Uma bolinha na gengiva pode ser causada por vários fatores, sendo assim, é importante atentar-se a sua presença devido ao fato de que ela significa que há algo de errado na boca do paciente.
Sendo assim, ao perceber a bolinha na gengiva é importante procurar por um profissional para que ele possa avaliar o que causou a bolinha na gengiva e tratá-la.
Portanto, para saber mais a respeito da bolinha na gengiva continue acompanhando nosso artigo:
Aqui você vai encontrar:
Bolinha na gengiva o que pode ser?
A bolinha na gengiva é uma condição que pode ser causada por diversos fatores no qual cada um possui causas, sintomas e complicações diferentes.
Geralmente a bolinha na gengiva é causada por algum tipo de infecção, porém apesar de ser mais comum, ela nem sempre é originada de infecções.
Portanto, confira quais as principais causas da bolinha na gengiva, seus sintomas e como tratar:
Afta na gengiva
A afta corresponde a uma úlcera que se forma nas mucosas bucais, geralmente ela possui o formato arredondado com em média 1 cm de diâmetro e uma tonalidade esbranquiçada.
As aftas não possuem uma causa específica, porém geralmente são causadas pela estomatite aftosa e também podem ser causadas por traumas, estresse, déficit imunológico e reações alérgicas.
Geralmente as aftas causam dor e ardência, podendo se intensificar quando entram em contato com alimentos mais ácidos ou condimentados.
Esse tipo de bolinha na gengiva geralmente desaparece sozinha em até 2 semanas, porém, caso ela não suma após esse período ou esteja incomodando muito é possível recorrer a medicamentos próprios para aftas.
Porém, é importante mencionar que caso as aftas não desapareçam após o período de 2 semanas ou após o uso de medicamentos próprios para aftas é importante procurar atendimento com um profissional para que ele possa avaliá-las.
Abscesso gengival
O abscesso na gengiva é uma pequena bolinha na gengiva formada por pus e geralmente é derivada de uma infecção.
Sendo assim, ele consiste em uma bolinha de pus que possui a cor esbranquiçada e fica na superfície da gengiva, o que facilita sua identificação.
Ele é derivado de uma infecção bacteriana que se inicia com a formação do tártaro que posteriormente evolui para uma cárie ou outras doenças bucais.
Com a evolução dessa infecção, essas bactérias tendem a ir se infiltrando nos dentes e em certo momento acabam atingindo a gengiva.
Quando elas atingem a gengiva, originam uma infecção que resulta na formação do abscesso gengival, que nada mais é que uma bolsa de pus resultante da infecção.
É possível encontrar dois tipos de abscesso na gengiva, o periodontal, que ocorre no espaço entre a gengiva e os dentes, e o gengival, que ocorre na gengiva mais distante dos dentes.
Os sintomas associados a essa condição são a febre, incômodo, halitose, gosto ruim na boca e retração gengival.
O tratamento do abscesso gengival deve ser realizado por um profissional, visto que envolve a drenagem do pus e o uso de medicamentos como antibióticos para combater a infecção.
Mucocele
A mucocele, que também é conhecida como cisto mucoso, consiste em uma pequena bolinha que pode se formar nas mucosas bucais, como boca, língua, interior das gengivas, lábios e gengivas.
Essa bolinha consiste em uma bolha que possui saliva em seu interior e geralmente não causa nenhum sintoma além da formação da bolha. Sendo assim, ela é reconhecida por meio da identificação visual ou percebida através da sensação do inchaço na boca.
Ela não possui um tamanho fixo, sendo assim ela pode ser milimétrica ou passar de 1 centímetro de tamanho. Independente de qual seja seu tamanho, a mucocele é uma condição benigna, portanto não oferece riscos à saúde.
Em alguns casos essa bolha pode acabar se rompendo e liberando esse líquido preso no interior da boca, o que não causa nenhuma complicação. Porém, nesses casos em que a bolha se rompe, pode resultar em uma pequena ardência.
Geralmente elas são formadas devido a traumas ou mordidas recorrentes nas mucosas bucais.
A mucocele é uma condição que geralmente se resolve sozinha, sem o uso de medicamentos ou tratamentos específicos.
Porém, é importante que caso ela permaneça por muito tempo na boca do paciente ele procure atendimento especializado para verificar o que pode ser essa bolha.
O que fazer quando encontrar uma bolinha na gengiva?
Apesar de que grande parte das causas de bolinha na gengiva são condições que se resolvem sozinhas, é importante que o paciente realize o acompanhamento com um profissional.
Isso se deve ao fato de que apenas um profissional é capaz de avaliar a causa da bolinha na gengiva e tratá-la da maneira correta caso seja necessário.
Portanto, é importante buscar atendimento ao perceber a presença de qualquer sintoma incomum, seja a formação de uma bolinha ou alguma ferida.
Pois somente dessa forma é possível manter a saúde bucal em dia e sua boca livre de complicações.
Além disso, quando o paciente vai ao dentista para avaliar a bolinha na gengiva, ele consegue avaliar se ela não é causada por uma condição mais grave como um câncer bucal.
Sendo assim, independente de qual seja o motivo que levou a formação da bolinha, o dentista pode identificar o motivo e iniciar o tratamento, que quanto mais cedo for iniciado, melhor é o seu resultado.
Busque por uma clínica de confiança para realizar suas consultas regulares ao dentista
As consultas regulares ao dentista são muito importantes pois é por meio delas que é possível realizar o acompanhamento de sua saúde bucal.
Elas também oferecem a possibilidade de se identificar complicações bucais e tratá-las antes que se tornem complicações mais severas.
Por meio das visitas ao consultório também é possível realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes. Esse procedimento é responsável por realizar uma limpeza completa da boca, removendo quaisquer indícios de tártaro e placa bacteriana.
Sendo assim, na hora de agendar suas consultas, sejam elas de rotina ou para avaliar alguma condição específica, conte com a DentalVidas.
A DentalVidas possui diversas clínicas credenciadas prontas para lhe oferecer um ótimo atendimento. Além disso, com os planos odontológicos DentalVidas você também conta com a cobertura de diversos procedimentos odontológicos.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!