Aparelho Ortodôntico

O aparelho de dente é um tipo de tratamento ortodôntico que consiste no uso de aparelhos para a correção e alinhamento dos dentes, muito procurados por pessoas que buscam o sorriso ideal.

Ao se pensar em aparelho ortodôntico, o primeiro que nos vem à mente é aquele com braquetes e fio metálico, e borrachinhas coloridas.

Porém, além do convencional, existem vários outros tipos, cada qual com suas vantagens e desvantagens, além de possuírem diferentes funções. 

Saiba mais sobre cada um, suas diferenças e principais características:

Por que conhecer os tipos de aparelho de dente?

É importante conhecer os diferentes tipos de aparelhos de dente para saber quais são as opções disponíveis no mercado que podem atender sua necessidade.

Para saber qual aparelho se adequa ao seu caso, deve-se consultar um dentista, e baseado em alguns exames e queixas apresentadas ele recomendou.

Alguns casos podem oferecer mais de uma opção de aparelho para resolvê-lo. 

Quais são os tipos de aparelho de dente?

Os principais modelos e seus usos são:

  • Aparelho de dente convencional;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho estético;
  • Aparelho lingual;
  • Aparelho de dente transparente;
  • Expansor palatino;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho extrabucal.

Aparelho de dente convencional

O aparelho de dente convencional, também conhecido como aparelho metálico ou fixo, é aquele clássico que sempre vem à mente quando pensamos em aparelhos ortodônticos, com as famosas borrachinhas coloridas.

Esse modelo faz o uso delas para exercer pressão necessária sobre o fio e assim efetuar o alinhamento necessário.

Por fazer o uso destes elásticos, este aparelho dental exige manutenção mensal, para efetuar a troca deles. A troca, ao ser efetuada, pode gerar um certo incômodo ao paciente por causa da pressão exercida pelos elásticos novos.

Aparelho autoligado

Este aparelho de dente, assim como os citados acima, faz o uso de braquetes e fio metálico. Mas por conta dos avanços tecnológicos ligados à ortodontia, ele utiliza braquetes que não precisam de borrachinhas, pois eles mesmo conseguem exercer a pressão necessária.

Por não fazer o uso dos elásticos, ele acaba não exigindo tantas manutenções quanto os que utilizam.

Graças a isso, o aparelho autoligado acaba sendo uma opção mais atrativa aos que preferem passar menos tempo no consultório, além de proporcionar um tratamento mais rápido.

Aparelho estético

O aparelho de dente estético, tanto o autoligado quanto o convencional, possuem os mesmos usos de seus modelos “padrões”, mas substituem as partes metalicas por outras de materiais com cores que se assemelham aos dentes.

Devido a ser mais discreto, acaba sendo a opção mais procurada por adultos que buscam um sorriso mais bonito, mas desejam manter o processo de alinhamento menos chamativo.

Como este aparelho ortodôntico faz o uso de materiais diferentes dos convencionais, ele acaba sendo uma opção um pouco mais cara, porém concedendo um visual mais discreto.

Aparelho lingual

Apesar de seu nome, este aparelho é instalado nos dentes. Seu nome se dá por ser instalado na face interna dos dentes, do lado da língua. Por isso, ele proporciona a realização do tratamento de maneira que o paciente não demonstra que está fazendo o uso do aparelho.

Mas por ficar posicionado na face interna dos dentes, ele requer uma higienização um pouco mais complexa. 

Ele acaba sendo mais recomendado aos praticantes de esporte, já que estão mais sujeitos a impactos na região da face. Quanto aos outros modelos, podem acabar provocando feridas devido as peças na região externa dos dentes.

Aparelho de dente transparente

Também chamado de alinhador transparente, é o tipo mais moderno no mercado ortodôntico. Eles se assemelham a uma placa de clareamento, e são confeccionados a partir do molde digital da arcada dentária do paciente.

Através do molde digital é possível traçar o desenvolvimento da arcada dentária do paciente, podendo assim fazer as placas necessárias durante o tratamento.

Como todas as placas são feitas já no início do tratamento, sua troca, que é realizada a cada 14 dias, pode ser realizada em casa, o que acaba reduzindo as visitas ao consultório.

Além disso, por serem removíveis e poderem ser retirados durante as refeições, não dificultam a higienização bucal do usuário.

O alinhador transparente pode ser utilizado em casos mais simples de desalinhamento, e apesar de ser mais caro, ele é extremamente confortável e também é esteticamente agradável.

Expansor palatino

Esse aparelho de dente é utilizado em casos em que se precisa expandir o palato, ou “céu da boca”, e/ou também quando é necessário corrigir a mordida do paciente, como em casos de mordida cruzada.

A limpeza desse aparelho é relativamente simples, necessitando apenas de ser escovado algumas vezes ao dia, e caso necessário, pode-se fazer o uso de uma seringa com água para limpar os resíduos que restaram após a escovação.

Esse tipo de aparelho de dente é mais recomendado para crianças e adolescentes, já que a arcada dentária ainda está em processo de formação e pode ser moldada com maior facilidade.

Ele também pode ser usado em adultos, nos casos mais simples em que não é necessária intervenção cirúrgica.

Aparelho móvel

O aparelho de dente móvel, em sua maior parte, costumam ser os aparelhos de contenção, que são utilizados após a remoção dos aparelhos fixos.

Diferentemente dos aparelhos fixos, estes são utilizados apenas para conter as mudanças que já foram realizadas.

Por serem removíveis, não pedem nenhum cuidado específico durante a higienização bucal, pois são retirados durante a alimentação e podem ser limpos à parte.

Aparelho extrabucal

Esse aparelho dental, popularmente conhecido como “freio de burro” ou “freio de cavalo”, apesar de não ser esteticamente agradável, é, na maior parte das vezes, a melhor opção para se evitar futuras intervenções cirúrgicas ou extrações de dentes.

Assim como o expansor palatino, esse aparelho dental também é usualmente utilizado em crianças e adolescentes por ainda não possuírem a arcada dentária consolidada.

Por ser um aparelho removível, sua limpeza não apresenta muitos obstáculos, já que pode ser efetuada externamente.

como limpar aparelho de dente

Como limpar o aparelho de dente?

Para efetuar a limpeza das regiões onde a escova de dentes convencional não consegue alcançar, existem certos utensílios para auxiliar nesse processo, como por exemplo a escova de aparelho de dente e o passa fio.

Escova de dente para aparelho

A escolha da escova de dente certa pode auxiliar muito durante a higienização bucal. Existem alguns modelos diferentes de escova de dente para aparelho, sendo eles a escova ortodôntica, que possui um formato de “V” para fazer uma melhor limpeza na parte superior e inferior dos braquetes, e a escova interdental que serve para efetuar a limpeza do espaço entre o fio do aparelho e o dente.

Uso de fio dental

Como o uso de fio dental durante o uso de aparelho de dente pode ser um tanto quanto complicado dependendo do modelo utilizado, existe um acessório chamado passa fio ortodôntico, que se parece com uma agulha e que auxilia na inserção do fio dental no espaço entre o fio e os dentes.

Visitas regulares ao dentista

Mesmo mantendo uma ótima higienização dos dentes em casa, ainda é recomendado fazer consultas regulares com o dentista para que ele possa efetuar uma análise do progresso e identificar possíveis novos problemas.

Além de também poder realizar limpezas em consultórios (profilaxia), que proporcionam uma limpeza completa, removendo possíveis tártaros e placas, que só é possível tratar essas e outras complicações em consultório odontológico.

É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.

Por fim, graças às visitas, ele pode identificar a presença de algum problema relacionado à higiene ou ao tratamento, e indicar a melhor maneira de resolvê-lo.

O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais. Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário