Saúde Bucal

A cárie é uma das complicações bucais mais comuns e que afeta grande parte da população, portanto, escrevemos este artigo a fim de compartilhar mais a respeito dessa condição, confira:

O que é cárie?

Afinal, o que é cárie? A cárie é um tipo de infecção bacteriana bucal que afeta os dentes do paciente, sendo caracterizada pelo surgimento de pontos pretos no dente, furinhos e dor de dente.

Geralmente ela é causada pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, o que ocorre quando o paciente não higieniza os dentes corretamente.

Apesar de na maioria das vezes ser um problema sério, algumas vezes ela pode se tornar uma cárie inativa, ou seja, uma cárie que não progride. No entanto, apenas um profissional pode avaliar se a cárie se encontra inativa ou não.

Por que surge a cárie no dente?

A cárie no dente é derivada do acúmulo de bactérias na superfície dos dentes que correspondem à placa bacteriana e ao tártaro.

A placa bacteriana se forma sobre os dentes toda vez que nos alimentamos, de modo que ela corresponde a junção de partículas de alimentos e bactérias que habitam naturalmente na boca.

Já o tártaro corresponde ao enrijecimento da placa bacteriana que acontece quando ela não é removida da superfície dos dentes, criando assim uma camada rígida e porosa sobre os dentes, chamada de tártaro.

Quando as bactérias presentes nessas camadas digerem as partículas de alimentos sobre os dentes, elas liberam um ácido que é corrosivo para a estrutura dos dentes.

Inicialmente, isto não provoca nenhuma complicação, no entanto, a constante liberação desses ácidos acaba criando um processo erosivo no dente, a chamada cárie.

Sendo assim, a principal causa da cárie dentária é a má higienização bucal, visto que a placa bacteriana que é a principal fonte das bactérias pode ser removida através da higienização bucal.

Mulher sentindo dor de dente por causa da cárie

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Quais são os sintomas de cárie dentária?

Assim como dito anteriormente, a cárie é caracterizada por sintomas como o surgimento de pontinhos pretos no dente, juntamente com a presença de furinhos e dor de dente.

No entanto, esses sintomas não surgem todos no início da condição. Inicialmente a cárie provoca apenas o surgimento de pontinhos pretos no dente, sem a presença de nenhum outro sintoma.

Com o passar do tempo, as bactérias começam a corroer a estrutura dental, provocando o surgimento de pequenos furinhos nos dentes.

Isto pode levar ao surgimento da dor do dente com cárie, caso as bactérias alcancem a polpa do dente, e também da sensibilidade ao ingerir alimentos muito quentes ou muito frios.

Caso ela continue evoluindo, a cárie pode alcançar a polpa dentária, o que pode provocar fortes dores e sensibilidade dentária.

Quando ela não é tratada em seu estágio avançado, essa infecção pode alcançar o periodonto do paciente, provocando o surgimento de abscesso na gengiva e em alguns casos comprometer o osso alveolar.

Em casos mais graves, as bactérias responsáveis por causar a cárie podem acabar alcançando a corrente sanguínea, originando um caso de bacteremia.

Como identificar cárie?

A cárie no dente é uma complicação que possui sintomas bastante característicos, portanto, é bastante simples identificá-la. No entanto, apesar de ser de fácil identificação, apenas um profissional é capaz de confirmar sua presença.

Além disso, o profissional é o único que pode afirmar se a cárie do paciente se encontra ativa ou inativa, o que implica na realização ou não do tratamento.

Essa avaliação geralmente é feita mediante a apresentação dos sintomas por parte do paciente ou por avaliação dos dentes feita pelo profissional no consultório odontológico.

Também podem ser usados raios-X de dente para confirmar se há a presença de alguma cárie interproximal, ou seja, no meio dos dentes, e também para avaliar a profundidade delas.

Tratamento da cárie

Apesar de ser facilmente identificada, o tratamento da cárie é um pouco mais complexo e só pode ser realizado por um profissional no consultório odontológico. Ademais, seu tratamento também varia de acordo com o estágio em que a cárie dentária se encontra.

Quando a cárie se encontra inativa não é necessário realizar nenhum tipo de correção, porém, caso o paciente deseje, o profissional pode cobrir a cárie inativa com resina para uma melhora da aparência dos dentes e da sensibilidade.

Nos estágios iniciais, ela pode ser tratada a partir de uma simples raspagem do tecido comprometido com uma broca odontológica.

Após essa remoção o profissional inicia o procedimento de restauração, que visa devolver ao dente seu formato funcional e esteticamente mais agradável.

Quando a cárie atinge a polpa do dente, é necessário realizar um procedimento chamado de tratamento de canal para tratar o dente em questão.

Esse procedimento consiste em um tratamento onde o profissional retira todo o tecido e a polpa do dente comprometida, que resulta na desvitalização do dente.

Após a retirada da polpa, a cavidade pulpar é limpa e em seguida preenchida com um material obturador, responsável por devolver ao dente seu formato funcional e prevenir o surgimento de novas complicações.

paciente fazendo a prevenção da cárie

Quais os tipos de cárie?

A cárie pode se dividir em alguns tipos, que possuem diferentes tipos de características, e variam quanto ao local atingido, gravidade, como ela manifesta e até mesmo ao período da vida.

Conheça aqui cada um e saiba como identificar:

Cárie radicular

A cárie radicular é o tipo que compromete as raízes dos dentes. Com isso, não possui sintomas muito visíveis. Tem como principal causa, a retração da gengiva, que deixa a porção radicular exposta e acaba facilitando o acesso das bactérias à raiz.

É um tipo de cárie mais recorrente em adultos e idosos, por conta da retração gengival ser comum com o envelhecimento. É um tipo mais grave, uma vez que a região radicular é uma das camadas mais sensíveis dos dentes e por não ser protegida pelo esmalte, acaba por ser deteriorada pela cárie facilmente, causando sintomas mais intensos, como dor e sensibilidade.

Cárie coronária

A cárie coronária é o tipo que normalmente atinge as regiões de mastigação do dente, tal como a superfície da estrutura e laterais de contato entre os dentes (cárie entre os dentes).

Por sua vez, é o tipo de lesão cariosa mais comum, que costuma afetar superficialmente o dente, comprometendo apenas a camada do esmalte da coroa, que possui contato com os alimentos.

É de mais fácil identificação e diagnóstico, possuindo um tratamento mais tranquilo, uma vez que a consulta com o dentista ocorra de forma precoce.

Cárie recorrente

A cárie recorrente, como o próprio nome indica, é uma lesão que tende a aparecer com frequência no mesmo local, mantendo os sintomas característicos e por conta da causa, que também é recorrente.

Costuma acometer locais que são mais suscetíveis ao acúmulo da placa bacteriana, como locais que já passaram por restaurações e que estejam compostos por prótese fixa.

Por conta da recorrência, assim como a cárie radicular, também é mais comum em adultos e idosos, mas afeta todas as idades.

Cárie profunda

A cárie profunda, também chamada de cárie aguda, é aquela que compromete a estrutura do dente de forma mais agressiva, atingindo até as camadas mais profundas e tecidos mais internos do dente, e assim, acaba por comprometer a polpa dentária, região composta por nervos e vasos sanguíneos.

Por isso, o principal sintoma da cárie profunda é a dor intensa sentida pelo paciente.

Em alguns casos, a cárie profunda pode ser motivada por uma trinca pequena ou por um ponto miúdo, que acaba por facilitar a penetração, e assim, a proliferação dos microrganismos na polpa do dente.

Caso não tratada, a cárie profunda pode acabar por trazer outras complicações à saúde bucal, como a inflamação da polpa do dente (pulpite), além de, em casos mais graves, levar à necrose dos tecidos.

Cárie interproximal

Falando da cárie interproximal, estamos falando da cárie que surge especificamente na região entre os dentes, compreendendo a face de contato entre o dente e seu dente adjacente.

A principal causa da cárie interproximal é a ausência de uma higienização correta, marcada principalmente pela falta do uso de fio dental. Uma vez que o uso do fio dental tende a ser subestimado, a cárie interproximal é, assim como a cárie coronária, está entre os tipos de cárie mais recorrentes.

Cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira, por sua vez, é a cárie que afeta a dentição no período precoce da infância, fazendo jus ao nome.

A deterioração dos dentes dos pequeninos é causada pelo acúmulo de bactérias nocivas na região bucal, que ocorre por conta da ingestão de líquidos açucarados (como sucos e leite).

A lesão é comum em crianças em crianças que adormecem com a mamadeira ou com chupetas embebidas em solução açucarada. Uma vez que os açúcares entram em contato com os dentes, atuam corroendo de forma gradativa, danificando a superfície e deteriorando o dente até atingir tecidos mais internos.

O risco de o bebê adquirir a cárie de mamadeira é maior durante a noite, já que é o período em que ocorre a produção de saliva, composta por substâncias responsáveis pela oxigenação bucal e por neutralizar açúcares e agentes nocivos.

Vale ressaltar que nesse período a higiene da boca do neném pode ser feita pelo uso de uma gaze ou dedeira, ou até um pano limpo umedecido, e em caso do aparecimento dos primeiros dentinhos, por uma escovinha de cerdas macias e cabeça pequena própria, com creme dental em tamanho de um grão de arroz cru.

Como prevenir a cárie?

A cárie é uma complicação que é derivada do acúmulo de bactérias sobre os dentes, sendo elas a placa bacteriana e o tártaro.

Devido ao fato de o tártaro ser uma complicação da placa bacteriana, a prevenção da cárie também é uma forma de prevenir seu surgimento.

Sendo assim, para prevenir seu surgimento, é extremamente importante que o paciente cuide bem da higienização bucal através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.

Além disso, também é muito importante que o paciente realize visitas regulares ao dentista para efetuar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Ela é responsável por remover toda a placa bacteriana dos dentes e juntamente com ela é feita a raspagem de tártaro, que é o procedimento responsável por remover o tártaro dos dentes.

Dessa maneira, através de bons cuidados de higiene bucal e a realização de visitas regulares ao dentista é possível prevenir a cárie.

Visitas regulares ao dentista

Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar a cárie no dente logo em seu início, evitando maiores complicações e a necessidade de desvitalizá-lo.

Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e da pulpite, que é a inflamação da polpa dentária.

Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.

Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO