O aparelho ortodôntico invisível é um tipo de aparelho ortodôntico que assim como os demais possui a função de alinhar os dentes do usuário.
Portanto, caso o paciente seja recomendado a utilizar o aparelho ortodôntico, fica a seu critério escolher qual dos modelos utilizar.
Sendo assim, nesse artigo falaremos mais a respeito do aparelho ortodôntico invisível:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho ortodôntico invisível?
O aparelho ortodôntico invisível é um tipo de aparelho que consiste em um conjunto de laminados de plástico transparente que possuem o formato exato dos dentes.
Dessa maneira, quando colocado sobre os dentes ele consegue se camuflar pelo fato de ter o exato formato dos dentes.
Durante seu uso, ele é encaixado sobre os dentes e permanece fixo no lugar devido ao vácuo gerado na hora de encaixá-lo sobre os dentes.
Esse aparelho, que também é chamado de alinhadores invisíveis, é uma alternativa do aparelho ortodôntico convencional. Sendo assim, ele é utilizado para corrigir:
- Diastemas;
- Desalinhamentos;
- Apinhamentos;
- Alguns outros tipos de má-oclusão.
Como o aparelho invisível é confeccionado?
A confecção do aparelho ortodôntico invisível é realizada através do escaneamento digital da arcada dentária por meio do uso de um scanner intraoral. Dessa maneira, o dentista consegue simular todas as movimentações que serão necessárias para finalizar o tratamento.
Portanto, a partir da projeção das movimentações realizadas é possível confeccionar todos os laminados que serão utilizados durante o tratamento.
Sendo assim, ao início do tratamento já é possível que o paciente tenha em mãos todas as placas que serão utilizadas durante o tratamento.
Como funciona o tratamento com esse aparelho?
Após a confecção dos moldes, eles são entregues ao paciente e juntamente com os moldes também são passadas as instruções sobre como o tratamento será realizado.
Dessa forma, o tratamento é realizado a partir da utilização das placas por um determinado tempo e logo em seguida o paciente deve substituí-la pela seguinte até o fim do tratamento.
Apesar de a troca ser realizada pelo próprio paciente, elas devem ser efetuadas somente com a orientação do dentista. Portanto, o tratamento progride através da troca dessas placas, que são realizadas em um período de algumas semanas.
E quando o paciente chega na última placa, ele a utiliza por mais tempo pois ela é utilizada como um aparelho de contenção.
Quais as diferenças entre o aparelho ortodôntico invisível e os modelos estéticos?
O aparelho ortodôntico convencional possui algumas alternativas estéticas que possuem o objetivo de serem mais discretas que o aparelho metálico.
Dentre essas alternativas podemos citar o aparelho estético transparente, o aparelho de safira, o aparelho estético branco que pode ser o de porcelana ou de resina.
Esses aparelhos são semelhantes ao convencional, porém substituem as peças metálicas por outras de materiais mais discretos. Desse modo, assim como o aparelho convencional, os modelos estéticos também são aparelhos que ficam fixos aos dentes.
Já o aparelho ortodôntico invisível se baseia em um aparelho móvel transparente que possui o formato dos dentes, o que garante que ele fique preso aos dentes. Dessa maneira, além de se tratar de um aparelho móvel, ele é ainda mais discreto que as variantes estéticas dos aparelhos.
Portanto, as principais diferenças são que:
- Os aparelhos convencionais estéticos são fixos enquanto o aparelho invisível é móvel;
- Apesar de os aparelhos estéticos serem discretos, os alinhadores invisíveis são ainda mais discretos;
- O aparelho invisível exige muito menos visitas ao consultório odontológico que o aparelho ortodôntico estético.
Vantagens do aparelho dental invisível
O aparelho ortodôntico invisível é um modelo completamente diferente do aparelho ortodôntico convencional. Dessa maneira, ele possui algumas vantagens que são garantidas por essas diferenças, o que garante que ele seja uma opção bastante atrativa.
Sendo assim, confira as principais vantagens do aparelho invisível:
Esteticamente agradável
O aparelho metálico possui uma grande desvantagem quando falamos no quesito estético, e isso se deve ao fato de que o metal cria um grande contraste com os dentes, o que faz com que ele deixe a desejar em sua estética.
Isso acaba fazendo com que alguns adultos recusem o tratamento por não quererem comprometer a imagem do seu sorriso com as peças metálicas do aparelho.
Porém, isso não é um problema para o aparelho ortodôntico invisível visto que ele é confeccionado utilizando um material transparente e possui o formato exato dos dentes.
Dessa maneira, quando o paciente está utilizando-o ele fica camuflado na boca, tornando bastante difícil enxergá-lo, o que garante a preservação da estética do sorriso.
Além disso, se for da vontade do paciente, por se tratar de um aparelho removível, ele pode ser retirado para tirar fotos e afins.
Tratamento previsível
Por se tratar de um aparelho que é baseado em um conjunto de placas de acrílico que são confeccionadas logo no início do tratamento, o tratamento se torna bastante previsível.
Isso é possível pois o escaneamento oral realizado para a confecção em conjunto com um software de projeção consegue traçar todo o processo do tratamento.
Dessa maneira, todo o tratamento consegue ser projetado antes mesmo do tratamento ser iniciado e isso garante ao paciente a previsibilidade do tratamento.
Conforto
No aparelho ortodôntico convencional é bastante comum que aconteçam alguns pequenos cortes ou lesões no interior da boca durante seu uso, especialmente na fase inicial do tratamento.
Sendo assim, diferentemente do convencional, o aparelho ortodôntico invisível não possui nenhuma peça que fique sobressalente, portanto ele possui um período de adaptação muito mais curto e não costuma causar nenhum tipo de desconforto durante seu uso.
Praticidade na hora da limpeza
O aparelho fixo fica preso aos dentes durante todo tempo, portanto o paciente é obrigado a comer enquanto o utiliza e isso pode acabar fazendo com que ele retenha partículas de alimentos.
Além disso, o fato de ser fixo também faz com que o processo de higienização seja um pouco mais complicado devido por conta de suas peças.
Já o aparelho ortodôntico invisível garante maior praticidade na hora de efetuar sua limpeza e afins. Isso se deve ao fato de ser um aparelho removível, dessa maneira, ele pode ser retirado durante as refeições, o que faz com que ele não retenha partículas de alimentos.
Desse modo, além de não reter partículas de alimentos, ele também deve ser retirado para realizar a higienização dos dentes e para sua própria higienização.
Isso garante que ele evite a formação de placas bacterianas como acontece com os aparelhos fixos convencionais.
LEIA TAMBÉM: Aparelho ortodôntico autoligado: o que é, benefícios e quanto custa
Por que o tratamento com ele é mais rápido?
O tratamento realizado com o aparelho ortodôntico invisível é todo planejado antes mesmo de se iniciar o tratamento. Dessa maneira o paciente já fica ciente de quanto tempo irá levar e como será o processo do seu tratamento.
Além disso, as trocas de placas são efetuadas regularmente num período de 2 a 4 semanas. Isso garante que o tratamento esteja sempre progredindo. Portanto, devido ao fato de o tratamento estar sempre progredindo, isso acaba fazendo com que ele seja mais rápido.
Além disso, o aparelho ortodôntico invisível também não necessita de visitas mensais ao consultório, sendo assim o paciente não precisa esperar por um horário vago na agenda do profissional.
Aparelho ortodôntico invisível valor
O aparelho ortodôntico invisível não possui um valor fixo para todas as clínicas e regiões, muito menos para todos os pacientes.
Isso se deve ao fato de que seu valor pode variar de região para região, assim como de uma clínica para outra, além disso, o valor do aparelho também pode variar de pessoa para pessoa, visto que cada uma necessita de uma quantidade diferente de placas para o tratamento.
Sendo assim, o preço médio do tratamento com o aparelho ortodôntico invisível costuma ser a partir dos R$ 3.000 (três mil reais).
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista é possível saber se há a necessidade de utilizar o aparelho ortodôntico. Caso seja necessário, é por meio delas também é possível optar por utilizar o aparelho ortodôntico invisível e realizar qualquer tipo de manutenção necessária.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!