O clareamento dental é uma das principais indicações para quem deseja um sorriso mais branco, saudável e mais bonito. Tendo em vista os seus benefícios, o clareamento ganhou diversos tipos de abordagens, como a sua realização caseira.
Você sabe como funciona o clareamento dental caseiro, quais seus benefícios, antes e depois e seu preço? Saiba tudo o que você precisa aqui:
Aqui você vai encontrar:
O que é clareamento dental caseiro?
O clareamento dental caseiro, como o próprio nome indica, é a abordagem de clareamento dos dentes feita em casa sob as orientações do dentista. É a melhor forma de tratamento para quem não possui muito tempo e não possui pressa de resultado.
Para a obtenção dos resultados de clareamento são utilizados moldeiras e um agente clareador, que são oferecidos ou indicados pelo odontologista. Os resultados tendem a ser bem satisfatórios.
O clareamento caseiro, assim como os demais, visa o clareamento da dentição, buscando chegar ao tom mais próximo da coloração original possível. Contudo, aqui o paciente pode escolher qual a coloração desejada, podendo requerer uma coloração mais próxima do branco.
Vale ressaltar que outros tipos de clareamento dental caseiro, como o de fitas clareadoras e por receitas caseiras utilizando bicarbonato de sódio, água oxigenada e vinagre também só devem ser feitos sob a orientação de um dentista, já que caso utilizados de forma incorreta podem causar sensibilidade nos dentes por ser muito abrasivos.
Como funciona o clareamento dental caseiro?
Antes de qualquer tipo de clareamento, é necessário que o dentista realize uma primeira análise da saúde bucal do paciente.
Dessa forma, em caso de diagnóstico de problemas bucais como tártaro, cáries e gengivite, o paciente deverá ser submetido primeiramente aos tratamentos desses problemas. Comumente o paciente é submetido a um procedimento de profilaxia (limpeza profissional).
É depois de se submeter a esses tratamentos que o dentista encaminha o paciente ao processo de branqueamento. Com isso é iniciada a produção das moldeiras de acetato pelo molde da arcada dentária superior e inferior.
Normalmente são tiradas fotos antes do início do uso das moldeiras para que o paciente consiga perceber o resultado do antes e depois com o passar do tempo de uso.
Em uma próxima consulta, o dentista realiza o ajuste da moldeira na dentição do paciente, entregando um kit de clareamento, com a moldeira e uma seringa com gel clareador com peróxido de carbamida 16% para assim ser iniciado o uso em casa. Assim se da um mini tutorial de como clarear os dentes e aqui o dentista dará todas as orientações necessárias para um processo tranquilo.
Deve-se levar em conta que mesmo que seja um procedimento caseiro, é necessário que sejam feitas visitas ao dentista dentre o meio tempo, evitando complicações como a sensibilidade.
Géis clareadores e moldeiras adaptáveis podem ser vendidas em farmácias, no entanto, a compra deve ser feita segundo o consentimento e recomendação do dentista.
Como fazer o clareamento dental caseiro?
Para que os resultados sejam alcançados com eficiência, é necessário que o clareamento seja feito da forma adequada.
É importante que sejam seguidas as orientações do dentista à risca, principalmente a quantidade de gel indicada.
O uso da moldeira é diário e o tempo de ação do agente clareador é de cerca de uma hora. Contudo, também deve-se levar em conta a duração do tratamento, que irá depender de como se planeja o resultado final.
Para dentes ainda mais brancos, o indicado é que o tratamento persista por um período maior. Normalmente, o clareamento caseiro dura de 2 a 3 semanas, seguindo essa condição.
A regularidade das visitas ao dentista indicada é de uma vez na semana, para que assim sejam acompanhados os resultados e os possíveis efeitos colaterais de perto.
Clareamento dental caseiro, antes e depois
O clareamento dental com moldeira, assim como as demais abordagens de clareamento dental é eficiente na remoção das manchas e da coloração amarelada dos dentes.
Dessa forma, o seu antes e depois contém a melhora da autoestima do paciente e a restauração de sua confiança, uma vez que é beneficiado por uma melhor estética de seu cartão de visitas, o sorriso.
Quanto custa o clareamento dental caseiro?
O clareamento dental caseiro é uma das abordagens mais em conta de branqueamento. Muito se pergunta sobre o preço do clareamento dental caseiro. Dessa forma, o preço tende a variar de R$ 500 (quinhentos reais) até R$ 3.000 (três mil reais).
O clareamento a laser tende a ter um custo maior já que é feito inteiramente em consultório.
Como são feitos os tratamentos após o procedimento?
Para manter os resultados do branqueamento de dentes, é importante que sejam adotados bons hábitos não só quanto à higiene bucal, mas também quanto a uma boa alimentação.
Dessa forma, para uma higiene mais eficiente é importante considerar que os cuidados não devem se limitar à escovação, também abrangendo a passagem de fio dental e o bochecho com o enxaguante.
A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias e com um creme dental com flúor 1.000 ppm e 1.500 ppm, utilizando movimentos circulares e de varredura. A escovação deve ser feita ao menos 3 vezes ao dia, contando ao menos uma vez com o uso do fio dental e do enxaguante.
Quanto à alimentação, é importante que desde o início do procedimento se evite consumir alimentos e bebidas bem pigmentados e temperados, já que tendem a manchar os dentes. Optar por realizar o enxágue ou a higienização dos dentes após a ingestão também pode ajudar.
Ainda quanto à alimentação, é bem comum que os dentes fiquem sensíveis durante e um tempo após a realização do tratamento, devendo-se evitar alimentos muito quentes ou muito gelados.
Fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas também estão por trás do amarelamento dos dentes e devem ser cortados na rotina.
Vale considerar que de 6 meses a 2 anos depois do clareamento dental pode-se ser necessário se submeter novamente ao procedimento, buscando fazer o retoque de seus benefícios.
LEIA TAMBÉM: Clareamento caseiro antes e depois: veja a transformação
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja o bom resultado do clareamento.
É por meio desse acompanhamento profissional que o resultado é fiel ao planejamento e capaz de trazer benefícios à autoestima e qualidade de vida do paciente.
Além disso, é por meio dessa frequência que o paciente é beneficiado pela realização de procedimentos regulares e preventivos, como a profilaxia, promovendo uma limpeza mais profunda da arcada dentária e um melhor impacto estético.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!