Aparelho Ortodôntico

O aparelho invisível é uma das mais recentes tecnologias aliadas ao tratamento ortodôntico e é capaz de trazer uma série de benefícios à saúde bucal.

Conheça aqui tudo o que você precisa saber sobre o aparelho invisível, quais são suas indicações, benefícios e quanto custa:

O que é aparelho invisível?

O aparelho invisível atualmente é uma das sensações do ramo da odontologia. Sendo um dos modelos mais recentes de aparelho ortodôntico, ele vem para sanar algumas das principais queixas em relação aos demais tipos de tratamento, proporcionando destaques quanto ao conforto e a estética.

O aparelho ortodôntico invisível se trata de uma moldeira transparente feita de plástico e que utiliza de uma técnica odontológica chamada Invisalign® e que se adapta perfeitamente à arcada dentária.

Por ser incolor, esse aparelho é um destaque entre os pacientes adultos e que não se sentem à vontade para utilizar o aparelho dentário metálico

Quando o aparelho invisível é indicado?

A indicação do aparelho invisível só será feita após o diagnóstico e a avaliação minuciosa da arcada dentária pelo dentista. Dependendo do grau e do tipo de problema relatado que se é possível identificar qual o melhor tratamento para ele.

Quando o aparelho invisível é indicado

Entre as principais indicações para o uso do aparelho invisível estão:

  • Mordida profunda ou sobremordida;
  • Mordida aberta;
  • Mordida Cruzada;
  • Diastema;
  • Apinhamento dentário;
  • Desequilíbrio dos ossos da face.

Dessa forma, o invisalign pode proporcionar um tratamento ortodôntico mais estético para o tratamento de problemas quanto o posicionamento e alinhamento da arcada dentária, além de atuar no crescimento e desenvolvimento do osso maxilar.

Vale ressaltar que comumente esse tipo de alinhador é indicado para jovens e adultos, já que por ser removível, crianças e adolescentes tendem a perder a moldeira com facilidade, comprometendo o tempo e os resultados do tratamento. 

No início, o uso do aparelho invisível se limitava a casos mais simples, mas com o tempo a tecnologia que o envolve foi aprimorando e hoje em dia o tratamento pode ser indicado para a grande maioria dos problemas ortodônticos. Assim como o modelo de aparelho convencional, o alinhador invisível também é tão eficiente quanto é capaz de trazer resultados satisfatórios ao paciente.

Como funciona o tratamento com aparelho invisível?

Antes de tudo, o diagnóstico do problema contará com a avaliação de uma série de exames, como o hemograma, de fotografias intra e extraorais e o acompanhamento clínico.

Logo após o diagnóstico por exames clínicos e de imagem, feita a indicação do tratamento, o dentista irá encaminhar o paciente para a realização do molde para a confecção do kit de moldeiras.

A confecção da moldeira pode ser feita no próprio consultório ou em um laboratório odontológico.

Finalizada a produção dos alinhadores, o paciente irá ao consultório odontológico para fazer o teste de encaixe e para que o dentista seja capaz de dar as devidas orientações quanto ao uso e troca, considerando os cuidados quanto à higienização e alimentação.

A medida que o tempo do tratamento for passando, o dentista irá mediar o apertamento da moldeira, que busca levar a dentição à posição correta. 

Comumente, cada fase do tamanho da moldeira dura 2 semanas. As visitas ao dentista para a avaliação do processo podem ser feitas de 1 mês e meio a cada 2 meses. Completado o tempo, a troca da moldeira pode ser feita tanto em casa quanto em consultório, sendo feita dentro do planejamento.

A moldeira deve ser removida sempre ao se alimentar e na hora de realizar a higiene bucal adequada. O uso deve ser diário, incluindo o período de sono.

É importante que seja feito um planejamento ortodôntico preciso e detalhado previamente ao início do tratamento, já que isso também determina um processo tranquilo e sem complicações. 

Vale ressaltar que a tecnologia software utilizada no tratamento do aparelho invisalign permite que o paciente visualize previamente como o seu sorriso ficará quando finalizado.

Quanto custa o aparelho invisível?

Os valores do aparelho invisível são bem variáveis e podem alterar quanto a gravidade do procedimento, localidade e quanto a clínica e dentista escolhidos.

A média de custo desse modelo costuma ser superior aos demais, isso graças às suas vantagens de destaque. A faixa de preço fica entre R$6.000 (seis mil reais) e R$12.000 reais.

Quais são os principais benefícios do aparelho invisível?

Os alinhadores invisíveis podem oferecer uma série de vantagens em relação aos modelos metálicos de aparelho ortodôntico.

Veja aqui quais são os principais benefícios que o aparelho invisível pode proporcionar a sua correção ortodôntica:

Estética 

A estética é uma das principais vantagens do aparelho invisível em relação ao modelo convencional. 

Por ser transparente e quase imperceptível na boca, o aparelho traz uma maior discrepância ao tratamento.

É justamente por ser um modelo mais discreto que o aparelho invisível atrai o público jovem e adulto, seja por motivos de autoestima ou profissionais. Pessoas que trabalham com a imagem ou em escritórios em modelos mais rígidos tendem a optar por esse modelo.

Conforto

Uma das principais queixas dos usuários do aparelho fixo metálico, além da estética, é o conforto. 

A estrutura com braquetes, fio metálico e borrachinhas acaba por machucar a mucosa bucal. A falta dessas peças e de seus volumes e pontas faz com que a correção ortodôntica seja ainda mais prazerosa.

Higiene bucal facilitada 

Uma vez que o modelo é removível a higiene bucal se torna simplificada, algo que não era possível no modelo metálico.

Contudo, é importante se ter em vista que mesmo com essa regalia, a higienização ainda deve ocorrer de forma completa e adequada. 

Praticidade

Também pelo fato de ser removível, o aparelho invisível é capaz de proporcionar uma experiência mais simples e prática. 

O material utilizado na confecção do produto é resistente a impacto e tende a ter boa durabilidade. Contudo, ainda é importante ter cuidado durante o manuseio e sempre guardar a moldeira na caixa específica garantida no consultório odontológico.

Resultado mais rápido

Outro destaque do aparelho invisível é a rapidez de garantia do resultado. A rapidez de tratamento se deve à pressão sobre os dentes disfuncionais e ao acompanhamento odontológico necessário. 

Em alguns casos específicos, o tratamento pelo alinhador invisível garante resultados ainda mais rápidos do que o pelo metálico.

Normalmente, o tratamento com o aparelho invisível já possui um resultado satisfatório após 6 meses. 

Previsão de resultado

A previsão do resultado do tratamento pelo uso de software é um ponto positivo. Desde o início do processo corretivo se consegue ter uma noção dos benefícios que poderão ser alcançados até o final da correção.

A precisão do planejamento precoce também é graças ao auxílio do software que atua fazendo a manipulação de imagens. A previsibilidade garantida pelo tratamento também é capaz de mostrar como deverá ser feita a confecção da moldeira para que o objetivo seja alcançado.

Quais são as desvantagens

Quais são as desvantagens?

Assim como qualquer procedimento odontológico, o aparelho invisível também pode ter as suas desvantagens. É importante que elas sejam consideradas já logo no início.

As desvantagens estão associadas às suas contra indicações, como alterações na mordida ou diante da necessidade de ampliação da arcada dentária.

Nesses casos, o dentista pode encaminhar o paciente a outro tipo de tratamento, como pelo aparelho expansor. O aparelho invisível ainda pode ser usado ao final da correção como aparelho de contenção.

É importante também que seja destacado o compromisso e a disciplina que o paciente deve ter diante de todo o processo, evitando complicações e desapontamentos futuros. Dessa forma, é importante que o paciente siga à risca as orientações do odontologista.

Quais os cuidados necessários durante o tratamento?

Em meio ao tratamento é importante que o paciente leve alguns cuidados em consideração e que são essenciais para o seu sucesso.

Entre as principais cuidados estão:

  • Higiene adequada da zona bucal – contando com uma escovação precisa, com a passagem do fio dental e o uso do enxaguante bucal se necessário (de 2 a 3 vezes ao dia);
  • Higienização adequada do aparelho – feita com água morna, creme dental não abrasivo e uma escova macia ao menos 1 vez ao dia;
  • Cuidado com o manuseio – sempre guardá-lo na caixinha e evitar colocá-lo no bolso e entre guardanapos;
  • Boa alimentação – evitando alimentos grudentos e bem condimentados (já que tendem a manchar os dentes e o aparelho);
  • Visitas regulares ao dentista.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que problemas ortodônticos sejam diagnosticados e tratados o quanto antes.

É pela periodicidade ao consultório odontológico que se pode ter acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional) e se manter a saúde bucal em dia.

Além disso, é mantendo as visitas regulares que o dentista consegue avaliar a saúde bucal do paciente e orientá-lo sobre a adesão de bons hábitos.

O indicado é que as visitas sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário