A boca seca, ou xerostomia, é uma condição, que assim como o nome sugere, é responsável por causar o ressecamento das mucosas bucais
Visando esclarecer a dúvida sobre o que boca seca pode ser, fizemos esse artigo. Confira:
Aqui você vai encontrar:
Boca seca o que significa?
A boca seca é uma condição que causa a redução ou um bloqueio na produção de saliva e pode afetar pacientes em qualquer faixa etária.
Portanto, assim como seu nome sugere, essa condição é responsável por deixar a boca do paciente seca pela insuficiência de saliva para lubrificá-la.
Ela pode causar sintomas como dificuldade para engolir, ressecamento labial, ardor ou dor na língua, saburra lingual, halitose, deixar o paciente mais suscetível a cáries e ainda deixar a língua rachada.
Como é feito o diagnóstico?
Apesar de o principal sintoma dessa condição ser a boca seca, é importante que o paciente não faça seu autodiagnóstico. Portanto, caso você suspeite que esteja sofrendo de xerostomia é recomendado procurar um profissional.
Ele será capaz de diagnosticar a condição através de uma avaliação clínica e da realização de exames caso seja necessário.
Além disso, ele será capaz de indicar a melhor maneira de aliviar essa condição e aconselhar a respeito de maneiras de como evitá-la.
Boca seca o que pode ser?
A boca seca é uma condição que pode ser causada por inúmeros fatores. Sendo assim, confira quais são suas principais causas:
Medicamentos
O consumo de alguns medicamentos podem ser a causa da boca seca, como por exemplo alguns antidepressivos, antipsicóticos e outros.
Além dos medicamentos, alguns outros tratamentos também podem ser motivo da boca seca, sendo a radio e a quimioterapia os maiores exemplos.
Déficit vitamínico
A falta de algumas vitaminas, especialmente as vitaminas A e B, podem acabar causando o ressecamento da boca levando ao aparecimento de lesões na boca e na língua.
Além de ser responsável por provocar a xerostomia, a falta de vitaminas também podem causar diversas complicações no corpo por afetarem diversas funções.
Hábitos
Alguns hábitos adotados pelo paciente podem ser a causa da boca seca, além de alguns também serem bastante nocivos para o restante do corpo.
Exemplos desses hábitos nocivos são o consumo de cigarros, a alta ingestão de alimentos ricos em açúcar e beber pouca água.
Doenças
A presença de algumas doenças podem fazer com que o paciente perca muita água ou causar a inflamação de algumas glândulas do corpo, o que por sua vez pode afetar a produção de saliva.
Alguns exemplos de doenças que podem afetar o fluxo de saliva são a Diabetes, o Lúpus e a Síndrome de Sjögren.
O hipertireoidismo e o hipotireoidismo, também são problemas que afetam a produção de saliva e são causados por doenças autoimunes como a tireoidite de Hashimoto.
Problemas respiratórios
Alguns problemas que envolvem as vias respiratórias, como o desvio de septo ou condições que causam o bloqueio das vias nasais podem fazer com que o paciente respire pela boca no lugar do nariz.
Esse fato, além de gerar problemas relacionados à oclusão bucal, pode acabar causando a boca seca.
Fatores hormonais
Algumas alterações hormonais, especialmente as que ocorrem durante a menopausa e a gravidez, podem diminuir a produção de saliva, o que pode causar a boca seca.
Durante a gravidez ela também pode ocorrer pelo baixo consumo de água, visto que o corpo da mulher necessita de mais água durante esse período.
Como aliviar a boca seca?
A principal recomendação para pacientes que sofrem com a boca seca é aumentar o consumo de água durante o dia para manter-se bem hidratado.
Além do consumo de água, existem outras ações que também pode auxiliar a aliviar os sintomas da boca seca, tais como:
- Consumo de balas lisas ou chicletes sem açúcar;
- Ingerir alimentos que estimulem a mastigação, visto que dessa forma é possível contribuir para a produção de saliva;
- Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
- Procurar tratamentos para acabar com a respiração bucal;
- Cuidar bem da higiene bucal através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.
É importante lembrar que geralmente essa condição está associada a desidratação, porém caso os sintomas persistam é importante consultar um profissional.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garante que sejam possível avaliar os lábios ressecados e tratá-los da maneira correta.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!