A candidíase oral é uma complicação que ocorre nas mucosas da boca e pode afetar pacientes de todas as idades, sejam bebês ou idosos.
Sendo assim, confira mais a respeito dessa condição no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é candidíase oral?
A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma infecção causada pela proliferação do fungo Candida albicans na boca do paciente.
Geralmente ela tende a afetar mais recém nascidos e adultos com o sistema imunológico debilitado por conta de algum tipo de infecção, como gripes e resfriados.
Ela é caracterizada pelo aparecimento de uma camada branca com uma textura semelhante a de algodão sobre as mucosas da boca, como língua e bochechas.
Em casos mais graves, essa condição pode se espalhar e atingir o esôfago do paciente, causando problemas como dificuldade para engolir.
Além disso, o diagnóstico dessa condição pode ser feito tanto por um dentista quanto por um médico.
O que causa candidíase oral?
A candidíase oral é causada pelo Candida albicans, que é um fungo que habita naturalmente a pele do ser humano.
No entanto, quando o sistema imunológico do paciente se encontra enfraquecido ou a a flora de microrganismos se encontra desregulada esse fungo pode se proliferar sem controle.
Essa proliferação descontrolada resulta na formação da candidíase. Sendo assim, confira os principais fatores de vulnerabilidade para a candidíase oral?
- Gripe e resfriados;
- Pessoas idosas, recém nascidos e grávidas;
- Doenças autoimunes;
- Uso de alguns medicamentos;
- Uso de próteses dentárias móveis durante o sono;
- Déficit nutricional;
- Má higiene bucal;
- Tratamentos pesados como quimioterapia;
- Distúrbios psicológicos, como estresse e ansiedade;
- Xerostomia.
A candidíase também pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou através de objetos contaminados, logo, é importante que o paciente higienize bem os objetos que leva à boca para dessa forma evitar o contágio.
Candidíase sintomas
A candidíase oral é uma complicação que possui alguns sintomas que permitem identificá-la. São alguns dos sintomas:
- Formação de uma camada branca nas mucosas orais;
- Sensação de boca seca;
- Feridinha no canto da boca;
- Dor;
- Ardência;
- Sangramento ao tentar remover as manchas;
- Sensação de algodão na boca;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para deglutir alimentos.
Quando ela afeta a boca do bebê pode deixá-lo bastante agitado e irritado, além de também causar as manchas esbranquiçadas características dessa condição.
Ela também pode afetar a mama da mãe, o que pode acabar contaminando a criança. Quando ela afeta a mama ela causa:
- Descamação do mamilo;
- Sensibilidade;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Dor.
Portanto, ao sentir qualquer um desses incômodos no seio ou na boca é importante consultar-se com um profissional para tratar a condição o mais rápido possível.
Como tratar candidíase?
O tratamento da candidíase oral geralmente é feito através do uso de antifúngicos tópicos, que podem ser na forma de gel ou de líquido.
Esses antifúngicos devem ser receitados por um profissional da área da saúde, seja um dentista ou um médico.
Seu tratamento geralmente tende a durar em torno de uma ou duas semanas de acordo com a intensidade da condição.
Durante o tratamento é importante que o paciente cuide bem da higienização oral, a partir de uma boa escovação e do uso do fio dental da forma correta, podendo complementar com um antisséptico bucal.
Também é importante manter uma alimentação saudável para não sofrer nenhuma deficiência vitamínica, visto que a falta de nutrientes é um fator que contribui para o afloramento da candidíase.
A utilização de remédios caseiros, como o chá de romã, também pode ser eficiente no combate à candidíase oral, no entanto, ele não deve ser utilizado como substituto para o tratamento com um profissional da saúde.
Como prevenir?
Assim como foi visto anteriormente, a candidíase oral é uma condição que geralmente é causada por fatores que diminuem a imunidade. Dessa forma, uma das melhores maneiras de se prevenir é se alimentando de maneira saudável, mantendo o corpo sempre bem nutrido.
Também é importante praticar exercícios e atividades que lhe proporcionem prazer para aliviar um pouco do estresse e da ansiedade. No caso dos bebês é importante evitar beijá-los e manter todos os objetos que eles possam levar à boca muito bem higienizados.
Antes de interagir com o bebê também é importante higienizar muito bem as mãos para a prevenção não só da candidíase oral como também de outras doenças.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!