Aparelho Ortodôntico

O aparelho removível, juntamente ao aparelho fixo tradicional, são as principais associações quando se trata de ortodontia.

É por um desses modelos, que se é possível fazer as correções necessárias no sorriso e ser beneficiado por uma melhor estética.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o aparelho removível, quais são as indicações, seus benefícios e principais tipos:

O que é o aparelho removível?

O aparelho removível ou aparelho móvel pode ser tanto uma alternativa ao modelo fixo, quanto ser a recomendação em casos mais específicos.

Normalmente, o aparelho removível é a indicação do dentista em casos que envolvam a correção da arcada dentária no início de seu desenvolvimento, ao final do tratamento como contenção, ou ainda em casos leves de má oclusão e desalinhamento dentário.

Dessa forma, o uso do aparelho removível irá depender das particularidades do caso e da observação do dentista, considerando qual a melhor abordagem a ser feita.

benefícios do aparelho removível

Quais os benefícios do aparelho removível?

O aparelho removível possui uma série de vantagens que o diferencia do aparelho fixo, são elas:

Facilidade na higienização

O principal benefício do aparelho removível é a facilidade na higiene bucal. Uma vez que a estrutura do aparelho não possui os braquetes e o fio ortodôntico, além de poder ser manuseado, não só a escovação, mas também a passagem de fio dental se torna muito mais fácil.

Dessa forma, é possível ter uma higienização completa e bem feita sem muitas complicações.

Prevenção de complicações

Dentes tortos tendem a facilitar que restos de alimentos e resíduos grudem entre as suas estruturas. O uso do aparelho removível evita então que problemas bucais resultantes de uma má higiene bucal, como tártaro, cáries e gengivite, se desenvolvam e evoluam, como ocorre na falta do tratamento e em seu retrocesso.

Maior discrição

Outra vantagem do aparelho removível é que, justamente por sua estrutura simplificada, é capaz de possibilitar um visual mais discreto durante o tratamento ortodôntico, o que torna o seu uso melhor aceito pelo paciente.

Melhora da estética

O objetivo principal do uso do aparelho removível, geralmente é a melhora estética que os famosos dentes tortos e as anomalias como mordida cruzada, proporcionam.

Assim sendo, ao final de seu uso ou durante (em caso de contenção), o paciente é beneficiado por um sorriso mais bonito e alinhado.

Melhoria das funções

Por fim, consequentemente, há também a melhoria da realização das funções bucais, tal como a fala e mastigação.

tipos de aparelho removível

Quais são os principais tipos de aparelho removível?

Como dito, atualmente existem vários tipos de aparelho removível, cada um com a sua função e indicação específica. Podem-se destacar:

Aparelho móvel funcional

Para o aparelho móvel funcional é a indicação para quem sofre de mordida aberta, retrognatismo e arcada inferior recuada. Esse é um dos mais comuns tipos de aparelho móvel e é caracterizado por uma estrutura metálica que envolve os dentes.

Na arcada dentária, esse tipo de aparelho móvel atua guiando, estimulando ou bloqueando o desenvolvimento da mandíbula, para que ela se posicione corretamente.

É a indicação para o tratamento em crianças e adolescentes que estão em fase de desenvolvimento e possuem problemas de mordida.

Os aparelhos ortopédicos funcionais reposicionam assim, os dentes e ossos, prevenindo problemas mais graves no futuro.

Expansor palatino móvel

É feito por uma estrutura de acrílico transparente e aço inoxidável. Na arcada dentária, o aparelho envolve os primeiros molares permanentes, os molares decíduos e as cúspides primárias com o acrílico palatino e mecanismo de expansão localizado no centro do aparelho, na linha média do palato (céu da boca).

Esse aparelho é utilizado no céu da boca e tem como objetivo expandir a sua área de extensão, liberando assim espaço na para o posicionamento dos dentes da arcada dentária superior, melhorando, a respiração pelo nariz. O aumento é proporcionado pelo o aperto de sua estrutura por uma chave específica e assim na força resultante.

Aparelho móvel extrabucal

O aparelho extrabucal é aquele, como o próprio nome fala, que também é posicionado por fora da boca. É mais utilizado por crianças principalmente diante do crescimento exagerado da maxila, caracterizado pelo posicionamento do queixo muito para frente, ou pela falta de crescimento da mandíbula.

Dessa forma, o uso desse tratamento previne que a formação da mandíbula resulte em seu posicionamento errado. Mesmo tendo uma estética desagradável, o tratamento com o aparelho extrabucal é uma das soluções mais eficientes para esse possível problema.

Esse aparelho é composto por uma cinta de nylon que pode ser apoiada atrás do pescoço ou na cabeça, e por um arco facial externo.

Aparelho móvel invisível

Por fim, o aparelho móvel invisível, ou alinhador transparente, é a opção de tratamento de problemas leves como desalinhamentos, diastemas, dentes girados, apinhamentos dentários e alterações na mordida.

É um aparelho estético e que normalmente é feito de placa de poliuretano, proporcionando assim o seu visual transparente e mais estético.

Além do tratamento de problemas leves da mordida, também é frequentemente utilizado como contenção para manter os resultados adquiridos depois do uso do aparelho fixo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao consultório odontológico devem se manter regulares para que o tratamento tenha ou mantenha um resultado final satisfatório.

É somente pelas visitas regulares ao dentista que além das manutenções, definidas pelo dentista, procedimentos periódicos como a profilaxia (limpeza profissional) são realizados, mantendo a zona bucal livre de problemas bucais e o desenrolar do processo.

Também o dentista saberá te orientar na adesão dos bons hábitos necessários. Em caso de danos no aparelho, não hesite em contatar o seu ortodontista.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário