O câncer de boca é um dos tipos de câncer que mais afeta a população masculina brasileira, especialmente acima dos 40 anos.
Para saber mais a respeito do que é e dos sintomas de câncer de boca continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é câncer de boca?
O câncer de boca diz respeito a um tumor maligno que surge nas mucosas bucais, como parte interna das bochechas, língua e céu da boca.
Ele é caracterizado pelo surgimento de lesões bucais, dor e possíveis sangramentos que podem surgir nas regiões afetadas.
Esse tumor também tende a ser altamente agressivo, ressaltando a importância de ser identificado precocemente para que seu tratamento possa se iniciar o mais cedo possível, aumentando assim as chances de cura.
O que causa câncer de boca?
O câncer de boca é uma condição que não possui uma causa específica, mas existem diversos fatores que são considerados fatores de risco para seu surgimento.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores podem provocar o seu aparecimento:
- Consumo de tabaco, seja ele tragável ou mascável devido ao fato de possuir certas substâncias que podem irritar as mucosas internas da boca;
- Consumo de bebidas alcoólicas visto que, assim como o tabaco, possuem substâncias que podem irritar as mucosas orais;
- Déficit nutricional, que pode ser causado por uma alimentação deficiente, resultando na falta de nutrientes para as células, fazendo com que elas percam a proteção contra danos e mutações;
- HPV, ou papilomavírus humano, consiste em um vírus que é responsável por provocar uma multiplicação celular, causando o surgimento de verrugas e consequentemente podendo levar ao desenvolvimento de um tumor cancerígeno;
- Má higienização bucal, visto que o acúmulo de placa bacteriana pode levar ao surgimento de uma inflamação crônica das mucosas bucais, que pode provocar o aparecimento de tumores malignos;
- Exposição solar, quando ocorre constantemente e em excesso pode resultar no surgimento do câncer de boca nos lábios.
Além disso, essa condição tende a ser mais comum em pacientes do sexo masculino acima dos 40 anos, sendo ainda mais comum em homens que consomem álcool e tabaco regularmente.
Quais são os sintomas do câncer de boca?
O câncer bucal é uma condição que possui alguns sintomas bem característicos, o que acaba tornando mais fácil diagnostica-lo.
Sendo assim, confira quais são os principais sintomas do câncer de boca:
- Lesões bucais ou nos lábios que não cicatrizam após um período de 2 semanas;
- Surgimento de manchas vermelhas ou esbranquiçadas nas mucosas bucais, como céu da boca, língua e parte interna das bochechas;
- Inchaço do pescoço;
- Rouquidão constante.
Nos casos mais severos podem surgir também:
- Dificuldade para mastigar e engolir;
- Dificuldade para falar;
- Sensação de algo preso na garganta.
Como é feito o diagnóstico?
O autoexame para identificar possíveis suspeitas de câncer de boca o paciente deve examinar a boca à procura de lesões bucais e, caso encontre alguma, observá-la para analisar se ela irá sumir após 2 semanas.
Caso não suma, o paciente deve procurar um profissional da área para um diagnóstico mais completo a respeito e confirmar a suspeita, sendo muito importante que o diagnóstico seja feito na fase inicial do câncer de boca.
Além disso, também é recomendado realizar visitas regulares ao dentista para que seja possível identificar possíveis lesões cancerígenas logo em seu início, visto que isto contribui para o sucesso de seu tratamento.
Quais são os tipos de câncer de boca?
É possível encontrar o câncer de boca de diferentes formas na mucosa oral e cada um destes casos diz respeito a um diferente tipo de câncer de boca.
Dentre esses tipos podemos citar:
- Carcinoma escamoso;
- Carcinoma verrucoso;
- Carcinoma mucoepidermóide;
- Carcinoma adenóide cístico;
- Adenocarcinoma;
- Linfomas;
- Melanoma maligno.
Como é feito o tratamento do câncer de boca?
Geralmente o tratamento do câncer de boca é feito através da remoção cirúrgica do tumor juntamente com a realização de sessões de quimio, radio e imunoterapia.
No entanto, em casos mais leves e iniciais pode não ser necessário realizar todos os tratamentos em conjunto, visto que o tumor não se encontra tão avançado.
Além disso, por se tratar de uma condição bastante agressiva, é importante que o paciente continue realizando acompanhamento médico regular para avaliar a possível reincidência e intervir o mais rápido possível nestes casos.
Também é importante que o paciente realize acompanhamento terapêutico durante o tratamento por ser bastante agressivo e também é importante que a família ofereça todo o suporte necessário para que ele se sinta mais tranquilo.
Como prevenir?
Assim como vimos anteriormente o câncer de boca não possui uma causa específica, mas existem diversos fatores considerados como risco que podem contribuir para o seu aparecimento.
Sendo assim, para prevenir o seu surgimento é importante que o paciente evite consumir bebidas alcoólicas e tabaco, visto que eles possuem substâncias que podem irritar a mucosa oral, contribuindo para o surgimento de tumores malignos.
Também é importante manter uma alimentação balanceada, garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
Evitar a exposição solar excessiva, higienizar bem a cavidade oral e tomar os cuidados necessários para se prevenir do HPV também são maneiras de prevenir o surgimento dos tumores.
Além disso, o paciente também deve realizar o autoexame para identificar possíveis tumores na boca para iniciar o tratamento o mais cedo possível, visto que assim há mais chances de sucesso.
O autoexame deve ser feito em um local iluminado com um espelho de forma que seja possível avaliar claramente o interior da boca. Ele deve ser realizado da seguinte forma:
- Comece procurando por lesões nos lábios que não cicatrizam ou inchaços que não diminuem com o passar do tempo;
- Busque por lesões que não cicatrizam no interior da boca nas mucosas bucais;
- Procure por lesões que não cicatrizam por toda a língua;
- Avalie a parte de trás da garganta e a base da língua em busca de caroços, inchaços ou manchas.
Ao identificar qualquer anormalidade é importante que o paciente consulte-se com um profissional para um diagnóstico mais preciso a respeito da condição.
Após a visita ao profissional, ele pode solicitar a realização de alguns exames para a confirmação e iniciar o tratamento precoce.
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar os problemas logo em seu início, evitando maiores complicações.
Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e, consequentemente, da gengivite que é a inflamação dos tecidos gengivais.
Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!