Aparelho Ortodôntico

O braquete de aparelho é uma peça fundamental do aparelho ortodôntico e pode ser encontrado em diversos modelos de aparelho ortodôntico.

Sendo assim, confira mais informações a respeito desta peça tão importante do aparelho ortodôntico:

O que é braquete do aparelho?

O braquete de aparelho é uma das peças que compõem o aparelho ortodôntico fixo, assim como as borrachinhas de aparelho e o fio ortodôntico.

Geralmente ele possui um formato quadrado e o local onde fica posicionado pode variar, de modo que no aparelho convencional e no autoligado ele fica posicionado na frente dos dentes e no lingual na parte de dentro.

Além do formato quadrado, ele também possui uma estrutura semelhante a uma canaleta, que é o local por onde o fio ortodôntico passa e fica preso.

No modelo convencional o braquete fica posicionado sobre os dentes e sobre ele passa o fio ortodôntico e as borrachinhas para manter o fio preso.

No modelo autoligado, o braquete também fica colado na superfície externa dos dentes de modo que ele suporte o fio ortodôntico, no entanto, esse modelo não utiliza as borrachinhas.

Já no modelo lingual, o braquete fica colado na parte interna dos dentes, o que acaba fazendo com que o aparelho seja muito discreto. Ele também suporta o fio ortodôntico e as borrachinhas de aparelho.

Qual é a função do braquete de aparelho

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Qual é a função do braquete de aparelho?

Assim como foi dito anteriormente, o braquete de aparelho é uma peça fundamental do aparelho ortodôntico fixo, seja ele o autoligado, o convencional ou o lingual.

Ele possui a função de suportar o fio ortodôntico, mantendo-o sobre os dentes e assim garante que ele consiga exercer a pressão necessária sobre os dentes.

Desta forma, o principal objetivo do braquete de aparelho é auxiliar o fio ortodôntico a exercer a pressão necessária e de forma igual sobre os dentes, garantindo a progressão do tratamento ortodôntico.

No modelo convencional e no lingual, ele ainda serve para suportar as borrachinhas, que são responsáveis por exercer força sobre o fio ortodôntico e assim realizar as movimentações ortodônticas.

Já no caso do autoligado, o próprio braquete possui uma estrutura semelhante a um clipe que garante que ele próprio consiga exercer a pressão necessária sobre o fio ortodôntico, o que faz com que ele não necessite das borrachinhas.

Tipos de braquete

O braquete consiste em uma estrutura dos aparelhos ortodônticos fixos que possui diferentes modelos que variam entre um aparelho fixo e outro. Sendo assim, confira quais são os principais modelos:

  • Convencional, é o modelo mais comum e possui um canal por onde passa o fio ortodôntico e pequenas estruturas em suas pontas que servem para fixar as borrachinhas do aparelho;
  • Autoligado, possui uma canal para a passagem do fio ortodôntico e também possui uma estrutura que se assemelha a um clipe que serve para manter o fio ortodôntico preso e exercer a pressão responsável pela movimentação ortodôntica sobre ele;
  • Lingual, é semelhante ao convencional, possuindo um canal para a passagem do fio ortodôntico e estruturas para a fixação das borrachinhas, no entanto, possui um tamanho menor e quinas mais arredondadas por conta do local onde fica instalado.

Além dos diferentes modelos, os braquetes de aparelho do convencional e autoligado podem ser confeccionados de diferentes materiais, sendo eles:

  • Resina, é um material cuja tonalidade consegue se aproximar da tonalidade dos dentes devido ao fato de ser mais esbranquiçada;
  • Porcelana, assim como a resina, consiste em um material que possui uma tonalidade que se assemelha a cor dos dentes, ou seja, é mais esbranquiçada;
  • Safira, é um material que diferentemente dos demais, possui uma tonalidade translúcida, o que permite que ele se camufle entre os dentes.

Como o braquete é fixado?

O braquete de aparelho é fixado no dente durante a instalação do aparelho ortodôntico fixo e também quando um braquete se solta durante o tratamento.

Antes de fazer a fixação é necessário realizar uma breve limpeza dos dentes para prevenir o surgimento de alguma complicação por causa de alguma bactéria.

Após essa limpeza é aplicado um ácido no local onde o braquete será fixado para facilitar sua adesão à superfície do dente. Após o ácido, é utilizada resina composta para fixar o braquete na superfície do dente.

Assim que o braquete é colado, o profissional utiliza uma luz para acelerar o processo de secagem e assim garantir a fixação correta dessa peça.

O que faz o braquete de aparelho se soltar

O que faz o braquete de aparelho se soltar?

Apesar de o braquete de aparelho ser bem fixado sobre os dentes, algumas vezes pode acontecer de ele se desprender dos dentes.

Os principais motivos que levam o braquete a se soltar dos dentes são a ingestão de alimentos muito rígidos ou pegajosos e impactos que podem ocorrer derivados de acidentes.

Meu braquete do aparelho soltou e agora?

O recomendado a se fazer quando o braquete se solta é procurar o profissional responsável pelo seu tratamento ortodôntico para que ele possa colar o braquete novamente.

Essa visita ao consultório do dentista deve ser feita o mais rápido possível para reduzir o prejuízo no tratamento causado pela falta do braquete.

Além disso, é importante que caso o braquete se solte o paciente não tente colá-lo por conta própria, pois isso pode acabar provocando maiores complicações.

Cuidados que devemos ter com o aparelho

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar complicações quando o paciente faz o uso do aparelho ortodôntico, tais como:

  • Utilizar o fio dental da maneira correta, utilizando o passa-fio caso tenha dificuldades ao usar o fio dental;
  • Escovar os dentes da maneira correta dando uma atenção especial para o braquete de aparelho devido ao fato de que partículas de alimentos podem se depositar sobre ele;
  • Evitar ingerir alimentos muito rígidos ou pegajosos, visto que isso pode danificar o aparelho e também fazer com que os braquetes se soltem.

Mantenha as consultas ao dentista em dia

Ele irá acompanhar sua evolução no tratamento e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.

As visitas regulares também permitem que o profissional possa realizar a profilaxia, que é responsável por prevenir o surgimento de algumas complicações, e também permite que o profissional possa avaliar o estado de sua saúde bucal, identificando possíveis problemas logo em seu início.

Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.

Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO