Aparelho Ortodôntico

Aparelho fixo é uma das diversas opções que existem para corrigir problemas bucais, além de garantir que o paciente se sinta confortável com sua estética bucal.

A partir disso, diversas pessoas procuram por esse tipo de tratamento para garantir um sorriso mais bonito, além de também ter problemas bucais corrigidos.

Portanto, se você tem algum tipo de dúvida a respeito do aparelho fixo, confira aqui neste post um guia completo sobre esse tratamento. Tenha uma boa leitura!

Aparelho fixo, o que é?

De modo geral, é possível dizer que é um produto que tem por objetivo realinhar os dentes e em casos específicos, a mordida do paciente. Esse realinhamento pode ser feito por razão estética, bem como por motivos ligados a saúde, por exemplo, quando há dentes tortos.

Com isso, o aparelho fixo é a recomendação mais comum entre as pessoas que vão precisar de cuidados ortodônticos.

O aparelho fixo possui em sua estrutura fios e braquetes que tem como função, puxar os dentes, e faz com eles fiquem alinhados na posição correta de forma gradual.

Por causa do fato de que o paciente não consegue remover o aparelho fixo sozinho, o tratamento mostra eficácia, porque não há chances de que o tratamento seja prejudicado pelo paciente.

Como funciona o aparelho fixo?

Um medo quem faz uso do aparelho fixo, é de que terá que usá-lo por um período grande de tempo. No entanto, não é sempre assim, afinal, por meio de cálculos específicos o dentista irá aplicar a pressão que fazer os movimentos com a devida pressão.

Passado o tempo de uso do aparelho, é possível que seja preciso usar um outro tipo de aparelho, que é de contenção, que tem o objetivo de garantir que os dentes voltem ao estado anterior.

No mais, para que o aparelho fixo tenha seu efeito, é preciso ter um planejamento, onde é estudado o tipo de aparelho, bem como demais exames para garantir a saúde bucal.

aparelho fixo tipos
Moça apontando para aparelho fixo, no entanto, há outros modelos e opções, como os abaixo.

Tipos de aparelho fixo

É importante consultar um especialista porque apenas ele irá indicar o aparelho fixo ideal para cada tipo de caso. Posto isso, confira aqui os principais tipos de aparelhos fixos:

Aparelho fixo estético

Este tipo de aparelho é feito com três tipos de materiais diferentes, que são eles: porcelana, policarbonato e safira.

Além disso, seus braquetes são transparentes, o que faz com que o paciente tenha uma aparência mais natural, quase que imperceptível.

Porcelana

Para quem precisa usar o aparelho fixo e o quer mais discreto, esse modelo é o ideal, isso porque ele fica como a coloração do dente.

Nele, os braquetes são menores em quando comparados aos de policarbonato, além de ter mais resistência e também é necessário usar as borrachinhas.

Portanto, a vantagem de usar o aparelho de porcelana é que ele não apresenta alteração de cor durante o tratamento.  lado bom de usar o aparelho de porcelana é que ele não apresenta alteração de cor ao longo do tratamento.

Policarbonato

Já este tipo de aparelho fixo é utilizado a resina plástica, que assim como o de porcelana, apresenta mais discrição ao sorriso.

No entanto, seu tamanho é maior, de modo que ele é menos resistente que os demais desse tipo, além de que também é possível que ela fira a boca, como acontece no de metal, e por esse motivo, faz o uso das borrachinhas, para proteger os dentes.

Safira

Por fim, esse é o tipo de aparelho mais discreto dos 03, principalmente no que diz respeito a discrição. Mas também é mais caro por causa do seu material, em relação aos demais tipos.

Aparelho fixo metálico

É o aparelho mais conhecido, já que também é o mais utilizado. Conhecido por seus braquetes, junto de fios e bandas, de maneira que as borrachas que servem de proteção para a boca podem ser trocas.

Diante disso, o aparelho fixo metálico é o que apresenta melhores resultados para casos de desalinhamento ou perda dos dentes, porém ele também causa incômodo e pode provocar feridas.

Aparelho lingual

Dos já citados, é o que tem a melhor questão estética, por causa dele ser usado na parte interna dos dentes, ou seja, não é possível perceber que está com ele.

Nesse modelo, são usados fios e os braquetes de metal, como nos demais, além das borrachinhas.

Ele também é indicado para esportistas, já que reduz o risco de lesão provocada por qualquer tipo de impacto na boca.

Aparelho autoligado

Por último, mas não menos importante, esse tipo de aparelho é para quem quer um tratamento mais rápido e eficaz, se for o seu caso, é o mais recomendado.

Materiais como metal, porcelana e safira podem ser utilizados neste tipo de aparelho. Além disso, ele é mais discreto do que o aparelho fixo metálico, pois os braquetes dele são menores e conectados diretamente ao fio, de maneira que não é preciso usar as borrachinhas.

Perguntas frequentes sobre aparelho fixo

Se tratando desse tipo de aparelho, é comum que muitas dúvidas surjam, por isso, abaixo estão a lista com as principais perguntas a respeito desse tratamento, vamos a elas!

Quais cuidados devo ter com o aparelho fixo?

Primeiramente, manter a higiene bucal em dia, ou seja, utilizar os produtos que são indicados pelo dentista. Isso porque, quem faz uso do aparelho fixo, esse possui uma série de produtos específicos higienizar o aparelho.

Entre eles, pode-se destacar: a escova ortodôntica, a escova interdental e o passa-fio. Outra informação importante é a alimentação, que também sofre mudanças, por exemplo, alimentos duros ou pegajosos é aconselhado que evite para não danificar o aparelho.

Qual a idade mínima para usar?

Apesar de não haver indicações, é aconselhado que quanto mais cedo comece o tratamento, mais rápido a correção ortodôntica acontecerá.

Porém, não existe um limite de idade para o paciente fazer uma correção ortodôntica, desde que sua saúde bucal esteja em dia, caso contrário, outros tratamentos precisam ser feitos para garantir eficácia quando for fazer o uso do aparelho fixo.

Por isso, sempre faça uma avaliação com um profissional para verificar como está sua saúde bucal e com isso, dar a ela o devido atendimento.

Aparelho fixo escurece ou amarela os dentes?

Mudanças na coloração dos dentes, normalmente está relacionada com hábitos como o cigarro ou uso de alimentos/bebidas muito pigmentados, por exemplo, café, vinho e similares, junto de má higiene bucal.

Mas essas não são as únicas responsáveis pelas alterações, há possibilidade também de ser fruto de algum tipo de traumatismo dentário por causa do uso de medicamentos.

Aparelho fixo causa sensibilidade?

É comum haja sensibilidade nos dentes durante o processo. Entretanto, o grau desse problema tem diferentes níveis sendo uma característica particular de cada pessoa, por isso, é aconselhado que se haver desconforto ao mastigar, além das 72 horas deve recorrer ao dentista.

Por quanto tempo devo usa-lo?

Pelo fato de diferentes fatores influenciar no tratamento ortodôntico, ele varia de caso para caso, dessa forma, só pode ser estimado por ortodontista – especialista em ortodontia, após uma avaliação minuciosa.

aparelho fixo principais benefícios
Jovem moça de aparelho fixo sorrindo. Usar esse tipo de aparelho ajuda na autoestima e na correção dos dentes.

Aparelho fixo principais benefícios

O benefício principal de um tratamento ortodôntico é que traga mais saúde para a boca do paciente, bem como outras áreas.

Por isso, conheça nosso planos odontológicos como o Dental Gold e o Dental Gold Orto.

Caso tenha interesse em outro tipo de plano consulte nossos planos odontológicos DentalVidas e garanta qualidade e saúde para você e sua família.

Agora, se gostou do texto, tem alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe abaixo nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário