A cárie é uma das complicações mais comuns que afetam a saúde bucal da população nos dias de hoje. Ela pode afetar a coroa dos dentes tanto na parte superior quanto na região entre os dentes.
Nesse artigo você irá conferir mais a respeito do que é a cárie interproximal, ou entre os dentes, confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é cárie interproximal?
A cárie no dente é uma condição onde há uma infecção bacteriana que causa pontos pretos no dente e a formação de pequenos furinhos que podem se desenvolver e comprometer a estrutura do dente.
Esse acúmulo de bactérias geralmente ocorre por conta da má higienização dos dentes, o que resulta em partículas de alimentos presas aos dentes.
As partículas de alimentos acabam fazendo com que as bactérias presentes na boca se acumulem sobre elas, resultando na formação da cárie.
Com o passar do tempo, os ácidos produzidos por essas bactérias vão corroendo os dentes e comprometendo sua estrutura, de modo que, caso não sejam tratadas, elas comprometem o dente por completo.
A cárie interproximal é o resultado do acúmulo de bactérias na região entre os dentes, o que resulta em uma corrosão dos dentes nessa região.
O que causa cárie interproximal?
Assim como dito anteriormente, a cárie interproximal é formada pela má higienização dos dentes, que resulta no acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes.
Essas bactérias digerem as partículas de alimentos sobre os dentes, o que acaba resultando em uma erosão de sua estrutura. Sendo assim, essa corrosão dos dentes causada pelas bactérias é chamada de cárie.
Tendo em vista que a cárie interproximal é um tipo de cárie que surge entre os dentes, o principal fator que influência no seu aparecimento é o uso incorreto ou não uso do fio dental.
Como identificar?
A cárie interproximal é uma cárie que afeta a região entre os dentes do paciente, portanto, sua identificação costuma ser bastante difícil.
Dessa forma, esse tipo de cárie costuma ser identificada através de um exame chamado de radiografia odontológica interproximal, também conhecida como bite wing.
O que é radiografia interproximal?
O raio X de dente interproximal é um exame que possui o objetivo de mostrar detalhadamente a coroa dos dentes e os espaços entre elas.
Desse modo, a partir dela é possível visualizar detalhadamente de duas a três coroas, o que possibilita a identificação de qualquer problema que surja entre os dentes.
Como tratar cárie entre os dentes?
O tratamento da cárie geralmente é realizado a partir da remoção do tecido contaminado, que pode ser feito utilizando um laser, uma broca ou um gel e após a remoção do tecido comprometido é realizada uma restauração para recuperar sua estrutura original.
No entanto, quando essa infecção se encontra em um estágio mais avançado a ponto de comprometer a polpa dentária é necessário realizar um tratamento de canal ou em casos mais graves pode até mesmo exigir a extração do dente.
O tratamento de canal consiste em um procedimento onde a polpa do dente comprometida é removida juntamente com os tecidos contaminados pela cárie.
Após a remoção dos tecidos contaminados, o dente é selado e em seguida preenchido com resina odontológica para prevenir futuras contaminações e conferir ao dente sua funcionalidade novamente.
Como prevenir?
Assim como visto anteriormente, a principal causa do surgimento de cáries é a má higienização dos dentes.
Desse modo, pelo fato de a cárie interproximal atingir o espaço entre os dentes e o responsável por higienizar essa região ser o fio dental, conclui-se que ela se forma por conta do mau ou não uso do fio dental.
Sendo assim, para prevenir esse tipo de cárie é importante utilizar o fio dental e escovar os dentes da maneira correta, assim como evitar alimentos muito açucarados, pois o açúcar é digerido mais rapidamente pelas bactérias, o que resulta na produção dos ácidos mais rapidamente.
LEIA TAMBÉM: Cárie radicular: sintomas, causas e tipos de tratamento!
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar a cárie no dente logo em seu início, evitando maiores complicações e a necessidade de desvitalizá-lo.
Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e da pulpite, que é a inflamação da polpa dentária.
Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!