A boca amarga é um sintoma que pode indicar que há algo de errado com a saúde do seu corpo ou com a sua saúde oral.
Sendo assim, confira mais sobre ela e saiba se boca amarga pode ser covid:
Aqui você vai encontrar:
O que é boca amarga?
Assim como foi dito anteriormente, a boca amarga é um sintoma que geralmente está associado a algum problema na saúde do corpo ou na saúde bucal.
Além da possibilidade de significar algum problema relacionado à saúde, ela também pode ser causada pelo consumo de certos medicamentos.
O que pode ser a boca amarga?
Assim como foi dito anteriormente, a boca amarga é um sintoma que pode estar associado a diversos tipos de problemas de saúde.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores que influenciam o surgimento dessa condição:
- Má higienização bucal;
- Alergias respiratórias, como gripes e resfriados;
- Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
- Uso de certos medicamentos;
- Cáries;
- Covid;
- Inflamações gengivais, como gengivite e periodontite;
- Grandes alterações hormonais, como ocorre durante a gravidez;
- Doenças que afetam o fígado;
- Xerostomia;
- Quimio e radioterapia;
- Refluxo gastroesofágico.
O gosto amargo na boca temporário, como o cigarro por exemplo, tende a sair após a ingestão de algum alimento ou após a higienização bucal.
Já no caso da boca amarga que permanece na boca por um longo tempo, é recomendado que o paciente procure atendimento profissional para descobrir a causa e tratá-la.
Boca amarga pode ser covid?
Um dos sintomas comuns do covid é a perda do olfato e do paladar, ou seja, a perda da capacidade de sentir gostos e/ou cheiros.
No entanto, durante ou após esse sintoma conhecido como parosmia, alguns pacientes que estão com covid sentem a boca amarga e cheiros estranhos.
Sendo assim, a boca amarga pode ser covid, mas devido ao fato de ela poder ser tanto um sintoma de covid quanto de diversas outras condições, é importante que o paciente procure atendimento médico para descobrir a causa da boca amarga.
Como evitar a boca amarga?
Assim como foi visto anteriormente, a boca amarga pode ser causada por inúmeros fatores, o que faz com que existam diversas maneiras de evitá-la.
Sendo assim, para evitar a boca amarga é recomendado:
- Cuidar bem da higiene bucal através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental;
- Manter uma dieta saudável e balanceada garantindo a ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo;
- Hidratar-se bem;
- Consultando-se regularmente para tratar e evitar possíveis problemas de saúde;
- Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
- Procurar um tratamento caso sofra com refluxo gastroesofágico.
Devido ao fato de que a boca amarga pode ser covid é importante que o paciente atente-se às formas de prevenção da doença para não ser contaminado por ela.
Sendo assim, para prevenir a covid-19 o paciente deve higienizar as mãos sempre que possível com água e sabão, complementando com álcool em gel para eliminar os microrganismos.
Além disso, também é importante utilizar máscaras sempre que for à algum centro de saúde como consultórios odontológicos, médicos e nas idas ao hospital.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao dentista são essenciais para que haja a ação preventiva adequada a esse problema e o seu diagnóstico e tratamento precoce.
Uma vez feitas regularmente, essas visitas podem fazer com que a boca amarga seja tratada em sua fase inicial, impedindo complicações de sua causa principal.
Não hesite em procurar um dentista ou um médico especialista em casos que a boca amarga persista por uma semana.
Lembre-se que esse estado está diretamente ligado à saúde bucal e pode comprometer além do gosto, o hálito e a estética da zona bucal.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!