Bruxismo

Os distúrbios odontológicos têm sido tratados com aparelhos ortodônticos há algum tempo. No caso do bruxismo não é diferente, visto que ele é tratado com o aparelho de bruxismo, também conhecido como placa miorrelaxante.

Conheça mais a respeito desse aparelho no post abaixo:

O que é bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio que pode ser explicado como um conjunto de ações parafuncionais feitas de modo inconsciente que são prejudiciais. Normalmente essas ações consistem no ranger e/ou apertar dos dentes.

Geralmente o rangimento e o cerramento dos dentes com força excessiva podem acontecer a qualquer período do dia, porém costumam ser mais intensos durante o sono.

Apesar de não parecer, essa condição pode trazer vários problemas ao bem estar bucal do paciente. Além disso, o bruxismo pode ocorrer durante qualquer parte do dia, sendo que normalmente costuma ocorrer à noite, enquanto o paciente dorme.

Quais as causas do bruxismo?

O distúrbio do bruxismo pode ocorrer devido a diversas causas, de maneira que o motivo de sua ocorrência pode ser somente um ou um conjunto de vários motivos.

Essa condição pode acontecer por ter sido herdada (fatores genéticos), condições neurológicas ou respiratórias, apneia do sono, e também pode ocorrer devido a condições psicológicas, como ansiedade e estresse.

Alguns vícios como álcool e cigarros, assim como o uso de drogas também podem ser o motivo de seu aparecimento bem como de seu agravamento.

Também existem indícios de que o refluxo gastroesofágico pode contribuir para o surgimento do bruxismo.

bruxismo

Sintomas do bruxismo

Os sintomas do bruxismo são o ranger e apertar de dentes, mas além disso, essas ações podem implicar no aparecimento de outras complicações, como:

  • Desgaste dos dentes;
  • Dores nos músculos mandibulares e de cabeça;
  • Diminuição da qualidade do sono;
  • Complicações envolvendo a articulação temporomandibular (ATM);
  • Enfraquecimento tanto dos dentes quanto da fixação deles.

Quando não é tratado, o bruxismo pode causar desgaste nos dentes a ponto de causar sensibilidade e dor, e também remover a camada de esmalte dentário deixando a dentina e o núcleo expostos.

Além disso, com o tempo, esse distúrbio pode prejudicar o alinhamento facial, de modo que cause um prejuízo estético considerável.

Como funciona o aparelho de bruxismo?

O aparelho de bruxismo, também chamado de placa de bruxismo ou placa miorrelaxante, é um dispositivo feito para se encaixar entre os dentes durante a oclusão, de modo que impeça o contato entre os dentes superiores e inferiores.

Apesar de não existir uma cura para o bruxismo, o aparelho de bruxismo é capaz de evitar o desgaste dos dentes causado pelo rangimento dos dentes, além de aliviar a tensão exercida sobre a ATM causada pelo apertar de dentes.

Ela funciona de maneira simples, de modo que o simples fato de ela ficar posicionada de maneira que impeça o contato dos dentes garante que seu trabalho seja exercido.

Como em alguns casos o bruxismo é causado ou agravado por problemas psicológicos, algumas vezes é indicado o acompanhamento psicológico juntamente com a utilização do aparelho de bruxismo.

Normalmente é indicado que ele seja utilizado durante a noite enquanto o paciente dorme, porém em alguns casos pode ser necessário utilizá-lo em outros momentos.

A vida útil desse aparelho pode variar de 6 a 12 meses, dependendo do cuidado do paciente com ele. Além disso, devem ser feitas visitas regulares ao dentista num período entre 3 a 6 meses para o acompanhamento.

O tempo médio de uso pode variar dependendo da intensidade do bruxismo, desse modo, é durante as visitas de acompanhamento que o dentista consegue prever por quanto tempo ele ainda deverá ser utilizado.

Tipos de placa de bruxismo

O aparelho de bruxismo pode ser confeccionado utilizando diferentes materiais, e cada um deles possui uma rigidez diferente, e por isso são utilizados para diferentes graus de bruxismo.

Desse modo, abaixo estão listados materiais que podem ser utilizados para sua fabricação e sua utilização:

  • Aparelho de bruxismo de silicone

O aparelho de bruxismo feito de silicone é feito de modo que se encaixe entre os dentes e evite o contato entre eles.

Ela costuma ser mais barata e confortável, porém por ser confeccionada com um material flexível e macio, ela não é recomendada para o tratamento do bruxismo no caso de ranger dos dentes.

Isso devido ao fato de ser frágil e o ranger dentário pode acabar rasgando-a e complicando ainda mais a situação.

Assim sendo, o aparelho de bruxismo de silicone é utilizado para tratar casos em que não existe a presença do ranger de dentes.

Ela também pode ser usada para tratar disfunções na ATM, porém nestes casos seu uso é combinado com outros tratamentos.

  • Aparelho de bruxismo de acrílico

Assim como a versão de silicone, ele é feito com o objetivo de evitar o contato entre os dentes superiores e inferiores.

A placa miorrelaxante feita de acrílico é rígida e possui a parte externa lisa, desse modo ela consegue proteger o desgaste dos dentes devido ao rangimento.

Apesar de ser utilizada para o tratamento do bruxismo, ela não impede que ele aconteça, apenas minimiza suas consequências.

O aparelho de bruxismo de acrílico pode ser utilizado para tratar todos os tipos de bruxismo, além disso ele também consegue aliviar parte da pressão exercida na ATM pelo apertar dos dentes.

Como algumas vezes o bruxismo pode estar associado ou ser agravado por condições psicológicas, pode ser indicado o acompanhamento psicológico durante seu uso.

placa de bruxismo

Como limpar placa de bruxismo?

A limpeza do aparelho de bruxismo exige certos cuidados que garantem que sua limpeza seja feita de forma eficiente e não danifique-o.

Quando realizada de maneira correta, sua higienização garante que não haja o acúmulo de bactérias e fungos, além de prevenir o mau cheiro do aparelho.

Desse modo, para realizar sua limpeza é recomendado:

  1. Lavá-la com água corrente para remover o excesso de partículas e possíveis resíduos de alimentos;
  2. Escove-a com uma escova de dente macia usando sabão ou detergente neutro;
  3. Enxágue-a até que toda a espuma saia;
  4. Por fim, certifique-se de secá-la devidamente.

Além dos cuidados na hora da higiene, existem outros cuidados que devem ser tomados para garantir que o bom estado do aparelho, como:

  • Nunca utilize água fervendo ou produtos corrosivos para limpar a placa, pois isso pode danificá-la;
  • Sempre guarde o aparelho em sua caixinha quando não estiver usando;
  • Antes de colocá-lo na boca, escove os dentes para remover os resíduos de alimentos;
  • Guarde-o em um local em que ele não fique exposto ao sol, umidade e nem a temperaturas extremas.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista devem ser feitas ao menos de 6 em 6 meses, buscando avaliar as condições da saúde bucal e o desempenho dos bons hábitos.

E também, é pelo acompanhamento odontológico devido que podemos realizar procedimentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional), e garantir assim a limpeza completa da arcada dentária e a prevenção de complicações futuras.

Por fim, ao perceber algum sintoma de bruxismo, não hesite em contatar o seu dentista, pois ele poderá indicar o tratamento ideal, bem como o uso do aparelho de bruxismo, além de ser responsável pelo acompanhamento do tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário