A angina de Ludwig é uma infecção bacteriana que acomete a região do assoalho da mandíbula e o pescoço, fazendo com que o paciente precise de tratamento imediato para evitar complicações através da presença de bactérias na corrente sanguínea.
Saiba quais são os possíveis sintomas da infecção bacteriana angina de Ludwig e como tratar essa condição da melhor maneira aqui, neste artigo:
Aqui você vai encontrar:
O que é angina de Ludwig?
A angina de Ludwig é uma infecção causada por bactérias que surgem por algum problema odontológico, e que acomete o assoalho da mandíbula e pescoço do paciente.
Um exemplo é quando o paciente possui cárie e consequentemente desenvolve um abcesso que acumula pus e bactérias. Se essas bactérias se espalharem pelo assoalho bucal, toda a área se infecta e então surge a chamada angina de Ludwig.
Além disso, procedimentos odontológicos mal recuperados também podem ocasionar no desenvolvimento da angina de Ludwig. Essa infecção precisa ser tratada com eficiência e o mais precocemente possível, pois o inchaço por ela causado pode atingir as vias aéreas e provocar dificuldades para respirar, além de que seu agravamento pode ser fatal.
O que causa a angina de Ludwig?
Geralmente a fonte da infecção que causa a angina de Ludwig são os molares inferiores que, quando desenvolvem cáries dentárias ou lesões, ficam propensos a infecções bacterianas (como a celulite dentária) que formam abscessos.
Esses abscessos precisam ser tratados para que a infecção não se espalhe para outras áreas, invadindo os lugares mais próximos, como o assoalho da boca.
Pessoas com diabetes, portadoras de cáries ou com sistema imunológico fraco correm mais riscos de serem acometidas pela doença.
Quais são os sintomas de angina de Ludwig?
-
Calafrios
Sensação de frio, muitas vezes acompanhada por tremores, que podem indicar a presença de infecção ou inflamação no corpo.
-
Crepitação dos tecidos moles supra-hióideos
É perceptível pela presença de som estalante ou crepitante na região do pescoço causada pelo acúmulo de ar ou fluido nos tecidos.
-
Disfagia
Se refere a dificuldade em engolir alimentos ou líquidos devido ao inchaço e inflamação na região da garganta.
-
Dor em quaisquer dentes envolvidos
Que pode ser ocasionada por infecção ou inflamação.
-
Elevação da língua contra o palato posterior
A língua é pressionada contra a parte de trás do céu da boca, prejudicando a fala e deglutição.
-
Endurecimento localizado na região submentoniana e sublingual
A região abaixo do queixo e abaixo da língua rígida ou endurecida devido à infecção e inflamação.
-
Estridor (causado por edema de laringe)
Som anormal ao respirar devido ao estreitamento das vias respiratórias ocasiona do pelo inchaço da laringe.
-
Febre
Aumento da temperatura do corpo geralmente como resposta imunológica a uma infecção.
-
Obstrução das vias respiratórias
Bloqueio parcial ou total das vias respiratórias devido ao inchaço e inflamação, ocasionando em dificuldades para respirar.
-
Rigidez e endurecimento do assoalho da boca
Rigidez do assoalho da boca ocasionado por infecção e inflamação.
-
Sialorreia
A sialorreia é o aumento da produção de saliva causado pela infecção e inflamação na região da garganta.
-
Taquicardia
Aumento da frequência cardíaca causado por estresse ou infecção.
-
Trismo
O trismo é a dificuldade em abrir a boca por completo causada pelo inchaço e espasmos dos músculos da mandíbula.
Como a angina de Ludwig pode ser diagnosticada?
O dentista deverá avaliar o aspecto do inchaço e, caso haja alguma anormalidade, o mesmo poderá solicitar uma tomografia computadorizada ou exames de sangue que irão definir a gravidade da doença.
Logo após, o tratamento da angina de ludwig é imediatamente realizado, assim como cuidados para auxiliar na respiração regular do paciente.
Possíveis complicações
A bactéria causadora da angina pode se proliferar e se espalhar para outras áreas do corpo rapidamente pela corrente sanguínea e acometer outros órgãos.
Em casos onde o mediastino (uma das cavidades torácicas) é atingido, o coração pode ser comprimido e atingir os pulmões, ocasionando em insuficiência respiratória grave.
Além disso, também pode ocasionar uma sepse, ocasionalidade que altera o funcionamento dos órgãos e pode levar o paciente a óbito.
Como a angina de Ludwig pode ser tratada?
Para tratar a angina de Ludwig o médico poderá solicitar o uso de antibióticos, que podem ser injetados via endovenosa, para que funcionem de forma mais rápida. Se necessário, deve-se também extrair o dente infectado.
Quando houver inchaço extenso por acúmulo de líquidos, o médico pode solicitar a drenagem desses líquidos, para facilitar a eliminação, regularizar a respiração e realizar maiores cuidados com a região inflamada.
Algumas pessoas podem necessitar de oxigenação extra para respirar normalmente ou até mesmo de intubação endotraqueal.
Qual a profilaxia (prevenção) da angina de Ludwig?
- Aprimorar as práticas de higiene bucal;
- Escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter consultas com dentista regulares.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar doenças infecciosas como a angina de Ludwig, uma vez que é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos preventivos como a profilaxia (limpeza profissional) e tratamentos precoces de doenças.
É por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar a condição dos dentes, percebendo e tratando problemas em sua fase inicial. Além disso, pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência mantida ao consultório odontológico seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses) para que os benefícios sejam mantidos.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.