Aparelho Ortodôntico

O aparelho autoligado estético é um dos principais modelos para quem deve passar por um tratamento ortodôntico.

Conheça como funciona o aparelho autoligado estético, como ele funciona e quais são os seus principais benefícios:

O que é aparelho autoligado estético?

O aparelho autoligado estético é um modelo específico da categoria do modelo autoligado. Em comparação com o tipo de aparelho dental, o autoligado possui vantagens características, como a falta das borrachinhas.

Por não precisar do uso dos famosos borrachinhas de aparelho com cores, esse aparelho além de mais estético, permite um tratamento mais higiênico, ágil e confortável.

A falta das borrachinhas é possível pelo fato dos fios metálicos se conectarem diretamente aos braquetes, isso pelo uso de uma tecnologia em que há a presença de uma ala que abre e fecha para receber e fixar o fio.

Quanto ao autoligado estético se trata de um sistema de aparelho ortodôntico fixo de baixo atrito que tem como diferencial a possibilidade de seus braquetes não serem metálicos como ocorre no modelo autoligável tradicional. Entre os possíveis materiais a serem utilizados estão porcelana, plástico e fibra de vidro.

Quando o modelo de aparelho autoligado estético é indicado

Quando o modelo de aparelho autoligado estético é indicado?

Como uma variação do aparelho autoligado, o aparelho autoligado estético é indicado para casos em que um modelo fixo é o mais indicado e que envolvam desde as más oclusões dentárias mais simples até as mais complexas.

Entre os problemas que podem ser tratados estão dentes desalinhados, dentes encavalados, mordida aberta, mordida cruzada e até mesmo alterações ósseas e respiração pela boca.

Nesse caso, qualquer paciente nesse contexto pode recorrer a esse tipo de tratamento. Na maioria desses casos, o aparelho autoligado estético é a opção de jovens e adultos que querem passar pela correção ortodôntica em uma abordagem mais discreta. Pessoas que trabalham em escritórios e possuem um emprego mais reservado também tendem a optar por esse tipo de aparelho.

Além de apagar um pouco o aspecto de “sorriso metálico”, as peças quase transparentes do modelo estético não tendem a ter alterações de cores com o passar do tempo, permitindo que seus benefícios estéticos sejam mantidos.

Quais são as principais vantagens do aparelho autoligado estético?

O aparelho autoligado estético possui uma série de vantagens em relação ao modelo fixo metálico e ao autoligado tradicional. Conheça aqui quais são as principais:

Melhora da autoestima

A melhor aparência que o aparelho autoligado estético promove ao sorriso no processo de correção ortodôntica faz com que o paciente perceba melhoras na autoestima.

Com isso, há ainda a restituição da confiança, melhorando a relação do paciente com o tratamento e com as pessoas de seu ciclo social.

Resultado rápido

O tratamento de um aparelho autoligado é mais rápido em relação ao tratamento utilizando o sistema tradicional.

A falta do uso das borrachinhas também permite que a correção ocorra em tempo recorde, uma vez que não há resistência de atrito.

O tempo de uso para que se consiga um resultado satisfatório possui uma média de 12 a 24 meses.

Higiene bucal facilitada

Outra vantagem que pode ser proporcionada pelo uso desse aparelho é a facilidade na higienização bucal.

Isso também graças à falta das borrachinhas, fazendo com que elas não soltem ao longo do processo e soltem o fio. Pela ausência dos elásticos, diminui o risco de acúmulo de restos de alimentos e placa bacteriana.

Maior conforto

No aparelho fixo metálico, há a fricção na movimentação do fio pela sua conexão aos braquetes pelas borrachinhas. Isso pode causar dor e desconforto ao paciente.

Uma vez que no modelo autoligado o fio é conectado diretamente aos braquetes, não há a presença de fricção e nem de dor.

visita dentista

Resistência e eficiência

O aparelho autoligado estético é confeccionado em materiais resistentes, e por ser autoligável possui um menor risco de fraturas.

Além disso, possui resultados tão satisfatórios quanto, promovendo um sorriso mais bonito e harmônico.

Menos frequência a ir no profissional

As visitas ao consultório odontológico em meio a esse tipo de tratamento tendem a ser menos frequentes. Isso porque não há borrachinhas para que seja feita a troca mensal.

Nesse contexto, o indicado é que as visitas ocorram em intervalos de 60 dias.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.

Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.

O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses, podendo ser em menores intervalos de tempo em casos especiais, como o uso de um aparelho fixo, devendo as visitas serem mensais.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Artigo anterior

Deixe seu comentário