Saúde Bucal

Bruxismo se trata de um distúrbio do sono que proporciona momentos de ranger de dentes. Mesmo que essa desordem seja bastante comum à noite, também pode estar presente no turno diurno, em momentos de vigília.

No entanto, a maior parte das pessoas não sabem que possuem o bruxismo, justamente por ele ser mais comum durante a noite.

É um transtorno bastante comum e que pode afetar diretamente na qualidade de vida da pessoa, assim como na saúde bucal e a estética do sorriso.

Conheça o bruxismo e as duas demais particularidades aqui. Boa leitura!

O que é Bruxismo?

O bruxismo se trata de uma desordem, de uma ação parafuncional, que envolve o estreitamento do dente. Atinge pessoas de todas as faixas-etárias, mas principalmente crianças.

Os movimentos causados pelo bruxismo são feitos pelos músculos responsáveis pela mastigação e podem trazer uma série de consequências como desgastes na dentição, ATM – distúrbios da articulação temporomandibular, dor muscular, lesões orofaciais e periodontais.

Por sua vez, o quadro clínico desse distúrbio pode incidir em fadiga, miosite, mialgia, atividade assimétrica dos músculos, mudanças na musculatura mastigatória, além do comprometimento funcional.

Mesmo que não possua cura, essa condição pode ter seu tratamento ideal segundo a avaliação e a percepção do dentista.

Tratamento do Bruxismo

Nesse sentido, as formas de tratamento disponíveis se divergem quanto à sua abordagem, mas também variam quanto a seu fator específico.

Antes de aderir a qualquer uma delas, é fundamental contatar o seu dentista especialista, que vai avaliar o grau da situação e identificar a causa por trás das crises.

Dentre os tratamentos que o profissional pode indicar estão as placas de bruxismo, também chamadas de placas miorrelaxantes ou de mordida, e a toxina botulínica, que é uma abordagem capaz de promover a harmonia orofacial.

Além de estar regularmente sob os cuidados do dentista, quem sofre de bruxismo deve também procurar por ajuda terapêutica e psicológica.

placa de bruxismo
Mulher sentindo dores características do bruxismo.

Placa de Bruxismo

O tratamento pela placa de mordida tem como objetivo exercer o papel de proteção sobre o esmalte dentário, impedindo que ele seja desgastado por seu contato constante.

Esse acessório é capaz de moldar toda a arcada dentária. Pode ser confeccionada em resina acrílica ou em silicone, sendo resistente e maleável, respectivamente. Esse dispositivo móvel fica deve ser usado entre a arcada superior e inferior nos momentos em que os surtos costumam acontecer.

Ademais, permite que haja o relaxamento dos músculos afetados pelo movimento estressante, proporcionando a desoclusão dos dentes enquanto os protege nos momentos de parafunção.

Toxina botulínica

Mesmo que na prática, o bruxismo não tenha uma causa específica, uma mudança é feita no sistema nervoso central. Essa implicação é responsável pelo ranger de dentes e pelo apertamento da arcada.

Desse modo, a abordagem por essa toxina é bastante eficiente, uma vez que possui atuação focada nessa adulteração.

Logo, a toxina botulínica atua diminuindo a contração muscular e controlando os movimentos involuntários.

Isso se dá por meio da barragem da liberação da acetilcolina, neurotransmissor por trás da proliferação dessa contração dos músculos.

Uma vez que a toxina tem ação direta sobre os músculos enredados na parafunção, o procedimento atua 24 horas por dia, barrando problemas na dentição como fraturas e desgastes.

Por fim, essa abordagem alivia as dores musculares e também na qualidade do sono.

Tratamento multidisciplinar

Como dito, o bruxismo deve ser tratado não somente na clínica odontológica, mas também na clínica de psicologia. Além desses profissionais envolvidos, há outros que também são capazes de ajudar, como o otorrinolaringologista e, caso o paciente seja uma criança, um pediatra.

O acompanhamento psicológico é muito importante, e nesse contexto se deve a relação do bruxismo a momentos estressantes e a crises de ansiedade. As sessões visam “cortar o mal pela raiz”, descobrindo a causa e permitindo com que os sintomas se amenizem gradualmente.

Tratamentos estéticos

Quanto a estética do dente afetado, e o fato da dentição está mais suscetível a formação da placa bacteriana, restaurações dentárias podem ser feitas. Contudo, apenas os pequenos desgastes podem ser sanados por resina composta, os mais graves devem ter uma abordagem com porcelana.

No caso de alguma das evoluções da placa bacteriana, como tártaros, cáries e doenças periodontais, uma higiene bucal adequada e procedimentos como a profilaxia e tratamento de tártaro, devem ser realizados.

bruxismo sintomas
Mulher com sintomas do bruxismo no consultório odontológico.

O bruxismo e seus sintomas

A incidência do bruxismo pode ser percebida de forma precoce por meio de seus sintomas. Dentre eles podemos citar fortes dores de cabeça, dores musculares e no maxilar, cansaço, sensibilidade e incômodo durante a mastigação.

Além disso, esses sintomas trazem consigo sérias complicações à saúde como dores pela zona bucal, os desgastes do dente, e até mesmo perda óssea.

O deslocamento da mandíbula, na maioria das vezes, ocorre no disco articular, fazendo com que essa estrutura se desloque para frente e gerando intenso desconforto. Nesse contexto, a abertura da boca que essa complicação promove se denomina “trismo mandibular”.

O encurvamento dos dentes possível pelo ranger de dentes pode estar relacionado a uma doença periodontal, advinda ou não das complicações do bruxismo. Desse modo, se reforça a necessidade de frequentar o consultório odontológico regularmente para conter e tratar esse problema.

Bruxismo infantil

O bruxismo é bastante comum em crianças, porém não se limita a elas. Logo, é importante que seja identificado o quanto antes, já que pode evoluir e trazer consigo uma série de problemas futuros ao pequeno em questão, comprometendo de forma significativa o seu desenvolvimento.

Entretanto, para uma detecção significativa, deve-se ter em mente que o hábito de ranger dentes é comum até os 6 anos de idade. Isso se deve ao fato de que a boca está em processo de crescimento e de adaptação a formação dos dentes.

A sua detecção precoce é ainda mais considerando a relação emocional que o bruxismo tem. Dessa forma, o acompanhamento psicológico desde a infância também influencia diretamente na melhor qualidade de vida.

O estresse e a ansiedade também podem ser sentidos por uma criança, assim como a mordida desalinhada e a má oclusão são umas das principais causas do bruxismo.

Em relação à arcada, hábitos comuns na infância, como a adesão da mamadeira e da chupeta, e também complicações comuns como problemas de respiração, nutricionais e fatores hereditários são capazes de justificar essa relação.

Tratamento do Bruxismo infantil

Assim como nos adultos, o bruxismo infantil pode ser tratado pela placa miorrelaxante, amenizando a fricção entre a arcada superior e inferior. Entretanto, essa decisão deve ser mediada pelo dentista, assim como todo processo, uma vez que seu uso pode comprometer a formação total e adequada da dentição.

Caso o quadro de bruxismo tenha relação com as estruturas da zona bucal e o alinhamento da arcada, a abordagem por algum tratamento ortodôntico pode ser necessária.

Mais válido do que tratar, é prevenir. Com isso, além do acompanhamento psicológico, medidas que levam em conta a tranquilidade, o bem-estar e a mastigação eficiente da criança são bem-vindas.

Visitas regulares à clínica odontológica

Portanto, ao perceber alguns dos sinais do bruxismo, visite um profissional especialista para que, caso seja a situação, o bruxismo seja controlado mais facilmente em sua fase inicial. Isso por meio do tratamento adequado a sua situação.

É somente por meio das avaliações regulares de seu dentista que esse e demais problemas bucais podem ter o seu diagnóstico feito com precisão. No caso desse distúrbio se observa desgastes e fraturas nos dentes, além de uma linha branca na gengiva da bochecha e marcas na língua.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário