A cárie entre os dentes, ou interproximal, é o nome dado a infestação de bactérias que destroem o esmalte dentário quando esta se localiza entre um dente e outro.
Desse modo, a sua localização torna difícil sua identificação visual, o que faz com que na maioria das vezes seja necessário realizar um exame de raio X para identificá-la.
Confira mais a respeito da cárie entre os dentes, assim como o que é cárie, como removê-la e qual radiografia é utilizada identificá-la:
Aqui você vai encontrar:
O que é cárie?
A cárie é uma forma de dar nome a corrosão dos dentes causada por bactérias, portanto, ela é uma consequência do acúmulo de bactérias no interior da boca.
Desse modo, esse processo de corrosão inicia-se com a placa bacteriana, que corresponde ao acúmulo de bactérias sobre o dente.
Isso forma uma fina camada no dente que acaba afetando a coloração do dente, deixando sua tonalidade um pouco amarelada.
Com o passar do tempo, esse filme bacteriano endurece formando o cálculo dentário ou, como é chamado convencionalmente, o tártaro.
O tártaro nada mais é do que a placa bacteriana endurecida, dessa maneira, ele consegue proporcionar o ambiente ideal para que ela possa continuar se desenvolvendo.
Ele também é uma camada porosa, o que faz com que ele acabe acumulando partículas de alimentos e se pigmentando.
Desse modo, o tártaro também causa o escurecimento do dente, visto que normalmente devido a sua porosidade ele acaba tendo uma coloração amarronzada.
Após isso, caso o tártaro não seja tratado, o fato dele juntar partículas de alimentos e servir como uma proteção para a placa bacteriana faz com que as bactérias possam se desenvolver com tranquilidade.
Sendo assim, ao se alimentarem das partículas de alimentos, elas acabam produzindo um ácido que corrói o esmalte dentário.
Logo, essa corrosão do dente causada pelas bactérias é denominada cárie.
O que é a cárie entre os dentes?
Também chamada de cárie interproximal, a cárie entre os dentes é o nome dado à cárie quando esta acontece na região entre um dente e outro.
Essa região faz com que identificá-la seja extremamente difícil devido a sua localização, o que faz com que em grande parte das vezes seja necessário realizar um exame de raio X para identificá-la.
O exame só não costuma ser necessário quando a cárie entre os dentes está em um estágio avançado o que acaba tornando sua identificação mais fácil.
Quais as causas da cárie entre os dentes?
Assim como os outros tipos de cárie, a principal causa da cárie entre os dentes é a má higiene bucal.
Por se tratar de uma cárie localizada entre os dentes e o responsável por limpar essa região ser o fio dental, ela está associada a falta ou mal uso do fio dental.
Isso acontece devido ao fato de as cerdas da escova de dentes não conseguirem alcançar essa região, o que torna essencial o uso do fio dental.
Sendo assim, é essencial utilizá-lo a fim de higienizar corretamente essa região e evitar a formação da placa bacteriana e portanto evitar o aparecimento da cárie entre os dentes.
O uso do enxaguante bucal também pode auxiliar na limpeza dessa região, já que ele também alcança regiões onde as cerdas não.
Porém, seu uso não substitui o fio dental, visto que o fio dental é o utensílio feito para fazer essa limpeza da região entre os dentes.
Como identificar a cárie entre os dentes?
A cárie entre os dentes é um tipo de cárie extremamente difícil de se identificar por conta de sua localização.
Sendo assim, sua localização a olho nu geralmente só acontece quando ela se encontra em um estágio mais avançado.
Portanto sua identificação costuma acontecer após o paciente relatar os sintomas relacionados à cárie ao dentista.
Logo, após ouvir o relato, ele irá realizar uma avaliação geral da condição bucal do paciente e caso não encontre nada, ele irá solicitar uma exame de raio X.
O raio X o auxilia a identificar melhor a cárie entre os dentes, visto que ela pode ser enxergada nesse exame.
A cárie pode ser identificada de duas maneiras no exame de raio X:
- Em seu estágio inicial ela pode ser identificada como pequenas manchinhas brancas;
- Num estágio mais avançado elas são identificadas como pequenas cavidades nos dentes que são derivadas do processo de corrosão.
Qual radiografia é utilizada para verificar cárie entre os dentes?
Assim como citado anteriormente, a maneira mais fácil de se identificar a cárie entre os dentes é através do exame de raio X.
A radiografia utilizada para identificar a cárie entre os dentes é chamada de raio X interproximal ou raio X bitewing.
Esse exame consiste na imagem radiográfica da coroa de 2 a 3 dentes da arcada superior e inferior.
Sendo assim, essa radiografia consegue mostrar detalhadamente as coroas dos dentes, o que torna possível analisá-las criteriosamente de modo que seja possível identificar a cárie entre os dentes
Como tirar cárie entre os dentes?
Após identificada, o que resta a fazer é tratar a cárie entre os dentes, o que nem sempre é um processo fácil, devido a sua localização.
Porém, geralmente o processo utilizado para remoção desse tipo de cárie é a raspagem realizada utilizando uma broca odontológica.
Esse procedimento normalmente é utilizado para remoção de cáries quando elas não estão em um estágio mais avançado e comprometeram a polpa do dente.
Quando a cárie entre os dentes se encontra num estágio mais avançado e comprometeu o núcleo do dente é necessário realizar um tratamento de canal.
O tratamento de canal é responsável por remover a polpa contaminada do dente e selar o canal radicular.
Após o selamento o dentista preenche o interior do dente com uma resina e após pode-se realizar uma restauração para o dente ficar esteticamente mais agradável.
Como evitar a cárie entre os dentes?
A cárie entre os dentes tem como principal causa a má higiene na região entre os dentes.
Portanto, para evitar o aparecimento da cárie entre os dentes, o ideal é maneirar no consumo de doces e fazer o bom uso do fio dental, complementando essa limpeza com o enxaguante bucal.
Além disso, não se deve deixar a escovação de lado, apesar de ela não fazer muito efeito para a prevenção da cárie entre os dentes, ela consegue evitar outros tipos de problemas.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar a cárie no dente e entre os dentes.
Dessa maneira, por meio delas o paciente consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar o problemas.
Por meio delas, o dentista também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Laís
02/11/2022 at 20:46Mas claro que resolve problema de cáries interproximais. O uso de dentifrício na região com o auxílio do fio dental são efetivos contra a cárie sim