Aparelho Ortodôntico

O aparelho para abrir o céu da boca recebe o nome de aparelho expansor. Ele tem a função de expandir o palato, e é colocado no céu da boca, por isso ficou conhecido com esse nome.

Criado com a intenção de abrir espaço na arcada superior para os dentes, ele pode ser usado também para auxiliar o aparelho odontológico convencional. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre ele.

Aparelho para abrir o céu da boca: como é o modelo?

Desenvolvido para tratar do estreitamento do céu da boca, o expansor palatino, apresenta resultados mais eficazes em crianças e jovens, por estarem com o palato ainda em formação.

Esse estreitamento pode provocar a mordida cruzada e o apinhamento dos dentes, além de interferir negativamente na estética das pessoas. Ele também pode colaborar para a causa de outras doenças mais graves.

Pensando em trazer para os pacientes a solução para os problemas ligados ao estreitamento, o aparelho foi desenvolvido. Ele possui uma placa, que pode ser fixa ou não, e em seu centro possui uma chave, onde é feito os ajustes do aparelho.

Esses ajustes são feitos pelo próprio paciente, de acordo com a movimentação que o céu da boca apresenta. A chave serve para regular o aparelho, o que o faz abrir ou fechar, promovendo a movimentação do céu da boca.

Esse tipo de aparelho possui três modelos, o Hyrax, Haas e o McNamara. Eles apresentam diferenças entre sim, porém todos possuem a mesma função, de abrir o céu da boca. Antes de saber qual o indicado para você, consulte seu dentista.

Aparelho para abrir o céu da boca: qual o valor?

O valor dos aparelhos para abrir o céu da boca podem variar de acordo com vários fatores como a localização e a clínica pela qual optou a se fazer o tratamento, também varia de acordo com o material em que o aparelho é feito.

Mas em média seu preço é entre R$750 (setecentos e cinquenta reais), e esse valor também pode variar de acordo com a necessidade do paciente, e qual o tipo específico será necessário para seu tipo de tratamento.

aparelho para abrir o céu da boca infantil

Aparelho para abrir o céu da boca: quanto tempo preciso usar?

O tempo de duração do tratamento com esse aparelho vai variar com o caso de cada paciente. Entretanto, separamos uma média de casos comuns. De acordo com a indicação do dentista, o paciente terá que fazer os ajustes no aparelho.

Depois de fixado o paciente deverá usar o parafuso que possui no seu centro para abrir o céu da boca. Esses ajustes podem ser lentos ou rápidos, sendo necessários quatro ajustes por dia, sendo duas ativações entre a parte da manhã e duas na parte da tarde.

O período pode durar uma ou duas semanas, e após essa ativação o aparelho continua fixado por três ou quatro meses, para garantir que o aparelho mantenha os resultados já alcançados.

Além disso, este aparelho como já mencionado, é mais indicado para o uso em crianças ou pré-adolescentes, por possuírem as suturas ósseas ainda não totalmente fundidas, esses pacientes apresentam resultados mais eficazes e rápidos.

Isso proporciona ao aparelho mais espaço no céu da boca e permite a ele mais flexibilidade nos movimentos, para fazer os ajustes necessários no paciente.

Após esse processo o dentista irá avaliar se os resultados foram alcançados, e se não é necessário outra intervenção, somente depois, ele definirá o fim do tratamento. Por isso não existe um tempo exato para o uso do aparelho.

Aparelho para abrir o céu da boca: quais as vantagens?

Este modelo de aparelho traz grandes vantagens para quem o usa, separamos abaixo algumas delas, confira:

Melhora a fala

O palato estreito pode gerar problemas na fala, em alguns casos ele pode fazer com que a pessoa se embole em sua própria conversa. Por isso este tipo de aparelho pode auxiliar na resolver a dificuldade na hora de falar, que alguns pacientes apresentam.

O expansor atua no céu da boca, exercendo força sobre ele, para que o mesmo se expanda, abrindo espaço na boca.

Melhora a mastigação

Como esse tipo de aparelho resolve problemas como a mordida cruzada e o apinhamento, ele melhora a mastigação do paciente, esses tipos de problemas podem interferir na mastigação e até mesmo na digestão.

Evitar extrações

Por consertar problemas ligados a arcada dentária, o aparelho ajuda a evitar futuras extrações de dentes. O apinhamento, se não tratado, pode atrofiar os dentes na gengiva, o que com o tempo leva a problemas mais sérios.

Deixa o sorriso mais bonito

O extensor, por melhorar problemas como a mordida cruzada e o apinhamento, que incomodam as pessoas, quanto a aparência que causam, melhoram o sorriso e apresentam bons resultados para os pacientes, trazendo para eles uma autoestima.

Uma má forma dos dentes na boca, causa incômodo para as pessoas, por modificarem a estética dos pacientes. O que leva muitos a procurarem, até mesmo por tratamentos estéticos, mas se tratados com o expansor trarão a mesma melhora para a estética.

Reduz o tempo de tratamento

O aparelho expansor, além de tudo, pode ser usado como auxílio no tratamento com o aparelho fixo. Por abrir o céu da boca, ele vai criando espaço para os dentes que estão sendo alinhados por outro aparelho.

Esse tipo de aparelho, se usado corretamente junto com o aparelho comum, e com orientação de um profissional, pode adiantar os resultados do tratamento em até 50%.

Aparelho para abrir o céu da boca quais os cuidados com o aparelho

Aparelho para abrir o céu da boca: quais os cuidados com o aparelho?

Alguns cuidados são necessários para manter uma boca saudável e bons resultados com o uso de qualquer aparelho, e com o aparelho para abrir o céu da boca não é diferente. Atentar se para os cuidados necessários é importante para a garantia do resultado do tratamento.

Manter uma boa higiene bucal

Não é de hoje que todos sabem que a higiene da boca é fundamental. Realizar as escovações em dia, fazer uso do fio dental e de enxaguantes bucais, evitam a proliferação de bactérias na boca, que são as causadoras de grandes doenças.

Essas bactérias se não forem eliminadas, podem provocar problemas sérios em relação a saúde do paciente, além de influenciarem nos resultados apresentados pelo aparelho. Uma má higienização da boca pode retardar seus resultados.

Cuidado com a mastigação

Evite alimentos muito duros e difíceis de mastigar. O aparelho está promovendo a expansão do palato, aplicando força sobre os ossos da boca, e movimentos bruscos durante seu uso podem causar lesões na boca.

Mantenha as consultas ao dentista em dia

Ele irá acompanhar sua evolução no tratamento e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.

Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.

Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário