Aparelho Ortodôntico

Aparelho transparente está entre os variados modelos de aparelho disponíveis para o tratamento ortodôntico.

Para quem visa dentes mais alinhados e um sorriso mais harmônico, esse acessório é a solução para quem não se agrada de seu estilo metálico, e quer alcançar o resultado do tratamento de forma mais discreta.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o aparelho transparente, como funciona, suas indicações, vantagens, desvantagens, seus tipos e quanto custa:

Aparelho transparente, o que é?

O dispositivo metálico, muitas vezes é visto com maus olhos, e isso justifica muitos pacientes desistirem até mesmo de realizarem o tratamento. Com as novas tecnologias, surgem então alternativas para esse procedimento corretivo, como por exemplo o aparelho transparente.

Por meio dessa inovação, o tratamento ortodôntico se tornou melhor aceito. No entanto, em comparação ao aparelho fixo, o transluzente possui um maior valor aquisitivo.

Há ainda aqueles pacientes que também ficam com o pé atrás antes de se submeter ao tratamento dos alinhadores transparentes. Isso se deve ao fato de que o aparelho transparente é algo novo, tendo aí o preconceito de que não é tão eficiente quanto o modelo tradicional.

Por conseguinte, são vários os casos de sucesso por trás desse acessório. Casos esses envolvendo dentes girados, diastemas e demais quadros que envolvem a arcada dentária desalinhada.

Em um curto período de tempo o paciente consegue renovar o seu sorriso, o tornando mais alinhado e harmonioso. Os pacientes que já passaram por esse tratamento destacam o conforto perceptível relacionado ao modelo metálico.

Quais são as indicações do aparelho transparente?

Assim como os demais modelos de aparelho, a finalidade principal do alinhador transparente se baseia na reconstrução do sorriso, moldando a dentição de forma que se solucione problemas de desarmonia comuns. Seja qual for o tratamento ortodôntico o seu foco é o alinhamento dentário. Seja sanando espaçamentos entre os dentes (diastemas), realizando o tratamento de mordida aberta, da mordida cruzada, profunda e até mesmo solucionando problemas de alinhamento mandibular.

O seu diferencial é simplesmente amenizar o impacto estético, sendo uma alternativa mais discreta e moderna.

Por causar menos “estranheza”, é o modelo mais usado para pessoas que trabalham com sua imagem, como atores e apresentadores de TV. O aparelho transparente é praticamente imperceptível dada uma certa distância. Por fim, é uma solução para aqueles que se acham velhos demais para usar aparelhos, geralmente associado a pessoas que iniciam o tratamento ortodôntico mais cedo.

Por fim, hoje em dia existem várias opções de aparelhos invisíveis, sendo atualmente um dos principais pedidos nos consultórios odontológicos.

Como funciona o tratamento por aparelho transparente?

O aparelho transparente é uma abordagem feita de moldeiras incolores para realizar os movimentos de correção. Essas moldeiras são resistentes e flexíveis, e suas colocações visam fazer com que a dentição volte a sua posição correta.

Esses dispositivos realizam uma certa força, suave e constante, para que o seu objetivo ocorra. Por sua vez, voltar os dentes para a posição correta é o motivo do uso do aparelho, fazendo com que o aparelho transparente consiga corrigir a maioria dos problemas que o convencional consegue.

aparelho transparente vantagens desvantagens
A escolha do aparelho transparente irá depender das particularidades do caso.

Aparelho transparente, quais as vantagens e desvantagens?

Assim como as demais alternativas de ortodontia, o aparelho transparente possui pontos positivos e negativos. Conheça suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

A principal vantagem do aparelho transparente é o fato do paciente ser capaz de abdicar do sorriso composto de peças metálicas e borrachinhas. O modelo convencional tem sua estrutura por bráquetes, fios, tubos, bandas, e por ligaduras elásticas (borrachinhas), o que além do desconforto proporciona um sorriso longe do natural.

Por sua vez, as borrachinhas e as suas variadas opções de cores não são tão convincentes para o público mais madura, sendo as cores mais recatadas as mais aceitas.

Dessa forma, o aparelho transparente é feito com materiais translúcidos, como porcelana policristalina, policarbonato ou monocristalina, proporcionando uma melhor estética.

Há maior promoção de conforto, possibilidade de intercalar com outros tratamentos, maior facilidade de higienização e menor risco de doenças bucais pela ausência de peças.

Ademais, a tecnologia por trás dessa inovação possibilita uma maior previsibilidade dos resultados do tratamento. Isso se deve ao fato de serem criados por um software específico por trás do projeto desses alinhadores, que ainda é capaz de realizar uma simulação do processo e de seu resultado final.

Desvantagens

As desvantagens do tratamento pelo aparelho transparente vai depender do perfil do paciente e das particularidades do seu caso.

Sua maior duração, por exemplo, pode ser vista como uma desvantagem, no entanto, também varia de acordo com a gravidade da situação.

As sessões no dentista também devem ocorrer em um menor período de tempo para o acompanhamento mais próximo do tratamento, geralmente sendo 1 vez por mês. A manutenção também é algo mais frequente, já que em comparação são mais frágeis. No entanto, esse também é um fator variável, uma vez que é possível fazer a troca das moldeiras em casa por um estoque dado pelo dentista.

É maior a lista de restrições alimentares, evitando alimentos duros e crocantes.

Além disso, deve-se ter em mente que por ser um procedimento mais tecnológico, o custo-benefício do alinhador transluzente é maior do que o modelo convencional, o que pode desanimar a pessoa e fazer com que ela opte pelas borrachinhas e braquetes.

Aparelho transparente ou aparelho invisível, qual a diferença?

Por suas semelhanças e nomes interligados, é comum que se confunda o tratamento por aparelho transparente com o pôr aparelho invisível. Mesmo tendo quase os mesmos benefícios, eles são bastante diferentes entre si.

Bem como, o aparelho invisível, ao contrário do transparente, se trata de uma estrutura removível e translúcida, que é confeccionada por meio de um molde da arcada do paciente. Tendo a sua produção através de um programa de computador, suas vantagens são adquiridas gradualmente por meio da troca de suas placas a cada 15 dias.

Por fim, a principal diferença é o fato de o aparelho invisível ter a sua indicação para casos de desalinhamentos dos dentes mais simples, uma vez que casos mais graves não são resolvidos pela sua abordagem.

aparelho transparente valor
O valor do alinhador transparente varia de acordo com a escolha do profissional, do material e de acordo com a gravidade do caso.

Aparelho transparente valor

Assim como os demais modelos de aparelho odontológico, o preço do aparelho transparente varia por clínica odontológica e pelo material utilizado em sua confecção. Por fim, o valor pode variar de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) a R$ 12.000 (doze mil reais), variando também quanto ao estágio do quadro e quanto a forma de pagamento.

Quais são os tipos de aparelhos transparentes?

Com o aumento da procura, foram desenvolvidos vários tipos de aparelhos transparentes, variando de acordo com a necessidade. Logo, cabe a avaliação do dentista avaliar qual é o melhor modelo para você. Entre eles estão:

  •         Alinhador estético;
  •         Aparelho autoligado;
  •         Aparelho lingual;
  •         Invisalign.

Ao ser selecionado o tipo ideal para você, não deixe de seguir as orientações de seu dentista quanto a higienização e a alimentação mais adequada, esses fatores são decisivos para o sucesso do tratamento.

Desse modo, existem no mercado uma série de produtos específicos para quem está passando por um tratamento ortodôntico. Produtos como passa fios e escovas interdentais e ortodônticas. Logo, não deixe de optar por um kit de higiene bucal eficiente e que não te proporciona surpresas desagradáveis no futuro, tais como o tártaro, a cárie e a gengivite.

Visitas regulares ao dentista

Além de realizar a ação preventiva juntamente a boa higiene bucal, as visitas periódicas ao odontologista, mais ainda diante de um tratamento ortodôntico, são essenciais para a identificação dos melhores processos para um sorriso mais bonito e mais saudável.

Ademais, a manutenção do aparelho deve ser seguida corretamente, já que efetua as condições necessárias e identifica debilidades na higienização e problemas bucais em sua fase inicial.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário