Os dentes possuem nomes que ajudam a identificá-los, tais como incisivo e caninos, no entanto essa nomenclatura não é o suficiente na hora de realizar tratamentos odontológicos.
Assim, houve uma necessidade de se criar outra classificação que foi a numeração da arcada dentária. Confira mais a seu respeito no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Quantos dentes temos na boca?
Os seres humanos possuem dois tipos de arcada dentária no decorrer da vida no qual uma é temporária e a outra é permanente.
A dentição temporária é composta pelos dentes decíduos que são os primeiros que possuímos no decorrer da vida e surgem durante a infância.
Eles começam a surgir por volta dos 6 meses de idade e todos terminam de nascer um pouco antes de a criança completar 3 anos de idade.
Devido ao fato de a arcada dentária infantil ser menor, ela possui menos dentes que a arcada adulta, resultando em uma arcada com apenas 20 dentes.
Estes 20 dentes consistem em:
- 8 incisivos, sendo 4 superiores e 4 inferiores;
- 4 caninos, sendo 2 superiores e 2 inferiores;
- 8 pré-molares, sendo 4 superiores e 4 inferiores.
Já a arcada dentária permanente, por ser maior que a infantil, possui mais dentes, totalizando 32. Parte deles substituem os dentes da arcada infantil e a outra parte já nascem como dentes permanentes.
Os dentes permanentes começam a surgir por volta dos 6 anos de idade e se completam por volta dos 12 anos de idade.
No entanto, ela não se finaliza completamente aos 12 anos. Isso se deve ao fato de que o dente do siso que é o último dente a nascer na arcada nasce entre os 17 e 21 anos, sendo assim, essa é a idade em que a arcada permanente se completa.
A arcada permanente é composta por:
- 8 incisivos, sendo 4 superiores e 4 inferiores;
- 4 caninos, sendo 2 superiores e 2 inferiores;
- 8 pré-molares, sendo 4 superiores e 4 inferiores;
- 12 molares, sendo 6 superiores e 6 inferiores.
Apesar de que a arcada permanente completa possui 32 dentes, geralmente os adultos têm apenas 28, devido ao fato de que quase sempre os 4 dentes do siso são removidos.
Quais são os tipos de dentes?
Apesar de possuírem métodos que dividem os dentes por numeração, os dentes também recebem nomes que permitem diferenciá-los uns dos outros.
Os dentes são divididos em:
- Incisivos: são os dentes frontais da arcada dentária e possuem um formato mais largos e finos. Por estarem situados na parte frontal da boca, eles possuem grande relevância no sorriso do paciente, porém, sua principal função é cortar os alimentos;
- Caninos: são os dentes que ficam ao lado dos incisivos e possuem um formato mais pontiagudo. Seu formato está diretamente relacionado a sua função que é a de rasgar os alimentos;
- Pré-molares e molares: são os dentes que ficam mais atrás da arcada dentária e possuem um formato mais achatado. Eles possuem a função de triturar os alimentos, o que faz com que eles sejam fundamentais na mastigação.
Métodos de numeração da arcada dentária
Atualmente existem alguns métodos que são utilizados para enumerar os dentes. Sendo assim confira quais são os principais métodos de numeração da arcada dentária:
Numeração Arcada Dentária FDI
O método de numeração da arcada dentária FDI (Federação Dentária Internacional) é a forma mais comum utilizada para enumerar os dentes.
Esse método consiste em dividir a arcada dentária em quatro quadrantes, sendo eles:
- Superior direito;
- Superior esquerdo;
- Inferior esquerdo;
- Inferior direito.
Este método aparece invertido no papel, visto que os dentes são representados como se estivessem sendo vistos em um espelho.
Dessa forma, eles são numerados em números terminados de 1 a 8 de forma que o primeiro dente seja o incisivo central do lado correspondente e o último o terceiro molar, também conhecido como dente do siso, do lado correspondentes.
Isso faz com que os dentes permanentes fiquem numerados da seguinte forma:
- No quadrante superior direito inicia-se com o incisivo central direito superior recebendo o número 11, o incisivo lateral direito superior 12 e assim sucessivamente até o terceiro molar direito superior que recebe o número 18;
- No quadrante superior esquerdo inicia-se com o incisivo central esquerdo superior recebendo o número 21, o incisivo lateral esquerdo superior 22 e assim sucessivamente até o terceiro molar esquerdo superior que recebe o número 28;
- No quadrante inferior esquerdo inicia-se com o incisivo central esquerdo inferior recebendo o número 31, o incisivo lateral esquerdo inferior 32 e assim sucessivamente até o terceiro molar esquerdo inferior que recebe o número 38;
- No quadrante inferior direito inicia-se com o incisivo central direito inferior recebendo o número 41, o incisivo lateral direito inferior 42 e assim sucessivamente até o terceiro molar direito inferior que recebe o número 48.
Na arcada dentária infantil ocorre da mesma forma, no entanto apenas de 1 à 5, devido ao fato de que ela não possui os três molares, iniciando-se no número 51 e indo até o 85.
Desta forma na arcada decídua os dentes são numerados da seguinte forma:
51 – Incisivo central decíduo superior direito;
52 – Incisivo lateral decíduo superior direito;
53 – Canino decíduo superior direito;
54 – Primeiro pré-molar decíduo superior direito;
55 – Segundo pré-molar decíduo superior direito;
61 – Incisivo central decíduo superior esquerdo;
62 – Incisivo lateral decíduo superior esquerdo;
63 – Canino decíduo superior esquerdo;
64 – Primeiro pré-molar decíduo superior esquerdo;
65 – Segundo pré-molar decíduo superior esquerdo;
71 – Incisivo central decíduo inferior esquerdo;
72 – Incisivo lateral decíduo inferior esquerdo;
73 – Canino decíduo inferior esquerdo;
74 – Primeiro pré-molar decíduo inferior esquerdo;
75 – Segundo pré-molar decíduo inferior esquerdo;
81 – Incisivo central decíduo inferior direito;
82 – Incisivo lateral decíduo inferior direito;
83 – Canino decíduo inferior direito;
84 – Primeiro pré-molar decíduo inferior direito;
85 – Segundo pré-molar decíduo inferior direito.
Numeração arcada dentária universal
Também conhecida como numeração norte-americana, ela é bem menos utilizada que a FDI, no entanto ainda há alguns profissionais que a utilizam.
Esse método de numeração consiste em enumerar todos os dentes de 1 à 32 seguindo o sentido horário iniciando-se pelo quadrante superior direito.
Sendo assim, seguindo essa numeração da arcada dentária, o dente número 1 seria o terceiro molar direito superior, o número 2 o segundo molar direito superior e assim o terceiro molar esquerdo superior, que recebe o número 16.
A parte inferior inicia-se terceiro molar esquerdo inferior, que recebe o número 17, o segundo molar esquerdo inferior recebe o número 18 e assim sucessivamente até o terceiro molar direito inferior que recebe o número 32.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a arcada dentária. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial.
Por essas avaliações também são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação. Sendo assim, o indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.