Aparelho Ortodôntico

A evolução da odontologia trouxe consigo novas opções de tratamentos odontológicos que oferecem diferentes possibilidades de tratamentos para os mais diversos problemas bucais.

Um desses novos tratamentos que foi implantado é o aparelho de dente móvel. Ele possui vários modelos que podem ser usados para diversas finalidades.

Confira mais a respeito de seus possíveis usos e modelos:

aparelho dental movel

O que é aparelho dental móvel?

Geralmente, os tratamentos odontológicos estão associados ao uso de aparelhos fixos, por serem mais comuns e mais famosos. E em grande partes das vezes, o aparelho móvel acaba sendo ligado apenas a contenção.

Porém, devemos lembrar que o aparelho dentário móvel não é apenas a contenção, existem vários tipos de aparelhos móveis que são utilizados para realizar várias outras funções, desde o alinhamento dos dentes até a correção de problemas de desenvolvimento ósseo do rosto.

Tipos de aparelho dentário móvel

Assim como foi dito anteriormente, existem vários tipos de aparelho dentário móvel, porém cada um deles foi feito para desempenhar uma determinada função.

Logo, abaixo estão listados diferentes tipos de aparelhos móveis e suas funções:

Aparelho móvel Invisalign

Também chamado de alinhadores invisíveis, este aparelho dentário móvel é utilizado para realizar pequenos alinhamentos dentários como uma alternativa ao aparelho fixo convencional.

O Invisalign é um conjunto de placas de acetato transparentes moldadas para cada paciente, de modo que o paciente já adquira todas as placas que serão utilizadas para o tratamento logo em seu início.

A troca entre uma placa e outra é feita pelo próprio paciente, porém ela deve ser feita somente sob supervisão do dentista responsável pelo tratamento.

Porém, apesar de a troca poder ser feita em casa, ainda são necessárias algumas visitas ao dentista para que ele possa avaliar o andamento do tratamento, essas visitas normalmente tem um intervalo de 6 a 8 semanas.

Devido a sua transparência, os alinhadores invisíveis são vistos como um tipo de tratamento estético, visto que são quase imperceptíveis quando estão sendo utilizados.

Placa de bruxismo

Também conhecida como placa miorrelaxante ou de mordida, esse aparelho dental móvel é feito de maneira que ele se encaixe na superfície entre os dentes inferiores e superiores.

Normalmente é utilizada no tratamento do distúrbio do bruxismo, que é uma condição caracterizada pelo ranger e/ou apertar de dentes.

A placa de bruxismo é um aparelho que fica posicionado entre os dentes superiores e inferiores, e cada placa é feita exclusivamente para o paciente, de modo que ela se encaixe da forma correta sem folgas.

Sendo assim, ela consegue impedir o contato entre os dentes de maneira que evite o desgaste causado pelo ranger de dentes e alivie a pressão na ATM causada pelo apertar.

O material utilizado para sua confecção normalmente é o acrílico ou silicone, e a decisão do uso deles varia de acordo com a gravidade do distúrbio.

O uso da placa deve ser feito diariamente, e o período em que ela será utilizada fica a critério do dentista, mas normalmente é mais comum que seja usada durante o sono, pois é o período em que esse distúrbio costuma ser mais intenso.

É importante lembrar que em alguns casos, o uso da placa pode acabar não resolvendo o problema, pois o bruxismo também pode ocorrer devido a alguma condição psicológica ou uso de medicamentos.

Contenção móvel

Esse é um modelo especial de aparelho dentário móvel, visto que ele é utilizado como forma complementar ao tratamento com o aparelho convencional.

A contenção móvel possui os modelos estéticos e o tradicional. O modelo tradicional é composto por uma placa de acrílico que fica posicionada no palato e um fio ortodôntico metálico que passa na frente dos dentes.

Já a contenção estética possui dois modelos diferentes, sendo que um é similar a clássica, porém no lugar do fio metálico ela utiliza acrílico transparente e desse modo consegue proporcionar uma aparência mais agradável ao sorriso do paciente.

Seu outro modelo estético é similar a placa alinhadora, pois ela possui o formato que permite que ela envolva os dentes e fique presa por meio do vácuo gerado ao colocá-la.

Além da vantagem estética proporcionada pela contenção do tipo placa a vácuo, ela também é uma opção mais vantajosa para pessoas que não se adaptam bem à placa de acrílico do palato das outras opções.

Assim como dito anteriormente, esse aparelho móvel dental é utilizado de maneira complementar ao tratamento com o aparelho convencional. Seu uso é fundamental para se manter os resultados, visto que após a retirada do aparelho fixo, a tendência natural dos dentes é voltar ao seu lugar natural.

Desse modo, a função da contenção é manter os dentes em sua devida posição, ou seja, evitar que eles retornem à posição original. Dessa maneira, ela é capaz de garantir o resultado do tratamento odontológico.

Aparelho de dente móvel: expansor palatino

Esse aparelho dentário móvel é um modelo que seu uso não envolve diretamente o alinhamento dos dentes, desse modo, ele possui uma função única.

Existem os modelos fixos e móveis desse aparelho, sendo que normalmente o fixo é utilizado em crianças e adolescentes visto que durante essa fase o aparelho móvel pode não ser utilizado corretamente.

Assim como seu nome indica, seu objetivo é expandir o palato, também chamado de céu da boca. Normalmente é utilizado devido ao fato da expansão do palato garantir mais espaço na arcada para o nascimento dos novos dentes.

Desse modo, o expansor palatino consegue garantir que os novos dentes não provoquem o desalinhamento dos antigos, além de resolver problemas na fala, mastigação e respiração associados à falta de espaço do palato.

Geralmente costuma ser utilizado durante a infância, devido ao fato de ser a fase em que os ossos ainda estão em desenvolvimento, o que facilita a correção do desenvolvimento ósseo do palato.

Ele pode ou não ter partes de acrílico posicionadas no palato, porém o que todos seus modelos têm em comum é o fato de terem múltiplos dentes de suporte, o fato de ficarem posicionados no céu da boca.

Além disso, esse aparelho dentário móvel é reconhecido por ter uma espécie de parafuso que pode ser apertado com uma espécie de chavinha para expandi-lo, e assim garantir que sua função seja cumprida.

Aparelho móvel ortodôntico externo

Popularmente conhecido como freio de burro, esse aparelho é caracterizado por possuir peças que ficam na parte externa da boca, o que é o motivo do seu nome.

Esse aparelho possui diferentes modelos, que são o AEB, a mentoneira e a máscara facial, e cada um deles exerce uma função diferente, além de possuírem peças diferentes.

Suas peças externas muitas vezes acabam fazendo com que seu uso seja visto de forma negativa, porém apesar de sua aparência, ele exerce muito bem sua função de interferir no desenvolvimento da mandíbula, seja para estimulá-lo ou restringi-lo.

Geralmente esse tipo de aparelho dentário móvel é utilizado durante a infância, visto que essa é a fase em que os ossos estão em desenvolvimento e há a possibilidade de influenciar o desenvolvimento ósseo.

Desse modo, ele é a melhor alternativa para a cirurgia ortognática nos casos de crescimento irregular da mandíbula.

Como higienizar o aparelho dentário móvel?

Para manter o aparelho móvel limpo existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a assepsia dele. Abaixo estão algumas dicas e cuidados para se ter com o aparelho:

  • Realizar a escovação do aparelho todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias;
  • Remover o aparelho para se alimentar e colocá-lo novamente apenas após realizar a higienização da boca;
  • Guardar o aparelho em seu devido recipiente quando não estiver utilizando-o;
  • Não utilizar água quente no aparelho, pois isso pode danificar seu formato;
  • Não utilizar produtos como álcool ou similares para limpar o aparelho;
  • Tomar cuidado durante a escovação para não danificar o aparelho devido a força exercida;
  • Caso queira uma limpeza mais completa, pode-se deixá-lo imerso em enxaguante bucal durante alguns minutos para eliminar possíveis germes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao consultório odontológico devem se manter regulares para que o tratamento tenha um resultado final satisfatório.

É somente pelas visitas regulares ao dentista que além das manutenções, procedimentos periódicos como a profilaxia (limpeza profissional) são realizados, mantendo a zona bucal livre de problemas bucais e o desenrolar do processo.

Também o dentista saberá te orientar na adesão dos bons hábitos necessários. Em caso de danos no aparelho, não hesite em contatar o seu ortodontista.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário