Doenças

A angina de Ludwig é uma infecção bacteriana que acomete a região do assoalho da mandíbula e o pescoço, fazendo com que o paciente precise de tratamento imediato para evitar complicações através da presença de bactérias na corrente sanguínea. 

Saiba quais são os possíveis sintomas da infecção bacteriana angina de Ludwig e como tratar essa condição da melhor maneira aqui, neste artigo: 

O que é angina de Ludwig?

A angina de Ludwig é uma infecção causada por bactérias que surgem por algum problema odontológico, e que acomete o assoalho da mandíbula e pescoço do paciente.

Um exemplo é quando o paciente possui cárie e consequentemente desenvolve um abcesso que acumula pus e bactérias. Se essas bactérias se espalharem pelo assoalho bucal, toda a área se infecta e então surge a chamada angina de Ludwig.

Além disso, procedimentos odontológicos mal recuperados também podem ocasionar no desenvolvimento da angina de Ludwig. Essa infecção precisa ser tratada com eficiência e o mais precocemente possível, pois o inchaço por ela causado pode atingir as vias aéreas e provocar dificuldades para respirar, além de que seu agravamento pode ser fatal.

O que causa a angina de Ludwig?

Geralmente a fonte da infecção que causa a angina de Ludwig são os molares inferiores que, quando desenvolvem cáries dentárias ou lesões, ficam propensos a infecções bacterianas (como a celulite dentária) que formam abscessos.

Esses abscessos precisam ser tratados para que a infecção não se espalhe para outras áreas, invadindo os lugares mais próximos, como o assoalho da boca.

Pessoas com diabetes, portadoras de cáries ou com sistema imunológico fraco correm mais riscos de serem acometidas pela doença.

Mulher sentindo dores para realizar a deglutição. Esse é um dos sintomas de Angina de Ludwig.

Quais são os sintomas de angina de Ludwig?

  • Calafrios

Sensação de frio, muitas vezes acompanhada por tremores, que podem indicar a presença de infecção ou inflamação no corpo.

  • Crepitação dos tecidos moles supra-hióideos

É perceptível pela presença de som estalante ou crepitante na região do pescoço causada pelo acúmulo de ar ou fluido nos tecidos.

  • Disfagia

Se refere a dificuldade em engolir alimentos ou líquidos devido ao inchaço e inflamação na região da garganta.

  • Dor em quaisquer dentes envolvidos

 Que pode ser ocasionada por infecção ou inflamação.

  • Elevação da língua contra o palato posterior

A língua é pressionada contra a parte de trás do céu da boca, prejudicando a fala e deglutição.

  • Endurecimento localizado na região submentoniana e sublingual

A região abaixo do queixo e abaixo da língua rígida ou endurecida devido à infecção e inflamação.

  • Estridor (causado por edema de laringe)

Som anormal ao respirar devido ao estreitamento das vias respiratórias ocasiona do pelo inchaço da laringe.

  • Febre

Aumento da temperatura do corpo geralmente como resposta imunológica a uma infecção.

  • Obstrução das vias respiratórias

Bloqueio parcial ou total das vias respiratórias devido ao inchaço e inflamação, ocasionando em dificuldades para respirar.

  • Rigidez e endurecimento do assoalho da boca

Rigidez do assoalho da boca ocasionado por infecção e inflamação.

  • Sialorreia

A sialorreia é o aumento da produção de saliva causado pela infecção e inflamação na região da garganta.

  • Taquicardia

Aumento da frequência cardíaca causado por estresse ou infecção.

  • Trismo

O trismo é a dificuldade em abrir a boca por completo causada pelo inchaço e espasmos dos músculos da mandíbula.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Como a angina de Ludwig pode ser diagnosticada?

O dentista deverá avaliar o aspecto do inchaço e, caso haja alguma anormalidade, o mesmo poderá solicitar uma tomografia computadorizada ou exames de sangue que irão definir a gravidade da doença.

Logo após, o tratamento é imediatamente realizado, assim como cuidados para auxiliar na respiração regular do paciente.

Possíveis complicações

A bactéria causadora da angina pode se proliferar e se espalhar para outras áreas do corpo rapidamente pela corrente sanguínea e acometer outros órgãos.

Em casos onde o mediastino (uma das cavidades torácicas) é atingido, o coração pode ser comprimido e atingir os pulmões, ocasionando em insuficiência respiratória grave.

Além disso, também pode ocasionar uma sepse, ocasionalidade que altera o funcionamento dos órgãos e pode levar o paciente a óbito.

Um médico receitando medicamentos para o paciente tratar os sintomas da Angina de Ludwig.

Como a angina de Ludwig pode ser tratada?

Para tratar a angina de Ludwig o médico poderá solicitar o uso de antibióticos, que podem ser injetados via endovenosa, para que funcionem de forma mais rápida. Se necessário, deve-se também extrair o dente infectado.

Quando houver inchaço extenso por acúmulo de líquidos, o médico pode solicitar a drenagem desses líquidos, para facilitar a eliminação, regularizar a respiração e realizar maiores cuidados com a região inflamada.

Algumas pessoas podem necessitar de oxigenação extra para respirar normalmente ou até mesmo de intubação endotraqueal.

Qual a profilaxia (prevenção) da angina de Ludwig?

  • Aprimorar as práticas de higiene bucal;
  • Escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter consultas com dentista regulares.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar doenças infecciosas como a angina de Ludwig, uma vez que é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos preventivos como a profilaxia (limpeza profissional) e tratamentos precoces de doenças.

É por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar a condição dos dentes, percebendo e tratando problemas em sua fase inicial. Além disso, pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência mantida ao consultório odontológico seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses) para que os benefícios sejam mantidos.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO