Aparelho Ortodôntico

Aparelho no céu da boca você sabe qual sua função? Usado nos casos em que o paciente precisa corrigir o palato, o expansor palatino conhecido como aparelho do “céu da boca” age a fim de corrigir o estreitamento do palato que ocorre em algumas pessoas.

Podendo causar alguns problemas como: a mordida cruzada e o apinhamento dentário. Veja como é o funcionamento do aparelho no céu da boca e os cuidados que se deve ter com ele.

Como é o aparelho no céu da boca?

Se tratando de um dos modelos do aparelho ortodôntico, o expansor palatino fica preso aos dentes laterais e em alguns casos possui uma placa acrílica, ele é utilizado somente na parte superior da boca, por isso o nome de aparelho do céu da boca. Ele possui um parafuso no centro que ajuda no alargamento do palato, agindo como uma chave.

Com três versões mais populares, o Hyrax, Haas e o McNamara. Ele é indicado após uma consulta ao dentista, que indica a melhor opção para o paciente de acordo com seu caso específico.

Tipos de Aparelhos no céu da boca

Vamos neste tópico explicar um pouco sobre os três modelos de aparelhos e falar um pouco sobre como eles funcionam para cada caso. Veremos também algumas recomendações quanto ao uso desse modelo:

Hyrax

Esse é o modelo mais básico entre os três. Ele possui um eixo no centro do céu da boca e quatro suportes que ficam presos ao dente por um anel. Ele exerce uma força sobre os dentes, empurrando-os a fim de expandir o céu da boca.

Esse modelo é mais indicado em crianças que ainda não atingiram a puberdade e possuem a dentição mista. Por permitir uma expansão do palato mais rapidamente já que por causa da pouca idade o palato ainda não está calcificado.

Outra vantagem é que esse modelo é ajustável, e por isso pode ser facilmente ajustado no paciente de acordo com a evolução no tratamento.

Haas

Parecido com o primeiro modelo, ele possui uma peça central e os quatros suportes que fixam na boca. A sua diferença é que ele possui uma placa de acrílico que fica fixa no céu da boca. Essa placa ajuda a garantir um resultado mais rápido.

Porém esse modelo de aparelho é mais complexo na hora de ser produzido e na hora de ser higienizado, exigindo alguns maiores cuidados, e por isso perde lugar para os outros modelos.

McNamara

Quando os outros modelos não atendem a necessidade do paciente, como por exemplo aqueles que possuem alguma característica que não permite a fixação do aparelho no céu da boca, o indicado é o McNamara. Esse modelo ainda possui o eixo principal o que muda nele são os suportes, que são substituídos por uma cobertura de acrílico.

Essa cobertura é feita sobre medida para o paciente, usando os quatro dentes como molde para a fixação do aparelho.

Aparelho no céu da boca

Para que serve o aparelho no céu da boca?

O expansor palatino é indicado em casos de apinhamento dos dentes, mordida cruzada, bruxismo e outras disfunções no céu da boca.

Ele atua no céu da boca exercendo uma força sobre os ossos dos dentes o que expande o perímetro do palato. Solucionando assim os problemas que o estreitamento do céu da boca causa nos pacientes. E para aliviar alguns incômodos é indicado o uso de analgésicos.

O aparelho no céu da boca dói?

O aparelho pode causar um desconforto. Por pressionar a expansão do céu da boca você poderá sentir uma leve pressão abaixo dos olhos e do nariz. Isso gera um desconforto, principalmente quando o paciente for criança.

Também pode se observar o surgimento de um espaçamento entre os dentes da frente, o que é comum e o esperado, mas que irão se normalizar com o tempo de utilização do aparelho. Converse sempre com seu dentista sobre as dores e incômodos que surgirem.

Quais os cuidados com o aparelho expansor?

Alguns cuidados com o aparelho expansor são essenciais para a garantia do resultado desejado. Manter a higiene bucal e do aparelho, fazer as visitas de controle ao dentista para garantir que tudo esteja acontecendo da forma esperada, também é importante evitar alimentos duros e muitos sólidos, para não danificar o aparelho.

Dicas de cuidados para ter usando o expansor palatino

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a conviver com o aparelho e também para te ajudar a potencializar os efeitos do aparelho e obter os resultados esperados mais rápido.

Mantenha a higiene bucal

Como dito acima é importante ficar atento às escovações, principalmente quando se usa algum tipo de aparelho, com o tempo as sujeiras vão acumulando em nossa boca. Por isso a importância da escovação, usar escovas com a cabeça pequena, ajudam a limpar os cantos que a escova normal não vai.

Use fio dental

O uso do fio dental é uma dificuldade para todos. E essa dificuldade só aumenta com o uso do aparelho, mas mesmo sendo chato e difícil de se fazer não podemos deixar de tomar esse cuidado, pois o fio dental é uma peça fundamental na higiene da boca.

Prefira alimentos mais macios e líquidos

Essa é uma boa dica para evitar causar problemas no aparelho. Quanto mais macio o alimento mais fácil é a mastigação, evitando causar danos no aparelho e até mesmo que ele se quebre ou seja danificado.

Mastigue devagar

Atente se para a mastigação, o aparelho estará exercendo força sobre seus ossos então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Muitas vezes com a correria do dia não percebemos, mas o mastigar rápido demais não é bom tanto para até mesmo para nossa saúde. além do risco que traz para quem usa o aparelho.

Manutenção do aparelho

Assim como os outros modelos, esse aparelho exige manutenções frequentes para a avaliação do dentista e para garantir que o expansor obtenha os resultados esperados.

A frequência dessas consultas é indicada pelo dentista de acordo com o caso de cada paciente, mas geralmente não ultrapassam o período de um mês. Nessas consultas além de avaliar os resultados já alcançados o dentista faz os ajustes necessários.

Os ajustes no aparelho são feitos para que se obtenha o resultado esperado, no ajuste do expansor o dentista faz a chamada ativação, um processo simples e rápido. Mas pode causar dor e incômodo.

cuidados com o aparelho expansor

Então o que posso fazer para aliviar o desconforto?

Como o desconforto gera um grande incômodo para o paciente muitos recorrem à automedicação, esse é um grande erro cometido. O paciente deve sempre procurar o auxílio médico antes de se medicar.

O que aconselhamos é ingerir alimentos gelados e fazer compressas para aliviar a dor, optar por alimentos líquidos e pastosos. E no último caso o paciente pode procurar analgésicos para aliviar a dor, sempre com a indicação médica.

Por isso as consultas de ajustes do aparelho são importantes, essa é a hora que temos para conversar sobre a necessidade do uso de medicamentos no tratamento.

Por isso, a melhor opção para quem vai usar o aparelho é aderir a um plano odontológico, ele nos dá o conforto de uma manutenção garantida do aparelho e uma equipe preparada para nos atender durante todo o uso dele. Procure um plano que ofereça todos esses produtos ao longo de seu tratamento.

É importante também buscar por profissionais de confiança para que possamos ter os resultados esperados e no tempo esperado. Em um local de confiança e é importante também levar em conta se nos sentimos confortáveis.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário