.
Isso porque, nas visitas ao consultório, o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional) e a tirar as suas dúvidas a respeito dos cuidados de higiene e saúde oral.
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar se existe alguma anormalidade, infecções, bactérias e tratar problemas de forma precoce. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.