Aparelho Ortodôntico

O aparelho de safira é uma alternativa estética aos aparelhos fixos convencionais e aos autoligados.

Ele foi feito com o intuito de garantir que pessoas que não gostam da aparência metálica do sorriso proporcionada pelo aparelho fixo convencional.

Confira mais a respeito dessa opção estética dos aparelhos metálicos:

O que é aparelho estético?

O aparelho estético é uma alternativa mais discreta do modelo metálico. Dessa maneira, ele é responsável por proporcionar ao paciente um tratamento menos chamativo.

O que significa que o aparelho estético garante que o paciente possa passar por todo tratamento odontológico sem a necessidade de passar por todo o processo com um sorriso metálico.

Sendo assim, ele acaba atraindo muito a atenção de adultos, pelo fato deles preferirem algo menos chamativo principalmente no ambiente de trabalho.

O aparelho estético pode ser encontrado em diferentes materiais que proporcionam características únicas a cada um deles.

Esses materiais são:

  • Porcelana;
  • Safira;
  • Resina.

Aparelho de safira o que é?

O aparelho estético é uma opção que oferece ao paciente a possibilidade de passar pelo tratamento odontológico de modo mais discreto.

Desse modo, uma das opções disponíveis do modelo estético do aparelho metálico é o aparelho de safira.

O aparelho de safira, assim como o convencional e o autoligado, possui a função de auxiliar no alinhamento dos dentes.

Portanto, ele é uma alternativa que proporciona um tratamento esteticamente mais agradável ao paciente.

Essa estética mais atrativa se deve ao fato dele substituir os braquetes metálicos por peças feitas de safira.

As peças de safira são translúcidas, o que faz com que elas se camuflem em meio aos dentes, garantindo uma aparência mais agradável e menos chamativa.

E para garantir que a estética não seja tão afetada, utiliza-se borrachinhas transparentes juntamente com o aparelho de safira.

Isso se faz necessário para que a borrachinha não crie um contraste com os dentes e se mantenha a discrição.

Qual o diferencial do aparelho estético?

A maior vantagem e diferencial do aparelho estético é a possibilidade de passar pelo tratamento ortodôntico evitando o tão famoso sorriso metálico.

Isso significa que ele garante que o paciente passe por todo tratamento chamando o mínimo de atenção possível para seu aparelho.

Essa discrição é muito bem vista por adultos que procuram corrigir os dentes sem muito impacto no visual.

Além disso, por conta de sua aparência translúcida, ele consegue se adaptar à cor dos dentes, independentemente de sua tonalidade.

Além disso, apesar de possuir uma estrutura transparente, o aparelho de safira é altamente resistente ao amarelamento, o que significa que ao utilizá-lo não é necessário se preocupar com o fato dele amarelar.

Qual a diferença entre o aparelho de porcelana e safira?

Ambos são versões estéticas do aparelho convencional e autoligado, ou seja, eles são utilizados para substituir as peças metálicas dos aparelhos fixos.

O maior diferencial entre os dois se baseia no material de construção, sendo que um é confeccionado de porcelana e o outro de safira.

Sendo assim, eles apresentam diferenças em suas colorações sendo que um possui o de porcelana tonalidade mais esbranquiçada enquanto o aparelho de safira é transparente.

Portanto, isso faz com que a maneira pela qual eles proporcionam discrição são diferentes, visto que o de porcelana se assemelha a cor dos dentes enquanto o de safira assume a cor dos dentes.

Além disso, a tonalidade da borrachinha costuma ser diferente, tendo em vista a cor dos braquetes. Desse modo, o de porcelana geralmente opta por borrachinhas brancas enquanto o de safira por borrachinhas transparentes.

Quais as desvantagens?

A maior desvantagem do aparelho de safira é o seu custo, visto que ele possui um valor mais elevado que o convencional.

Além disso, há outra desvantagem por parte das borrachinhas utilizadas, visto que apesar de os braquetes e as peças do aparelho não amarelarem, as borrachinhas ainda sofrem com esse problema.

Portanto, é recomendado tomar cuidado com alimentos e bebidas muito muito pigmentadas para evitar manchar as borrachinhas e elas poderem continuar sendo esteticamente agradáveis.

Cuidados com aparelho de safira

Para manter o aparelho em ótimo estado, evitar quebras e o aparecimento de outros problemas como o tártaro alguns cuidados devem  ser tomados, como:

  • Mantenha a higiene bucal em dia

O paciente deve lembrar-se que agora existem braquetes e o fio ortodôntico em sua boca, portanto deve-se dar uma atenção especial durante a escovação e o uso do fio dental, para eles para evitar o surgimento do tártaro.

Isso pode ser feito utilizando apetrechos como a escova interdental e o passa-fio;

  • Evite alimentos duros e pegajosos

Esse tipo de alimento deve ser evitado pois eles podem acabar danificando os braquetes e o fio ortodôntico.

Dessa maneira, é bom evitá-los para que o aparelho possa se manter intacto;

  • Evite os hábitos parafuncionais

Os hábitos parafuncionais consistem em roer unhas, mastigar tampinhas e afins. Essas manias podem acabar danificando as peças do aparelho e por isso devem ser evitadas.

  • Faça a manutenção periódica

A manutenção periódica é necessária para o avanço do tratamento, visto que é por meio delas que o dentista é capaz de realizar os ajustes no aparelho que são responsáveis pela movimentação ortodôntica.

aparelho de safira valor

Aparelho de safira valor

Não é possível estipular um valor fixo para o aparelho de safira visto que seu valor por variar levando vários fatores em consideração, como por exemplo a região, a clínica, o profissional e o fato do paciente possuir ou não um plano odontológico.

Sendo assim, o preço médio do aparelho de safira costuma girar em torno dos R$ 2.000 (dois mil reais), podendo variar para mais ou menos.

Enquanto sua manutenção costuma ter o preço médio de R$ 200 (duzentos reais), podendo variar para mais ou menos.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa realizar as manutenções periódicas no aparelho de safira.

Desse modo, ele ainda pode garantir a correção caso seja necessário realizar alguma manutenção em alguma peça ou algum braquete solte.

Por meio delas, o dentista também consegue garantir que o tratamento de problemas como a cárie e o tártaro sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário