A bolha na boca, também conhecida como mucocele, é uma complicação que pode surgir na boca que apesar do nome complicado, ela não passa de um tumor benigno.
Porém, apesar de que normalmente a bolha na boca está associada a mucocele, ainda existem outras situações que podem causar uma bolha na boca.
Continue acompanhando este artigo até o final para saber mais a respeito da bolha na boca e suas demais causas:
Aqui você vai encontrar:
O que é bolha na boca?
A bolha na boca, também chamada de mucocele ou cisto mucoso, é um tipo de tumor que pode se formar em qualquer um dos tecidos moles da boca.
Ela pode possuir um tamanho de até 3 centímetros de diâmetro e não costuma causar dor, exceto em casos onde ela estoura.
Essa condição também não é contagiosa e costuma sumir naturalmente sem a necessidade de intervenções. Porém em alguns casos pode ser necessário efetuar uma cirurgia para removê-la.
O que causa bolha na boca?
Existem várias situações que podem causar a bolha na boca, porém seu surgimento geralmente está associado à:
- Hábito de morder ou sugar a bochecha ou lábios;
- Impactos na região da boca, principalmente nas bochechas;
- Doenças que afetam as mucosas e podem acabar causando sua obstrução;
- Obstrução dos canais salivares.
Sintomas
A bolha na boca causada pela mucocele é um tipo de bolha que possui muco dentro dela e geralmente não dói e possui uma tonalidade translúcida ou arroxeada.
Além disso, apesar de normalmente sumir sozinha, algumas vezes a bolha na boca pode estourar e causar uma pequena ferida na boca.
Essa pequena ferida causada pelo rompimento da bolha na boca cura-se naturalmente, porém durante esse processo pode haver pequenos incômodos como ardência.
Porém, pelo fato de a mucocele, apesar de mais comum não ser a única causa da bolha na boca, é importante que o paciente atente-se aos sinais.
Isso se deve ao fato de que quando a bolha na boca não some pode ser um sinal de câncer na boca. Sendo assim, é importante procurar tratamento o quanto antes para evitar que se torne uma complicação ainda mais difícil de se resolver.
Como é feito o tratamento?
A mucocele é uma situação que tende a sumir sozinha, sendo assim não é necessário procurar um tratamento para ela.
Porém, apesar de sumir sozinha, é importante buscar ajuda de um profissional. Isso se deve ao fato de que mesmo que a mucocele em si seja inofensiva, existem outras condições que afetam a boca que também podem causar a bolha na boca.
Por isso, é importante manter as visitas regulares ao dentista em dia, pois por meio delas o paciente pode apresentar a bolha na boca para o dentista e ele pode avaliá-la e descobrir sua causa.
Além da mucocele, o que pode ser bolha na boca?
Assim como dito no texto acima, a mucocele é uma das principais causas da bolha na boca, porém, ela também pode ser causada por outros fatores, como:
Herpes
A herpes labial costuma ser outra grande causadora de bolhas na boca, porém diferentemente da mucocele, a bolha causada pela herpes é dolorida.
Além disso, a herpes labial costuma afetar os lábios, e também podem aparecer em regiões ao redor da boca, como queixo e próximo ao nariz.
Esse vírus normalmente infecta as pessoas e fica no corpo delas inativo por um bom período de tempo.
Enquanto inativo, não manifesta nenhum sintoma. Porém, quando há algum desequilíbrio emocional ou outra situação que influencie o sistema imunológico essa condição pode aflorar.
Essa condição não possui cura, porém, com o passar do tempo e retorno da imunidade ao normal seus sintomas tendem a sumir.
Sendo assim, mesmo que essa condição naturalmente desapareça, existem produtos responsáveis por acelerar esse processo, fazendo com que elas sumam mais rapidamente.
Câncer de boca
O câncer de boca também é um dos causadores da bolha na boca, visto que ele provoca o crescimento de tumores malignos na boca.
Por também se tratar de uma condição que, assim como a mucocele, também causa tumores na boca do paciente é bastante comum que elas sejam confundidas.
Além dos tumores, o câncer de boca também costuma causar:
- Lesões que não cicatrizam mesmo depois de mais de duas semanas;
- Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;
- Caroços no pescoço;
- Rouquidão constante.
Já o tratamento do câncer de boca é feito através de cirurgia e quimioterapia. Além disso, é importante consultar-se com um profissional para que ele possa identificar qual o motivo da bolha na boca.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são extremamente importantes no caso da bolha na boca, visto que somente por meio dela é possível identificar e tratar o motivo que a causou.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!