A boca ressecada é uma situação bastante incômoda e que pode ser causada por diversos fatores, seja ele clima ou falta de hidratação da boca do paciente.
Sendo assim, para saber mais a respeito da boca ressecada, continue acompanhado o artigo para saber mais a respeito:
Aqui você vai encontrar:
O que é boca ressecada?
Quando a boca do paciente fica muito seca ou sem hidratação os lábios do paciente acabam ficando ressecados.
Dessa forma, a boca ressecada é um problema derivado da falta de hidratação dos lábios do paciente e tende a ser mais comum em algumas pessoas que em outras.
Além disso, a boca ressecada geralmente não é uma condição grave, portanto não costuma exigir tratamentos específicos. Essa condição tende a fazer com que os lábios do paciente fiquem ressecados, o que possivelmente pode causar pequenas feridas nos lábios.
Boca ressecada o que pode ser?
Há pequenas glândulas responsáveis por manter a pele úmida e lubrificada dentro da boca. No entanto, há menos glândulas desse tipo nos lábios, o que faz com que eles acabem sendo menos lubrificados.
Portanto, além de serem uma região mais seca, ainda existem outros agravantes que contribuem para a boca ressecada, são elas:
Falta de hidratação
Apesar de parecer um tanto quanto óbvio, existem muitas pessoas que não bebem uma quantidade de água ideal diariamente. Por sua vez, a baixa ingestão de água pode acabar causando vários sintomas pelo corpo, sendo a boca ressecada um deles.
A falta de hidratação também contribui para o desenvolvimento da xerostomia, que por sua vez contribui para o desenvolvimento de diversos outros tipos de complicações.
Exposição solar
Os lábios possuem uma camada de pele muito fina sobre eles, o que pode acabar os tornando bastante sensíveis à luz solar.
Sendo assim, quando o paciente fica com os lábios muito expostos a luz solar, ele pode acabar ficando com a boca ressecada.
Frio e clima seco
O frio é responsável por deixar o tempo mais seco, ou seja, há menos umidade no ar que respiramos.
Dessa forma, o clima frio faz com que nossos lábios fiquem expostos a ventos secos, frios e rápidos o que por sua vez acaba deixando a boca ressecada.
Respiração bucal
O ideal é que regularmente utilizemos o nariz para respirar, deixando a respiração pela boca somente em situações que exija um maior fluxo de oxigenação.
Porém, existem algumas pessoas que acabam respirando grande parte do tempo pela boca, especialmente durante o sono.
Dessa maneira, a respiração bucal aumenta o fluxo de ar que passa pela boca, o que pode acabar fazendo com que os lábios acabem ficando mais secos, resultando em seu ressecamento.
Alergia
Existem alguns produtos que podem causar a irritação da boca do paciente por conta de alguns componentes, o que pode acabar fazendo com que a pele dos lábios fique irritada, deixando a boca ressecada e possivelmente inchada.
Boca ressecada o que fazer?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para aliviar a boca ressecada do paciente. Os cuidados para o alivio dos sintomas são:
Utilizar hidratantes labiais
Existem alguns batons, manteigas de cacau e hidratantes labiais que possuem uma alta quantidade de óleos minerais e vitaminas que contribuem para nutrir e hidratar a boca ressecada.
Além disso, também é importante utilizar produtos labiais que possuam proteção solar, visto que ela contribui para diminuir os danos causados pela exposição solar.
Hidratar-se bem
Outra maneira de se tratar e prevenir a boca ressecada é cuidar bem da hidratação do corpo, ou seja, beber bastante água durante o dia.
Isso não contribui apenas para manter a boca hidratada, mas também para evitar diversos outros problemas derivados da falta de hidratação.
Portanto, é recomendado que o paciente ingira em média 2 litros de água por dia, para garantir o bom funcionamento do corpo.
Além disso, o consumo de frutas ricas em água como melancia, maçã e uva também contribui para a manutenção da hidratação.
Cuidados para se ter com a boca
Existem alguns cuidados que podem ser tomados com a boca e os lábios para evitar que a boca fique ressecada e surjam pequenas lesões.
Dessa forma, é recomendado:
- Manter os lábios hidratados, para cuidar bem dos lábios é recomendado que o paciente beba bastante água e utilize hidratantes labiais, em especial durante o frio e o tempo seco;
- Não remover as “pelinhas” que soltam dos lábios visto que isso pode acabar interferindo no processo de renovação da pele e causar feridas;
- Evitar umidificar os lábios com a língua, pois a saliva é ácida e possui enzimas responsáveis por auxiliar no processo digestivo, o que por sua vez acaba danificando os lábios;
- Manter uma dieta saudável e balanceada de modo que seja possível garantir que não haverá déficit de nenhum nutriente;
- Evitar utilizar batons que se fixam por muito tempo, pois eles possuem componentes que deixam a boca ressecada.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garante que sejam possível avaliar os lábios ressecados e tratá-los da maneira correta.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!