O bruxismo infantil diz respeito ao desordem funcional caracterizado pelo ranger e apertar de dentes de crianças durante o sono.
Sendo assim, para saber mais a respeito dele, continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é bruxismo infantil?
O bruxismo infantil consiste no ranger e apertar dos dentes de forma repetitiva pela criança e pode ser dividido em dois tipos principais, o noturno e o diurno.
O noturno geralmente acontece durante o sono da criança, enquanto o diurno, que recebe o nome de briquismo, ocorre enquanto a criança está acordada.
Apesar de ambos os tipos serem comuns, acredita-se que o briquismo ocorre com maior frequência e geralmente consiste apenas no apertar dos dentes.
No caso do bruxismo noturno, é comum que o paciente não perceba que ele range os dentes durante a noite devido ao fato de estar dormindo.
Por conta disso, acaba sendo difícil de identificá-lo em crianças, exceto nos casos onde eles dormem no mesmo quarto que seus irmãos ou que seus responsáveis.
Além disso, o bruxismo pode aumentar os riscos de o paciente desenvolver:
- Fraturas dentárias;
- Retração gengival;
- Disfunção temporomandibular;
- Problemas alimentares;
- Problemas de sono;
- Transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
O que causa bruxismo infantil?
O bruxismo em crianças, assim como o em adultos, não possui uma causa específica, no entanto, acredita-se que ele surge por conta de fatores psicológicos, genéticos ou ambientais.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores que podem provocar o bruxismo:
Estresse
O estresse parece ser um dos principais fatores responsáveis por provocar o bruxismo, e, em crianças que estão na escola, ele pode surgir por conta das tarefas de casa ou pressão para tirar boas notas.
Idade
Apesar de poder ocorrer em todas as faixas etárias a partir do nascimento dos dentes, essa condição é mais comum em crianças que possuem entre 7 a 10 anos, que é a idade em que eles iniciam o ensino fundamental e a cobrança escolar começa a ser maior.
Ansiedade
A ansiedade é um dos principais fatores associados ao surgimento do bruxismo, tanto em crianças quanto em adultos.
Nas crianças ela tende a surgir durante a fase escolar por causa da preocupação com suas notas ou por conta de algum conflito que possa estar ocorrendo em casa, mas também pode surgir por outros fatores.
Problemas de sono e transtornos
Juntamente com a ansiedade e o estresse, o bruxismo também pode ocorrer por conta de algumas condições como o TDAH ou o autismo, no entanto ainda não se sabe se sua causa é o transtorno ou os medicamentos utilizados em seu tratamento.
Além dos transtornos, ele também pode surgir por conta de problemas durante o sono como as parassonias, roncos e problemas de respiração durante o sono.
Problemas bucais
O bruxismo é bastante comum em crianças que sofrem de má-oclusão, nas que utilizam aparelho ortodôntico fixo e nas que possuem o hábito de respirar pela boca.
Expostas a fumaça do cigarro
Crianças que são constantemente expostas a fumaça exalada pelo cigarro, também conhecidas como fumantes passivas, possuem uma maior disposição para desenvolver o bruxismo infantil.
Sinais de bruxismo em crianças
Existem alguns sinais e sintomas que são bastante comuns de serem percebidos quando a criança tem bruxismo, são eles:
- Dano aos dentes: como fraturas, desgaste dentário ou retração gengival;
- Sensibilidade: por causa do desgaste dos dentes que resulta em um afinamento da camada de esmalte, tornando o dente mais sensível à temperaturas frias ou quentes;
- Dores na mandíbula ou de cabeça: que pode ocorrer por conta do apertar e ranger de dentes;
- Sons de dentes rangendo, que podem ser percebidos durante o sono da criança.
Como identificá-lo?
O bruxismo infantil pode ser identificado principalmente através da percepção do som de dentes rangendo enquanto a criança está dormindo.
Também é importante atentar-se a queixas da criança, como dores na mandíbula ou de cabeça durante o amanhecer, e avaliar se existem possíveis desgastes dentários ou retração gengival.
Caso perceba algum desses sinais, é importante que os responsáveis procurem levar a criança a uma consulta com um médico ou dentista, visto que eles serão capazes de fazer uma avaliação mais precisa da condição.
Como tratar bruxismo infantil?
O bruxismo infantil, assim como o de adultos, não possui cura definitiva, no entanto, é possível realizar tratamentos que são capazes de aliviar os sintomas e reduzir os danos provocados por ele. Sendo assim, confira quais são as principais formas de tratar o bruxismo:
Placa de bruxismo
A placa de bruxismo é uma peça desenvolvida com o objetivo de reduzir o ranger e apertar de dentes do paciente, visto que contribui para prevenir esses sintomas.
Desta forma, a placa de bruxismo é um dos tratamentos mais eficazes para prevenir o ranger e apertar de dentes do paciente.
Alívio de estresse e ansiedade
Assim como vimos anteriormente, o estresse e a ansiedade estão intimamente ligados com o surgimento do bruxismo, tanto infantil quanto adulto.
Sendo assim, como forma de tratá-lo o paciente pode procurar atendimento terapêutico e também realizar atividades físicas e esportes que podem ajudá-lo com o alívio desses sintomas.
Rotina de sono
Essa condição também está associada à qualidade de sono. Sendo assim, é importante garantir que a criança tenha uma boa noite de sono.
Isso pode ser alcançado por manter um horário adequado para que ela vá para cama e garantindo que seu quarto esteja escuro e em silêncio.
Além disso, também é importante manter uma dieta com baixo consumo de açúcar para evitar que elas fiquem muito agitadas.
Quando procurar um dentista?
O tratamento adequado do bruxismo infantil só pode ser indicado por um profissional, seja ele um médico pediatra ou um odontopediatra.
Sendo assim, é importante levar a criança a uma consulta assim que os primeiros sintomas forem percebidos, pois desta forma é possível tentar evitar o surgimento de maiores complicações.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.