O Candida albicans é um tipo de fungo que habita normalmente na pele dos seres humanos sem causar nenhum tipo de complicação.
No entanto, quando há uma queda da imunidade esse fungo se prolifera mais que o normal, causando uma infecção chamada candidíase.
Sendo assim, confira mais a respeito desse fungo no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é Candida albicans?
Candida albicans é um tipo de fungo que naturalmente habita a pele dos seres humanos e que sob circunstâncias normais não causa nenhuma complicação.
No entanto, quando há alguma complicação que gera um déficit na imunidade do paciente, esse fungo pode se proliferar e causar a candidíase.
Geralmente essa infecção tende a ocorrer na boca, a chamada candidíase oral, ou na região genital, a chamada candidíase genital.
A infecção tende a acontecer mais nessas regiões devido ao fato de que elas possuem uma concentração maior desses fungos.
Sintomas da infecção pelo fungo Candida albicans?
Quando há um aumento na população do Candida albicans ele tende a causar a candidíase, que geralmente ocorre na boca ou na região genital.
Essa condição é conhecida por causar o surgimento de uma camada branca com uma textura semelhante a algodão.
Ela pode causar ardência e dor, além de que ao tentar removê-la, pode acabar causando o sangramento da região.
Quais as causas dessa infecção?
Assim como dito anteriormente o Candida albicans é um fungo que habita o organismo humano naturalmente sem causar nenhuma complicação.
No entanto, quando há algum fator externo que abaixa a imunidade do paciente, esse fungo tende a se proliferar causando uma infecção.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores que afetam a imunidade do paciente e pode contribuir para o surgimento da candidíase:
- Doenças autoimunes;
- Xerostomia;
- Alto consumo de carboidratos;
- Ato de dormir com a dentadura;
- Doenças endócrinas;
- Tabagismo;
- Consumo de drogas;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Alergias respiratórias, como gripes e resfriados;
- Uso de determinados medicamentos.
Além disso, bebês e idosos são mais vulneráveis a infecção por Candida albicans pelo fato de possuírem o sistema imunológico mais fraco.
No caso dos bebês, essa condição também pode ser transmitida por objetos contaminados, por beijos ou através da mama contaminada da mãe.
Isso reforça a necessidade de manter os objetos do bebê sempre limpos para evitar que eles sejam contaminados tanto pelo Candida albicans quanto por outros microrganismos.
Candida albicans tratamento
O tratamento da candidíase oral deve ser indicado por um profissional da área da saúde, seja um médico ou um dentista.
Geralmente ele é feito através do uso de remédios para candidíase, que são antifúngicos e podem ser encontrados na forma de gel, na forma líquida ou comprimidos e seu uso tende a ser feito seguindo a recomendação do profissional.
No entanto, durante o tratamento também é importante que o paciente tenha alguns cuidados adicionais, tais como:
- Higienizar os dentes adequadamente após todas as refeições;
- Evitar alimentos muito gordurosos ou com muito açúcar;
- Evitar consumir cigarros e drogas;
- Não se automedicar;
- Não tentar remover as manchas à força.
Como prevenir essa infecção
Assim como foi visto acima, o Candida albicans é um fungo que tende a causar problemas apenas quando há algum déficit no sistema imune do paciente.
Sendo assim, para prevenir essa condição, é importante cuidar bem da alimentação e realizar atividades prazerosas regularmente.
Além disso, no caso de bebês, é importante manter os objetos que eles podem levar a boca sempre muito bem higienizados e também evitar beijá-los.
Também é importante higienizar muito bem as mãos antes de interagir com eles. Por se tratar de uma condição que pode ser contagiosa, para prevení-la também deve-se evitar compartilhar objetos que possam estar contaminados, como talheres.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!