Aparelho Ortodôntico

O aparelho expansor é um dos principais tipos de aparelho ortodôntico do mercado, sendo indicado para alguns casos específicos.

Veja aqui o que é o aparelho expansor, suas indicações e quais são suas vantagens:

O que é aparelho expansor?

O aparelho expansor é a abordagem dentro do tratamento ortodôntico indicada para casos que envolvam o estreitamento do palato. 

Esse tipo de aparelho ortodôntico pode ter seu modelo móvel ou fixo, que podem possuir ou não uma placa em acrílico. Ambos os modelos possuem um parafuso, este que quando aberto, é responsável pelo alargamento do palato.

Também chamado de “aparelho do céu da boca”, quando fixo pode receber também o nome de Hyrax, o aparelho é encaixado aos dentes laterais, que o fazem ficar estável na boca até mesmo quando removível.

O uso do aparelho expansor também como objetivo a prevenção de problemas de oclusão como os dentes apinhados e mordida cruzada, que podem ocorrer devido ao céu da boca estreito. 

Além do comprometimento estético, esse problema também está por trás de prejuízos as funções da boca, tal como fala, mastigação e deglutição.

O que é aparelho expansor

Para que serve o aparelho expansor?

O aparelho expansor atuará aumentando o perímetro da maxila, solucionando e prevenindo problemas resultantes da falta de espaço na arcada dentária.

Dessa forma, os benefícios do aparelho são percebidos pelo redimensionamento do arco dentário, que pelo aumento do céu da boca passa a ter um maior espaço para acomodar os dentes, posicionando corretamente dentes apinhados e tortos.

É por meio da avaliação do dentista e da documentação ortodôntica que se é possível determinar se há a necessidade do uso do aparelho expansor, tal como a quantidade indicada de espaço a ser aberto.

O resultado da expansão pelo uso do aparelho tende a ser mais rápida quando a correção é feita em crianças. Já em adultos o processo tende a ser mais lento, contudo, ainda assim é capaz de trazer resultados satisfatórios. Além disso, em adultos, casos severos podem requerer processos cirúrgicos.

Contudo, além de mais rápido, o tratamento tende a ser mais eficaz em crianças e jovens, uma vez que a dentição ainda está em desenvolvimento.

O aparelho expansor pode ser indicado diante de problemas como disfunções no céu da boca, casos de mordida cruzada, principalmente posterior (quando os dentes superiores e posteriores se encontram fechados por dentro dos inferiores), de dentes apinhados e bruxismo.

Quais são as principais vantagens do uso do aparelho expansor?

O uso do aparelho expansor em meio ao processo de correção ortodôntica é essencial para que haja resultados satisfatórios ao final do tratamento. 

vantagens do uso do aparelho expansor

Veja quais são as principais vantagens que ele é capaz de proporcionar:

Melhora na fala

Durante o início do uso do aparelho expansor, é normal que se perceba dificuldades na fala, contudo, é perceptível a melhora que o aparelho é capaz de trazer a fonética e a fala. Isso graças ao alinhamento da arcada, ao posicionamento correto dos dentes e do tamanho adequado do céu da boca.

O desalinhamento dentário afeta diretamente na fala, já que é capaz de interferir no posicionamento da língua, incentivando a respiração bucal.

Melhora na mastigação

A melhora na mastigação também é possível após a correção de problemas de má oclusão dentária pelo aparelho. Dessa forma, há o desaparecimento das dores e do incômodo relacionado aos efeitos do problema.

A dificuldade durante a mastigação é um dos principais sintomas de problemas como a mordida cruzada e de dentes tortos, que além do desconforto no processo, dificultam a deglutição pela falta de precisão na trituração dos alimentos.

Prevenção a necessidade de extrações

O uso do aparelho expansor também é muito importante para que haja a prevenção de procedimentos invasivos no futuro, tal como o de extração. 

Essa geralmente é indicação para que seja possível outro tipo de abordagem ortodôntica e pelo aparelho expansor ela pode se tornar dispensável.

O procedimento é indicado em casos em que a arcada não seja capaz de acomodar todos os dentes. Dessa forma, o expansor possibilitará um maior espaço a dentição e que haja o devido reposicionamento das estruturas dentais.

Tratamento mais rápido

Tendo em vista que não há a necessidade de se realizar o procedimento de extração dentária, o tempo do tratamento ortodôntico é reduzido consideravelmente. Isso levando em conta não só a realização do procedimento, mas também o período de recuperação.

O período com aparelho expansor tende a diminuir em até 50% o tempo necessário para a correção ortodôntica definitiva, que também se deve a movimentação facilitada dos componentes da arcada dentária.

O uso do aparelho expansor como aparelho auxiliar reduz em até 50% o tempo de tratamento ortodôntico. Isso acontece porque, com o espaço liberado pela abertura da arcada dentária, os dentes podem se mover mais facilmente até alcançar o resultado desejado.

Além disso, a redução de tempo também acontece porque o paciente não precisará passar pelo período de recuperação das cirurgias.

Melhora da autoestima

Por fim, se é percebida uma melhora não só funcional, mas também estética do sorriso, que passa a ter dentes mais alinhados. Dessa forma, o paciente é beneficiado com uma melhor qualidade de vida, com a melhora da autoestima e pelo ganho de confiança.

Como cuidar do aparelho expansor

Como cuidar do aparelho expansor?

Assim como os demais modelos de aparelho, o aparelho expansor também requer alguns cuidados para que não retenha resíduos e colabore para a proliferação de bactérias.

A escovação do aparelho deve ser feita por uma escova macia e por movimentos vibratórios para que entre em contato em todos os espaçamentos do acessório. Não deve-se esquecer de escovar as bandas de fixação do aparelho e dos parafusos centrais.

A higiene bucal deve ser feita de forma completa tanto no modelo fixo quanto no modelo removível, contando com a passagem de fio dental e com o bochecho com um enxaguante bucal quando indicado pelo dentista. O dentista pode fazer indicações mais específicas quanto a higienização, como efetuar jatos de água com seringas para a remoção de resíduos.

Além da higiene bucal, a alimentação também contém algumas restrições, tal como evitar alimentos duros e crocantes, já que tendem a ficar retidos no aparelho. Alimentos muito condimentados e açucarados também podem ser evitados, uma vez que favorecem a formação de placa bacteriana.

O aparelho expansor é ativado pelo ortodontista, devendo o paciente manter suas visitas regulares para colher os benefícios.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos.

Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.

O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses, podendo serem em menores intervalos de tempo em casos especiais, como o uso do aparelho expansor.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário