Aparelho Ortodôntico

O aparelho de dente é basicamente um dispositivo usado ​​para corrigir dentes encavalados ou tortos, ou também mandíbula desalinhada, conhecida como má oclusão.

Os aparelhos são usados ​​com mais frequência durante a adolescência, mas cada vez mais adultos estão recebendo aparelhos corretivos mais tarde na vida.

Os aparelhos dentários são feitos de metal ou cerâmica, arames e material de ligação que os conecta aos dentes. O ortodontista é o médico especialista neste tipo de aparelho e tratamento para dentes desalinhados.

As taxas de sucesso dos aparelhos variam de acordo com sua idade no início do tratamento e quais são seus objetivos.

Tipos de aparelho de dente

O tipo de aparelho que o seu ortodontista recomenda depende de vários fatores, como a sua idade e se você tem sobre mordida além de dentes tortos. As peças do aparelho são feitas sob medida e individualizados para as necessidades de cada pessoa.

Os aparelhos clássicos que vêm à mente para a maioria das pessoas são feitos de peças metálicas colados individualmente em cada um de seus dentes. Um fio de aço em formato de arco exerce pressão sobre os dentes e a linha da mandíbula, e os anéis elásticos ou as famosas borrachinhas coloridas conectam o arco aos braquetes.

O arco é ajustado periodicamente à medida que os dentes se movem lentamente para o local desejado e as faixas elásticas são trocadas nas consultas do ortodontista.

Como o aparelho dentário move os dentes

Os aparelhos movem seus dentes, exercendo pressão constante sobre eles por longos períodos de tempo. O formato de sua mandíbula se adapta gradualmente para se ajustar a essa pressão.

Temos a tendência de pensar que nossos dentes estão conectados diretamente ao osso da mandíbula, o que torna difícil imaginar como eles podem ser movidos. Mas, por baixo da gengiva, há uma membrana cercada por seus ossos que enraíza os dentes na mandíbula. Essa membrana controla a posição dos dentes e responde à pressão exercida sobre os dentes por aparelhos.

Aparelho de dente dói?

Colocar aparelho dentário não dói durante a consulta e leva de uma a duas horas para ser instalado. Você pode sentir dor na primeira semana de uso do aparelho durante o ajuste. Cada vez que seu aparelho é ajustado pelo seu ortodontista, você também pode ficar dolorido por alguns dias.

A dor do aparelho é parecida com uma dor latejante. Se você sentir dor depois de colocar o aparelho dentário, pode tomar um analgésico, como o ibuprofeno para obter alívio.

Quão rápido o aparelho funciona?

A duração do tratamento varia para cada pessoa, mas normalmente as pessoas usam aparelho dentário por um a três anos . Seguindo cuidadosamente as instruções do seu ortodontista, você pode garantir que usará o aparelho pelo menor tempo possível.

Como o aparelho de dente funciona para adultos em comparação com crianças?

Você pode se surpreender ao saber que nunca é muito velho para usar aparelho dentários. Mas existem algumas vantagens específicas em iniciar o tratamento mais cedo.

Na adolescência, a linha da mandíbula e o tecido subjacente ainda se movem quando você termina de se tornar adulto. Nesta fase, a linha do maxilar pode ter mais flexibilidade e os dentes podem responder melhor ao movimento.

O tratamento pode não demorar tanto se seus dentes responderem mais rapidamente ao aparelho. Depois que seus dentes e mandíbula param de crescer, existem alguns ajustes que o aparelho não consegue realizar.

Em geral, os adultos passam pelo mesmo processo que as crianças quando usam aparelhos. Além da duração do tratamento, há outras coisas a se considerar quando você é um adulto que quer aparelho ortodôntico.

Se você está grávida ou pensando em engravidar, deve conversar com seu dentista sobre como os aparelhos podem afetar sua gravidez.

Manutenção de aparelhos

Depois de usar o aparelho, você também precisará evitar certos alimentos que podem ficar presos entre o aparelho e a linha gengival. Esses alimentos incluem:

  • Doce duro;
  • Pipoca;
  • Chiclete.

Quando você usa aparelho, seus dentes ficam mais inclinados a reter alimentos que podem causar cáries. Esteja atento à frequência com que você consome bebidas açucaradas e alimentos ricos em amido que podem corroer o esmalte dos dentes.

Enquanto você usa o aparelho ortodôntico, precisará visitar o ortodontista para fazer um ajuste a cada 4 semanas mais ou menos. Seu ortodontista irá verificar se você está mantendo sua saúde bucal e cuidando bem do aparelho. Ele também trocará as borrachinhas.

Limpeza dos dentes com aparelho

É importante ter muito cuidado com os cuidados bucais ao usar aparelho. A escovação após as refeições evitará que os alimentos se alojem entre o aparelho e os dentes. O fio dental especial do ortodontista tornará possível passar o fio dental ao redor do aparelho duas vezes por dia.

Você pode querer comprar um dispositivo especial chamada escova de dente interdental pode ser usada para limpar por baixo e ao redor de arcos e braquetes.

Enquanto estiver usando aparelho, você ainda deve marcar uma consulta com seu dentista para uma limpeza a cada seis meses a um ano.

Por fim, ter dentes alinhados e uma mandíbula devidamente alinhada pode afetar não apenas sua aparência, mas também sua saúde geral.

O aparelho funciona lentamente e os tratamentos variam para cada pessoa. Fale com seu dentista se estiver curioso sobre como obter aparelho dentários.

 

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

3 Comentários para “Aparelho de dente como funciona?

Deixe seu comentário