A amígdala normal consiste em uma pequena estrutura arredondada que possui uma tonalidade rosada e que se localiza no início da garganta.
Para saber mais a seu respeito, continue acompanhando o artigo abaixo para saber mais a respeito das amígdalas e dos problemas que a afetam:
Aqui você vai encontrar:
O que é amígdala?
As amígdalas, também conhecidas como tonsilas palatinas, consistem em órgãos que são um conjunto de tecido linfático, que é um tecido do sistema imune do organismo.
Elas ficam situadas no início da garganta, na parte oral da faringe, sendo assim, ela faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.
Sendo assim, estas estruturas são responsáveis por impedir agentes maliciosos que podem afetar o organismo do paciente.
Para que servem as amígdalas?
Assim como dito anteriormente, as amígdalas são constituídas por tecido linfático, o que faz com que elas sejam um órgão importante para prevenir complicações respiratórias.
Dessa forma, elas impedem a entrada de microrganismos responsáveis por afetar o rosto, garantindo assim que a garganta fique mais prevenida por conta ataques de microrganismos.
Quando elas entram em contato com esses microrganismos, elas não permitem que ele invada o corpo, garantindo assim que eles se mantenham nas amígdalas.
Ao encontrar com os microrganismos ela inflama para aumentar o fluxo sanguíneo e fazer com que as células de defesa cheguem ao local mais rapidamente para combater esse microrganismo.
Isso acaba fazendo com que a amígdala normal fique inchada e sensível, podendo em alguns casos provocar dor e o surgimento de placas brancas na garganta.
Também é importante lembrar que caso não apresente nenhuma melhora ou comece a piorar é recomendado que o paciente procure atendimento médico.
Além dos microrganismos, as amígdalas também podem inflamar por conta da fumaça do cigarro, ambientes fechados e secos e também o tamanho das amígdalas.
A maior atividade dessas estruturas geralmente ocorre durante o período da infância, visto que ela contribui para reconhecer novos microrganismos invasores.
Quais problemas podem afetar as amígdalas?
Os principais fatores que afetam a amígdala normal fazendo com que ela inflame são a amigdalite aguda e crônica, que podem ser causadas por vírus ou bactérias.
Isso ocorre por conta de ela estar constantemente exposta a microrganismos que podem provocar doenças, fazendo com que elas sejam afetadas e fiquem inflamadas.
Este problema geralmente afeta crianças e adolescentes devido ao fato de que estas estruturas estão mais ativas neste período, no entanto, ela também pode afetar adultos.
A diferença de casos entre adultos e crianças se deve ao fato de que o sistema imune dos pacientes adultos possuem um sistema imune mais maduro.
Sintomas de que as amígdalas não estão normais?
Assim como foi visto anteriormente, a amigdalite é uma condição caracterizada pela inflamação das amígdalas, o que geralmente ocorre por conta do combate contra microrganismos invasores.
Essa inflamação tende a provocar o surgimento de alguns sintomas, tais como:
- Febre;
- Dor de garganta e ouvido;
- Perda de apetite;
- Mau hálito;
- Dificuldade de engolir;
- Inchaço nos gânglios do pescoço;
- Formação de placas de pus no fundo da garganta no caso da amigdalite bacteriana.
Geralmente, os sintomas da amigdalite não são graves, de forma que eles desaparecem sem a necessidade de intervenção em alguns dias. No entanto, é recomendado que o paciente procure um médico caso:
- Os sintomas durarem mais de 4 dias sem apresentar melhora;
- Houver dificuldade de respirar;
- O incômodo na hora de engolir esteja impedindo o paciente de se alimentar.
Qual é a diferença da amígdala normal e inflamada?
A amígdala normal consiste em uma estrutura arredondada, onde cada pessoa possui uma esquerda e uma direita, e que possui uma tonalidade rosada.
Já as amígdalas inflamadas geralmente possuem um tamanho um pouco maior que a amígdala normal e possuem uma tonalidade avermelhada.
Além disso, quando há algum problema nas amígdalas, geralmente a garganta também tende a ficar avermelhada e no caso da amigdalite bacteriana podem surgir pequenos pontos de pus na parede da garganta e nas amígdalas.
Pode ficar com uma amígdala normal e a outra inflamada?
Geralmente, quando há uma inflamação das amígdalas, essa inflamação tende a ocorrer dos dois lados. No entanto, é possível ficar com uma amígdala normal e outra inflamada.
Porém, apesar de a possibilidade existir, é bastante raro os casos onde apenas uma amígdala inflama e quando ocorre, geralmente se trata do início da inflamação.
Sendo assim, os sintomas desta condição podem surgir primeiro em uma amígdala antes de afetar a outra. Além disso, os sintomas também podem variar de intensidade de uma amígdala para outra, de forma que uma possa incomodar mais que a outra.
Como tratar a amigdalite?
O tratamento da amigdalite varia de acordo com a causa de sua inflamação, de forma que no caso da inflamação viral seja por meio do uso de antivirais e na bacteriana através do uso de antibióticos.
No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional da área da saúde pode determinar o tratamento adequado para esta condição.
Sendo assim, a fim de tratá-la da forma correta, o paciente deve consultar-se com um profissional, para que ele possa avaliar a causa e indicar o melhor tratamento para a condição.
Como prevenir a inflamação das amígdalas?
Assim como foi visto no artigo acima, a amigdalite pode ser provocada tanto por infecções bacterianas quanto por infecções virais.
Sendo assim, para se prevenir o seu surgimento é importante que o paciente tenha bons hábitos de higiene, sempre higienizando as mãos antes de comer ou levá-las a boca, assim como evitar ambientes fechados que sejam climatizados por ar condicionado.
Evitar consumir cigarros também contribui para prevenir não só a amigdalite como também outras condições, visto que ele resseca a garganta contribuindo para o surgimento de infecções.
Logo, é importante que o paciente consuma bastante líquidos, para manter a garganta sempre bem hidratada, e mantenha uma alimentação saudável, consumindo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
A fim de complementar estes cuidados, o paciente também deve praticar exercícios regularmente para manter o organismo funcionando.
Ao adotar todos estes cuidados é possível prevenir não somente o surgimento da amigdalite, mas também de diversas outras condições.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem ao dentista a oportunidade de explicar ao paciente o que é amigdalite, além de identificar os casos em seu início e tratá-la antes que se torne complicações mais severas.
Elas também garantem a possibilidade de realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Além disso, é apenas por meio da profilaxia que o dentista é capaz de realizar a remoção de indícios de placa bacteriana e tártaro no dente.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!