Saúde Bucal

A anatomia da cavidade oral é o estudo das estruturas que compõem a cavidade bucal e de suas funções.

Sendo assim, fizemos esse artigo com o objetivo de explicar mais a respeito da cavidade oral, suas estruturas, funções e os principais problemas que afetam a cavidade oral. Confira:

O que é cavidade oral?

A cavidade oral é o local onde ocorre a primeira fase da digestão, ou seja, é onde ocorre a trituração dos alimentos, que é fundamental para a digestão, também é responsável por sentir os gostos dos alimentos, sejam eles amargos, doces, salgados ou azedos.

Desse modo, ela é a porta de entrada do sistema digestório e, em conjunto com as vias nasais, compõem a porta de entrada do sistema respiratório.

Ela é composta pelo assoalho bucal, céu da boca (palato) e bochechas que são as estruturas que delimitam seu espaço, além disso, ela é constantemente umidificada pelas glândulas salivares.

Essa estrutura pode ser aberta e fechada, graças a articulação temporomandibulas (ATM), estrutura responsável pela movimentação da mandíbula, que permite sua abertura e seu fechamento.

anatomia da cavidade oral

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Anatomia da cavidade oral

A cavidade oral é composta por um conjunto de estruturas que são responsáveis por desempenhar diversos papéis. Sendo assim, confira quais são essas estruturas e suas principais funções:

Lábios

Os lábios consistem nas partes finais da mucosa bucal e podem ser divididos em lábio superior e lábio inferior.

Eles são compostos por músculos e revestidos por pele em sua parte externa e pela mucosa bucal em seu interior.

A primeira função que os lábios possuem é a de auxiliar no processo de sucção durante a fase lactente para que a criança consiga sugar o leite do seio da mãe.

Os lábios também são importantes no processo de comer e falar. Dessa forma, sua contribuição da fala se deve ao fato de que ele consiste em uma das estruturas responsáveis por servir como obstáculo para o ar vindo dos pulmões, o que ajuda a formar os fonemas.

Já no processo de alimentação, os lábios exercem a função de manter os alimentos e a saliva dentro da boca.

Bochechas

As bochechas são estruturas semelhantes aos lábios, compostas por músculos, e revestidas pela mucosa bucal em sua parte interior e por pele em sua parte exterior.

No interior das bochechas também existe a bola de bichat, que é uma estrutura responsável por auxiliar no processo de sucção durante a amamentação da criança.

Dessa forma, as bochechas são responsáveis por auxiliar no processo de sucção e também por manter os alimentos e a saliva dentro da boca.

Língua

A língua é um órgão constituído por músculos e está diretamente relacionado ao sistema digestivo, à fala e ao paladar.

Ela é um órgão grande, em que uma parte fica dentro da cavidade oral e a outra fica posicionada na faringe. Ela fica presa ao assoalho da boca por uma estrutura chamada frênulo lingual.

Em sua superfície é possível encontrar as chamadas papilas gustativas, que são estruturas responsáveis por processar os sabores dos alimentos.

Porém, assim como citado anteriormente, ela não se limita somente a sentir os gostos, ela também contribui para o processo mastigatório e para a fala.

Seu papel na mastigação e na fala é feito através de sua movimentação, que serve para auxiliar a movimentar os alimentos e na formação de fonemas.

Periodonto

O periodonto é a região da boca que é constituída por gengivas e pelo osso da mandíbula e maxila, ou seja, eles consistem nos tecidos de sustentação dos dentes e é dividido entre periodonto de proteção e de sustentação.

Sendo assim, ele é composto por todos os tecidos que são responsáveis por sustentar os dentes e proteger sua raiz.

Dentes

Os dentes consistem em estruturas ósseas que são compostas por esmalte, dentina e polpa dentária, no qual cada uma dessas camadas possui uma função específica.

O esmalte dentário consiste na camada mais externa dos dentes que é responsável por proteger os dentes de agentes externos e da sensibilidade dentária.

Sendo assim, essa é uma camada que não é vascularizada nem possui poros, dessa forma, ela não é sensível a mudanças de temperatura e afins.

Logo abaixo da camada do esmalte, se encontra a dentina, que também é uma camada que não é vascularizada e também é rígida assim como o esmalte dentário.

Ela é uma camada que possui inúmeros canais muito finos que interligam o esmalte dentário à polpa dentária.

Sendo assim, esses vários canais fazem com que a dentina seja uma camada muito sensível a estímulos externos, como frio e calor.

A polpa do dente se encontra na região mais interna do dente e consiste no local onde se encontram todos os vasos e nervos responsáveis por nutrir os dentes.

Além das camadas dos cada, no interior da cavidade oral também é possível encontrar diferentes tipos de dentes, no qual cada um possui uma função específica.

Dessa forma, os dentes se dividem em:

  • Incisivos, que são os oito dentes frontais, sendo quatro superiores e quatro inferiores;
  • Caninos, que são quatro, sendo dois superiores e dois inferiores;
  • Pré-molares, são oito sendo quatro inferiores e quatro superiores, ficando quatro do lado esquerdo e quatro do lado direito;
  • Molares, geralmente são doze, porém existem algumas pessoas que nascem sem os últimos molares, totalizando oito que ficam divididos entre o lado esquerdo e direito, superiores e inferiores.

Os incisivos são utilizados para cortar os alimentos, os caninos para rasgar e os molares e pré molares para triturar os alimentos.

Tonsilas palatinas

As tonsilas palatinas, também conhecidas como amígdalas, são estruturas compostas por tecido linfóide e são ricas em glóbulos brancos.

Elas se localizam na orofaringe, que é a região que consiste na transição entre a cavidade oral e a faringe.

As amígdalas possuem o formato arredondado e ficam posicionadas uma em cada lado da garganta. Elas participam tanto do processo digestório quanto do processo respiratório.

Sendo assim, sua principal função é combater possíveis microrganismos que possam ser nocivos ao corpo humano que entram pela boca ou pelo nariz.

Glândulas salivares

As glândulas salivares são pequenas estruturas que ficam localizadas na cavidade oral e são responsáveis por produzir saliva.

Dessa forma, elas são estruturas fundamentais no processo digestório e visto que a saliva exerce um papel fundamental na digestão do paciente, pois ela auxilia na formação do bolo alimentar e em sua passagem pelo sistema digestório.

Além disso, elas também são responsáveis por manter a cavidade oral e os lábios umedecidos, portanto ela também age como um lubrificante.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente consegue garantir a identificação e o tratamento de possíveis doenças da cavidade oral de forma precoce.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que garante ao paciente uma limpeza mais completa dos dentes.

Além disso, por meio da profilaxia também é possível remover o tártaro e a placa bacteriana, evitando o desenvolvimento de doenças derivadas dessas condições.

Desse modo, para realizar suas visitas ao consultório odontológico de forma mais confortável é recomendado possuir um plano odontológico.

Sendo assim, você pode contar com a DentalVidas para lhe proporcionar mais conforto na hora de realizar seus agendamentos.

A DentalVidas também oferece coberturas totais e parciais em diversos procedimentos odontológicos, confira nossos planos.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO