O aparelho autoligado é mais um dos tipos de tratamento ortodôntico que visam o alinhamento dos dentes de forma mais estética.
Conheça aqui o que é o aparelho autoligado, quais são as suas vantagens, indicações e como funciona:
Aqui você vai encontrar:
O que é o aparelho autoligado?
O aparelho autoligado é um dos modelos de aparelho fixo que oferecem mais benefícios em relação à estética do tratamento. Uma vez que sua marca registrada é a ausência das famosas borrachinhas coloridas, promove uma correção ortodôntica mais discreta.
A estrutura do aparelho autoligado não precisa do uso das borrachinhas, já que sua função é de prender o fio metálico do aparelho ao braquete dos dentes. Para que haja essa conexão, o aparelho autoligável apresenta braquetes tecnológicos, que possuem aberturas para receber o fio que fecham logo em seguida.
Dessa forma, além do melhor efeito estético, também pode-se perceber a diminuição do atrito entre os braquetes e o fio.
Assim sendo, para que o aparelho consiga solucionar problemas de desalinhamento dentário e má oclusão se utiliza de forças leves sobre os dentes, fazendo com que assim o fio “empurre” os dentes sem complicações. Esse funcionamento pode favorecer ainda na agilidade do tratamento, trazendo resultados satisfatórios em um curto período de tempo.
Quem deve usar o aparelho autoligado?
Qualquer paciente que for encaminhado ao uso do aparelho fixo pode optar por usar o aparelho autoligado, já que consegue solucionar qualquer tipo de má oclusão e grau de desalinhamento dentário. Caso necessário, é possível integrar a ele outras estruturas específicas como um difusor de arco.
Normalmente, pacientes adultos e que querem optar por um tratamento ortodôntico mais discreto, são encaminhados ao aparelho autoligável. Pessoas que estejam fazendo o uso do aparelho metálico e querem mudar, também fazem parte das demais indicações, fazendo a mudança muitas vezes também por conta do conforto.
Pacientes com dificuldades de manutenção de uma higiene bucal de qualidade também podem ser encaminhados para esse tipo de aparelho. O uso do aparelho autoligado tende a ser recomendado a partir dos 7 anos de idade, uma vez que após essa idade já se é possível ter uma higienização de qualidade.
Quais são os principais benefícios do aparelho autoligado?
O aparelho autoligado é capaz de trazer uma série de benefícios à correção ortodôntica, são eles:
- Estética e discrição durante o tratamento;
- Rapidez nos resultados – apresentando uma diminuição de 35% do tempo em relação ao modelo convencional graças a seu fio termoativado;
- Facilitação da higiene bucal – já que não possui a presença das borrachinhas;
- Promoção de conforto – suas peças de braquetes são menores e com extremidades arredondadas;
- Menos visitas ao dentista – na falta de necessidade de troca das borrachinhas as visitas podem ser feitas de até 30 em 30 dias, sendo o intervalo indicado de 8 a 10 semanas.
Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?
Assim como os demais modelos de aparelho ortodôntico, o modelo autoligável requer alguns cuidados ao longo do tratamento.
É muito importante que no decorrer do tratamento a higienização do aparelho e das estruturas da zona bucal seja feita de forma correta e completa, indo desde a escovação, a passagem do fio dental e ao bochecho com o enxaguante bucal.
Instrumentos específicos como o passa fio, a escova ortodôntica e a escova interdental podem ser indicados pelo dentista como complemento à higiene bucal, proporcionando uma limpeza ainda mais profunda.
Mesmo na ausência das borrachinhas e que assim, a sua estrutura não seja tão suscetível a manchas, a alimentação deve manter algumas restrições. Evitar alimentos muito açucarados, condimentados e grudentos facilita a limpeza e evita que resíduos sejam deixados por ela. Assim, se previne a formação de placas bacterianas e o aparecimento de problemas bucais como o tártaro, cárie e gengivite.
Evitar alimentos duros pode impedir que a estrutura do aparelho seja corrompida e fazem com que as visitas ao dentista ocorram antes do tempo previsto.
Uma novidade recente é que o aparelho autoligado pode ser confeccionado em cerâmica, proporcionando ainda mais discrição ao tratamento, pela semelhança da cor do material a natural do dente. Contudo, deve-se ter em mente que a atenção aos cuidados de higiene bucal e alimentação tem de ser ainda maior.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.
É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.
Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.
O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses, podendo ser em menores intervalos de tempo em casos especiais, como o uso de um aparelho fixo.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
Almomed
15/12/2022 at 15:32Obrigado por compartilhar este conteúdo! Eu preciso fazer uma manutenção e tinha algumas dúvidas, mas agora ficou claro.