O uso de remédios pode ser utilizado para tratar diversas complicações, dentre elas problemas de saúde bucais.
Com o objetivo de oferecer mais informações a respeito dos remédios para tratar condições odontológicas, fizemos esse artigo sobre o uso de antibiótico para dente inflamado. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é antibiótico?
Os antibióticos são uma classe de medicamentos que podem ser tanto naturais quanto sintéticos e são utilizados para impedir o desenvolvimento de bactérias ou para matá-las.
Sendo assim, eles são utilizados para combater doenças e outras complicações derivadas de infecções bacterianas.
Eles podem ser divididos em duas classes, os bactericidas, que matam as bactérias, e os bacteriostáticos, que interrompem o seu desenvolvimento.
Além disso, os antibióticos não são medicamentos de venda livre, portanto só podem ser adquiridos com receita médica.
O que é dente inflamado?
O dente inflamado, também chamado de pulpite, consiste na inflamação da polpa dentária, que é a camada mais interna do dente, que é composta por nervos e vasos sanguíneos.
Essa complicação é responsável por causar dores fortes e constantes que são intensificadas quando o dente sofre estímulos.
Geralmente essa condição ocorre devido ao avanço de cáries, que ao atingirem a polpa do dente podem acabar causando sua inflamação.
Como prevenir o dente inflamado?
Como essa condição geralmente é causada pelo avanço das cáries, para preveni-la é importante que o paciente atente-se à higienização dos dentes, pois assim é possível manter os dentes livres de partículas de alimentos e consequentemente evitar o acúmulo de bactérias sobre eles.
Evitando o acúmulo de bactérias sobre os dentes é possível evitar o surgimento das cáries, o que por sua vez contribui para o combate à inflamação do dente.
É possível usar antibiótico para dente inflamado?
Pelo fato de o dente inflamado ser uma condição que geralmente é causada pelas cáries, seu tratamento normalmente envolve a remoção do agente causador.
Sendo assim, geralmente a pulpite é tratada a partir da realização do tratamento de canal, que é um procedimento responsável por remover a polpa dentária comprometida, selar as raízes do dente e logo em seguida preencher o local onde ficava a polpa dentária.
Fazendo isso, é possível remover todo o tecido comprometido e, graças ao selamento das raízes e do próprio dente com o preenchimento, é possível evitar novos casos.
Em alguns casos onde além da inflamação o dente também se encontra infeccionado, significa que há bactérias agindo no interior do dente.
Dessa forma, para combater essa infecção e corrigir esse problema o dentista pode recomendar antibiótico para dente inflamado.
Quem pode indicar o uso do antibiótico para dente inflamado?
Assim como dito anteriormente, o antibiótico não é um medicamento de venda livre, portanto não pode ser adquirido sem receita médica.
O dente inflamado também é uma condição que não deve ser autodiagnosticada, portanto é recomendado ir a um dentista quando sentir algum dos sintomas para que ele possa avaliá-los e dar o diagnóstico correto.
Sendo assim, apenas um dentista pode identificar esse problema e indicar o devido tratamento, o que significa que ele é responsável por indicar o uso de antibiótico para dente inflamado.
Qual antibiótico para dente inflamado?
Para tratar infecções dentárias, os dentistas geralmente tendem a receitar o uso de antibióticos à base de penicilina, como a amoxicilina, e a dosagem e duração do tratamento tendem a variar de caso para caso.
É importante lembrar que mesmo após o controle dos sintomas é recomendado continuar tomando o antibiótico pelo tempo receitado pelo profissional para eliminar completamente as bactérias.
Isso se deve ao fato de que interromper o uso do antibiótico antes de terminar completamente o tratamento pode levar ao surgimento de bactérias resistentes.
Como cuidar bem da saúde bucal?
Para cuidar bem da saúde bucal, é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal e realize visitas regulares ao dentista.
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente possa realizar o acompanhamento de sua saúde bucal.
Dessa forma é possível identificar e tratar quaisquer complicações de saúde bucal que possam vir a aparecer.
Além disso, as visitas também garantem que o paciente possa realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível realizar a remoção da placa bacteriana e a raspagem de tártaro.
Portanto, ela também é responsável por prevenir o surgimento de algumas complicações derivadas dessas bactérias que formam a placa e o tártaro.
Além disso, através delas o dentista também consegue avaliar a higienização bucal do paciente e dessa forma pode orientá-lo caso necessite melhorar algo.
Logo, o plano odontológico DentalVidas pode lhe auxiliar a realizar essas visitas periódicas, visto que ele oferece cobertura no valor do procedimento e também maior conforto na hora de agendar suas consultas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.