O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que é muito preocupante por conta de sua alta capacidade de se tornar uma metástase.
Sendo assim, para conhecer mais a respeito dele e de como é o câncer de boca avançado continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é câncer de boca?
O câncer de boca diz respeito a um tumor maligno que se desenvolve nas mucosas bucais, como lábios, palato, assoalho bucal, gengiva, parte interna das bochechas e língua.
Geralmente o câncer de boca no início atinge apenas os tecidos mais superficiais, no entanto, o câncer de boca avançado pode atingir os tecidos mais internos e ainda provocar uma metástase, que é uma condição onde o tumor se desprende do local original e migra para outra região.
Esta condição também tende a provocar sintomas bastante incômodos, sendo que sua intensidade varia de acordo com sua evolução.
Na maior parte das vezes, este tipo de tumor é extremamente agressivo, o que faz com que seja altamente importante detectá-lo em seu início para iniciar o tratamento precoce.
Isto é importante devido ao fato de que quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura do câncer de boca.
Esse tipo de câncer afeta mais pessoas do sexo masculino que consomem cigarros e bebidas alcoólicas, além de também ser mais comum em pessoas brancas.
Como o câncer de boca se desenvolve?
O câncer é uma doença que não possui uma causa específica definida, portanto não é possível afirmar qual a causa do câncer.
Isto se deve ao fato de ele ser derivado de uma falha na reprodução celular que pode gerar uma célula defeituosa que se multiplica descontroladamente, provocando o surgimento de tumores.
Esta falha na multiplicação celular não possui uma causa específica, mas existem alguns fatores que são tidos como fatores de risco que podem aumentar a chance do seu surgimento. Dentre eles é possível citar:
- Consumo de bebidas alcoólicas, visto que determinadas concentrações de álcool na cavidade bucal podem aumentar a permeabilidade da mucosa bucal, o que contribui para a infiltração de carcinógenos. Além disso, o álcool também provoca inúmeras alterações no metabolismo do corpo humano que podem afetar a saúde do paciente;
- Consumo de tabaco, que assim como as bebidas alcoólicas podem provocar o surgimento de inúmeras complicações no corpo humano, incluindo o câncer, o que se deve às várias substâncias presentes no cigarro. Além disso, seu consumo em conjunto com o álcool pode potencializar seu efeito cancerígeno;
- Irritações, derivadas de dentes quebrados ou próteses mal ajustadas raspando nas mucosas orais;
- Exposição solar excessiva, que geralmente afeta os lábios inferiores, por estarem mais vulneráveis à exposição solar.
Sintomas do câncer de boca no início
O câncer de boca no início geralmente tende a ser bastante sutil, assim como os cânceres em outras regiões.
Sendo assim, confira quais são os principais sintomas inicialmente:
- Lesões na boca que não cicatrizam após um período de duas semanas;
- Surgimento de manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas nas mucosas bucais;
- Nódulos no pescoço;
- Rouquidão persistente, no caso de câncer na laringe.
Apesar de os sinais inicialmente serem bastante sutis, é importante que o paciente fique atento a eles, pois a identificação desta condição em seu estágio inicial pode aumentar muito as chances de tratamento.
Sintomas do câncer de boca avançado
Nos casos mais avançados, o câncer ainda mostra os sintomas iniciais, como as lesões que não cicatrizam e as manchas no interior da boca e além destes sintomas ainda é possível identificar outros sintomas, como:
- Dificuldade para mastigar e engolir alimentos;
- Dificuldade para falar;
- Sensação de algo preso na garganta.
Portanto, assim como inicialmente, o câncer de boca avançado também apresenta alguns sintomas que podem ou não ser sutis.
Logo, ao identificá-los, é importante que o paciente procure consultar-se com um profissional para que ele possa realizar os exames necessários para confirmar o diagnóstico.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico inicialmente deve ser feito pelo próprio paciente através do autoexame e da identificação dos sintomas citados anteriormente.
Assim que o paciente notar a presença de algum sinal que possa ser um câncer de boca é importante que ele procure consultar-se com um profissional para uma avaliação mais precisa.
As avaliações iniciais feitas pelo profissional são feitas a partir da análise de alguns fatores, como:
- Histórico médico: onde o profissional irá avaliar os hábitos de saúde e possíveis doenças que o paciente possa ter tido anteriormente, além de também levar em consideração hábitos considerados de risco;
- Avaliação clínica: onde o profissional irá avaliar a cavidade oral do paciente em busca de possíveis indícios;
- Exames laboratoriais: podem ser realizados quando o profissional identifica alguma anormalidade na cavidade oral do paciente e consistem em exames de sangue ou biópsias;
- Exames de imagem: assim como os laboratoriais, o profissional também pode exigir do paciente a realização de exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia para identificar os problemas.
Como é feito o tratamento do câncer de boca avançado?
Quando o paciente possui um câncer de boca em estágio avançado, seu tratamento tende a se diferir um pouco do estágio inicial.
Isto se deve ao fato de que no estágio avançado geralmente inicia-se o tratamento com uma quimioterapia, que é um tratamento medicamentoso para atrapalhar o desenvolvimento do tumor.
Após isso é feita uma cirurgia para a remoção do tumor com o objetivo de evitar que ele se espalhe e reduzir sua taxa de crescimento.
Assim que a remoção cirúrgica do tumor é feita, o paciente é encaminhado para realizar a radioterapia, que consiste em um tratamento onde são emitidas ondas de radiação sobre o tumor para destruir as células cancerígenas ou impedir que elas se multipliquem.
Nos casos onde o câncer já se tornou uma metástase e se espalhou para outras regiões do corpo que não podem ser mais removidas cirurgicamente, o tratamento é feito a partir da radio e quimioterapia.
Prevenção
Para se prevenir do câncer de boca, é importante que o paciente evite realizar hábitos que são considerados fatores de risco.
Portanto é importante que o paciente evite consumir cigarros e bebidas alcoólicas e também evite exposição solar sem a devida proteção.
Além disso, o paciente também deve realizar o autoexame regularmente. Ele consiste em uma autoavaliação da cavidade oral em busca de possíveis indícios cancerígenos.
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar os problemas logo em seu início, evitando maiores complicações.
Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e, consequentemente da gengivite, que é a inflamação dos tecidos gengivais.
Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!