O bruxismo é uma condição que afeta cerca de 30% da população mundial e pode causar vários problemas relacionados à ATM, aos ossos de sustentação e aos dentes.
Nesse artigo falaremos mais a respeito do que é e como tratar bruxismo, confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é bruxismo?
O bruxismo diz respeito ao ato de apertar e/ou ranger os dentes de forma involuntária e pode ocorrer durante o sono ou enquanto o paciente se encontra acordado.
Essa condição pode causar danos aos dentes, aos seus tecidos de sustentação e à articulação temporomandibular. Geralmente essa condição não é percebida pelo próprio paciente, o que torna um pouco difícil sua identificação.
Esse distúrbio não possui uma causa específica, no entanto existem alguns fatores de risco que contribuem para o seu surgimento, como ansiedade, estresse, problemas de má-oclusão e outros.
O que causa bruxismo?
O bruxismo é uma condição que não possui uma causa específica, no entanto, acredita-se que diversos fatores podem contribuir para seu surgimento.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores que podem influenciar no surgimento do bruxismo:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Respiração bucal;
- Má-oclusão;
- Refluxo gastroesofágico;
- Fatores genéticos;
- Hábitos parafuncionais;
- Pressão excessiva sobre a articulação, seja durante o sono ou devido ao fato de apoiar o queixo nas mãos.
Quais são os sintomas?
O bruxismo é conhecido por ser uma condição que faz com que o paciente aperte e/ou ranja os dentes involuntariamente, seja enquanto ele está acordado ou dormindo.
Isso pode acabar fazendo com que surjam alguns outros sintomas, tais como:
- Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
- Amolecimento dos dentes;
- Dor de cabeça;
- Dor nos músculos envolvidos na movimentação da mandíbula;
- Desgaste e possíveis fraturas dos dentes;
- Alterações do sono;
- Estalos ao movimentar a mandíbula.
Devido ao fato de essa condição ser de difícil identificação, é importante que o paciente atente-se aos sintomas e procure um profissional caso perceba a presença de algum deles.
Como identificar?
Assim como foi dito anteriormente, o bruxismo é uma condição difícil de ser identificada devido ao fato de que muitas vezes ela se manifesta durante o sono do paciente.
Sendo assim, para identificar essa condição é importante atentar-se aos sintomas manifestados e procurar um dentista após a identificação dos sintomas.
A partir dos sintomas relatados e observados, o dentista poderá fazer uma avaliação mais completa e identificar se o paciente é afetado pelo bruxismo.
LEIA TAMBÉM: O que causa bruxismo? Confira as 6 principais causas!
Como tratar o bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio que não possui uma cura definida, no entanto, existem alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados para amenizar seus sintomas.
A decisão a respeito de qual tratamento será utilizado será decidido pelo profissional responsável a partir da avaliação do nível do bruxismo e sua causa.
Dentre os tratamentos existentes é possível encontrar:
Toxina botulínica
O tratamento do bruxismo com a toxina botulínica é feito através da aplicação dele nos músculos responsáveis pela movimentação da arcada.
Esse tratamento age 24 horas por dia sobre os músculos faciais, o que faz com que ele seja capaz de aliviar a pressão facial, reduzindo assim os sintomas relacionados ao bruxismo.
Placa de bruxismo
A placa de bruxismo, também conhecida como placa miorrelaxante, é um dispositivo interoclusal que age como forma de proteger os dentes e desprogramar o apertar e ranger de dentes.
Ela pode ser confeccionada tanto de acrílico quanto de silicone, sendo a de acrílico utilizada para tratar o bruxismo onde há o ranger de dentes e a de silicone os casos onde há apenas o apertar de dentes.
Tratamento multidisciplinar
Tendo em vista que o bruxismo pode ser causado por uma série de fatores e para tratar o bruxismo é importante fazer o tratar suas causas.
Sendo assim, quando o caso de bruxismo envolve ansiedade e estresse é interessante fazer o acompanhamento com um psicólogo, juntamente com a realização de atividades prazerosas, como exercícios e esportes.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.