A amoxicilina serve para dor de dente? A amoxicilina é um antibiótico utilizado para tratar vários tipos de infecções bacterianas que afligem o copo.
Pensando em responder esse e outras dúvidas sobre esse tipo de medicamento confira a respeito do que causa dor de dente, se a amoxicilina serve para dor de dente e como evitá-la:
Aqui você vai encontrar:
O que causa dor de dente?
A dor de dente pode ser causada por diversos motivos, sendo assim, é importante procurar ajuda para descobrir o motivo e assim poder tratá-lo.
Sendo assim, a dor de dente não é um problema e sim um sintoma. Isso implica que para sentirmos ela é necessário que outro problema a cause. Confira alguns dos motivos que podem causar a dor de dente:
Abscesso dentário
O abscesso dentário é uma espécie de infecção bacteriana que atinge a polpa do dente, resultando na formação de uma bolsa de pus na raiz do dente.
Geralmente ela é causada pela evolução da cárie, que quando atinge o interior do dente, acaba infectando e contaminando todo ele.
Essa infecção resulta na inflamação e inchaço no interior do dente. Caso não seja tratado, a infecção pode chegar ao periodonto e comprometê-lo.
Os sintomas do abscesso são:
- Dor de dente;
- Sensibilidade;
- Febre;
- Inchaço;
- Formação de uma bolsa de pus.
Cárie
A cárie é um dos problemas de saúde bucal mais comuns em todo mundo que afeta grande parte da população.
Porém isso não quer dizer que ela deve ser considerada um problema normal de se acontecer.
Ela é um problema causado pelo acúmulo de bactérias na superfície do dente, o que acaba fazendo que ao fermentarem certos alimentos e açúcares e produzirem ácido.
Esse ácido corrói a camada de esmalte do tempo e vai fazendo com que ela seja afinada com o decorrer do tempo, o que pode aumentar a sensibilidade dos dentes.
Ao longo do tempo ela continua corroendo o esmalte do dente até chegar às camadas mais internas e podendo causar problemas mais severos.
Desse modo, os sintomas da cárie são:
- Dor de dente;
- Pontos pretos no dente;
- Pequenos furos no dente;
- Sensibilidade;
- Inchaço e dor gengival,
Gengivite
A gengivite se trata de uma inflamação grave na gengiva que pode provocar o aparecimento de feridas que sangram e atrapalham algumas funções como mastigar.
Ela se trata de uma infecção bacteriana na gengiva que além das gengivas pode afetar os dentes.
Geralmente ela acontece devido a falta de cuidados com a higiene bucal. Os sintomas associados a gengivite são:
- Dor de dente;
- Vermelhidão, feridas e sangramentos na gengiva;
- Halitose.
Inflamação da polpa dentária
Também chamada de pulpite, a inflamação da polpa dentária ocorre como agravamento da cárie, bruxismo, periodontite, quimioterapia ou traumas na região da boca.
Ela também pode ocorrer de maneira passageira ou crônica. As crônicas se dividem de três maneiras que diferentes que são:
- Ulcerativa, que é quando o dente se desgasta até expor a polpa;
- Hiperplásica, consiste no desenvolvimento de tecido gengival no interior do dente;
- Esclerosante, que acontece devido à idade avançada.
Os sintomas relacionados a inflamação da polpa ou pulpite são:
- Dor de dente e na gengiva;
- Inflamação;
- Sensibilidade;
- Inchaço.
Nascimento do siso
O dente do siso também conhecido como terceiro molar é o último dente a nascer, o que significa que quando chega a época do seu nascimento, todos os outros dentes já estão em seus devidos lugares.
Isso significa que muitas vezes seu nascimento pode trazer complicações como problemas de alinhamento e dores. Isso faz com que muitas vezes ele seja extraído antes mesmo de começar a nascer.
Logo, os sintomas relacionados ao nascimento do siso são:
- Inflamação da gengiva;
- Dor de dente e periodontal;
- Febre;
- Movimentação dos dentes;
- Dores de cabeça.
Sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária é um problema que faz com que o paciente sinta incômodos ao ingerir algum alimento quente ou frio.
Geralmente a causa desse problema está relacionada ao esmalte dentário, visto que quando ele se encontra menos espesso que o normal.
Desse modo, a sensibilidade pode ser causada pela corrosão causada pela ingestão de alimentos ácidos, cáries, bruxismo e outras complicações que afetam o esmalte dentário.
Os sintomas da sensibilidade normalmente se resumem a dor de dente quando ele entra em contato com alguma substância fria, quente, doce ou ácida.
O que é bom para dor de dente?
A dor de dente geralmente é causada por complicações bucais que estão associadas à má higiene bucal. Portanto, para cuidar da dor de dente pode-se:
- Cuidar bem da higiene bucal;
- Colocar gelo;
- Tomar algum analgésico de venda livre;
- Ir ao dentista para que ele possa identificar a causa do problema e tratá-lo da maneira correta.
Amoxicilina serve para dor de dente?
A amoxicilina é um antibiótico, portanto sua venda é restrita e ele só atua combatendo infecções bacterianas.
Desse modo, a amoxicilina serve para dor de dente quando esta é causada por bactérias. Além de ser um remédio com venda restrita é altamente recomendado que não utilize-o a menos que seja recomendado por um médico.
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar a dor de dente logo em seu início evitando complicações.
Elas também permitem que o profissional diga se amoxicilina serve para dor de dente e a receite caso seja necessário.
Por meio delas também é possível realizar procedimentos periódicos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Com elas também é possível tratar outros problemas como cáries e tártaro, além disso a profilaxia também torna possível realizar procedimentos como a raspagem de cálculo dental.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Antonio
06/12/2023 at 16:00Boa tarde muito bem explicado sobre as doenças e de como higienizar os dentes e a boca. Mas a amoxilina serve ou não para desinflamar desinchar as gengivas?