Clareamento dental

A odontologia está ganhando cada vez mais espaço no mercado, ganhando cada dia mais investimento e sendo passiva às inovações tecnológicas e novas técnicas de tratamento.

O sorriso é a parte de nosso corpo que atrai mais atenção e tem mais peso em nossa aparência. Conhecidos como nossos cartões de visita, os dentes quando estão em boas condições; brancos e saudáveis nos fazem ser vistos com melhores olhos.

Saiba mais sobre o clareamento dental e como funciona esse procedimento. Boa leitura!

Clareamento dental, o que é?

O procedimento de clareamento contém o uso de substâncias mais fortes, portanto tem um efeito imediato. É uma reação química entre peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, que fragmenta as manchas internas e depois elimina as moléculas, terminando o processo.

Os elementos utilizados são os peróxidos utilizados na limpeza, mas em maior escala. Com isso, o efeito é maior e age sobre o colágeno do dente, evitando o envelhecimento por “amarelamento”. A genética é um fator relevante para o resultado do clareamento, sendo mais relevante do que a incidência de manchas.

Clareamento dental antes e depois

O clareamento dental é indicado quando a arcada dentária tem uma coloração escura, que está longe da cor natural. Portanto, seu objetivo é eliminar a coloração amarela dos dentes e restaurar um sorriso estético agradável.

O procedimento normalmente é feito com gel ou laser, dependendo da escolha do dentista. Além do consultório, ele pode ter sua abordagem caseira, que em último caso é feita com uma moldeira e com a administração do dentista à distância. Uma mistura das duas abordagens também é possível.

O procedimento não é invasivo e, após a intervenção, requer cuidados específicos em termos de higiene oral e dieta para preservar o resultado.

Quanto tempo dura o clareamento dental?

Se feito em casa, o resultado pode levar até quatro semanas, desde que a aplicação ocorra todos os dias. Na clínica, o procedimento dura cerca de 30 minutos cada aplicação, que pode chegar a seis, com um máximo de três por semana. Após dois anos, as sessões podem ser mais curtas e em quantidades menores, a fim de manter o resultado.

clareamento dental preço
O preço do clareamento pode variar quanto ao tipo de abordagem e de clínica em clínica.

Clareamento dental, qual o preço?

O custo do clareamento varia entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil.

Como conseguir o efeito caseiro do clareamento dental?

Os padrões de beleza influenciaram o aumento da vaidade de muitas pessoas, mobilizando várias pessoas na busca não só pelo corpo perfeito, mas também pela dentição perfeita; aumentando a busca por procedimentos como o clareamento dos dentes e a aplicação de lentes de contato dentárias.

Entretanto, ter dentes mais brancos e saudáveis deve ser uma prioridade, uma vez que não apenas a realização regular de tratamentos como a limpeza, mas a execução de uma higiene bucal adequada, favorece não apenas uma melhor estética, mas também nossa saúde bucal.

Portanto, dentes mais brancos devem ser uma busca contínua, com a aderência dos cuidados necessários.

Veja abaixo o que se precisa fazer para alcançar este resultado:

Higiene oral completa

A higiene oral é essencial para garantir uma dentição menos amarelada e agradável. No entanto, há três pilares necessários para alcançar este efeito: escovação precisa com pasta de dentes fluoretada, fio dental e o uso de enxaguante bucal.

A escovação deve ser completa, tentando cobrir toda a região oral e é sempre feita após as refeições. O fio dental deve ser feito em conjunto com a escovação, e deve ser feito com paciência, pois remove os resíduos que a escova de dentes não conseguiu remover.

O uso de enxaguante bucal é muitas vezes esquecido e não é rotineiramente seguido. Entretanto, como as outras etapas, é essencial para a limpeza eficiente da área da boca. É ele quem é capaz de eliminar as bactérias remanescentes na boca. Seu uso deve ser diário, e pode ser logo após o despertar ou prestes a dormir.

Todas estas fases são igualmente importantes e, a longo prazo, podem tornar seu sorriso mais bonito. Lembrando que deve-se manter a limpeza profissional no consultório odontológico de 6 a 6 meses. Gradualmente, o efeito do clareamento dental aparece com a limpeza regular, juntamente as boas técnicas de escovação.

Evitar maus hábitos

Além da falta dos cuidados necessários, existem outros maus hábitos que se deve cortar da vida diária. Entre esses maus hábitos estão o fumo, a ingestão de alimentos altamente pigmentados e o uso de certos medicamentos.

O fumo afeta diretamente o amarelecimento dos dentes. Isto porque o alcatrão e a nicotina nos cigarros mancham o esmalte dos dentes. É com o tempo que se alcança este efeito, e, por isso, é necessário reduzir este hábito o mais rápido possível.

Os alimentos bem pigmentados também são capazes de manchar os dentes, devido à alta concentração de açúcar e corantes em sua composição. Este tipo de alimento, juntamente com uma higiene oral deficiente, também favorece a proliferação de bactérias e, portanto, o aparecimento de placa bacteriana sob os dentes.

Finalmente, alguns medicamentos também estão incluídos nesta lista, tais como anti-hipertensivos, antipsicóticos, antibióticos e anti-histamínicos. É importante ler os folhetos informativos e conversar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais.

kit clareamento dental
O procedimento de clareamento dos dentes só deve ser feito com a supervisão de um dentista.

Kit clareamento dental, como montar?

Hoje em dia, por causa da internet, sites vendem produtos de clareamento dental sem restrição. Mesmo que a compra do peróxido de hidrogênio e outras substâncias seja possível apenas sob a preescrição de um dentista, em alguns casos ela não se faz necessária.

No entanto, diante de qualquer situação, o clareamento dental feito por qualquer tipo de abordagem, deve ter o acompanhamento de um profissional. Isso levando em conta as contraindicações de certos perfis e as complicações irreversíveis a qual o indivíduo fica suscetível.

Considerando o clareamento dental caseiro, o odontologista poderá indicar uma abordagem por uma moldeira de silicone ou pela aplicação de fitas clareadoras.

A moldeira de silicone é feita pela moldagem da arcada dentária do paciente, e o seu uso tem como complemento um kit de bisnagas, que possuem peróxido de hidrogênio ou carbamida. Seu uso geralmente é noturno, perdurando por algumas horas.

Por fim, o clareamento dental feito com fitas clareadoras também pode está entre as recomendações de um cirurgião-dentista para a abordagem caseira. Pode-se encontrar este produto em farmácias e o seu uso sobreposto a arcada pode durar até 30 minutos.

Visitas regulares ao dentista

Mesmo que você tome todas essas precauções, é importante que não se esqueça de visitar seu dentista regularmente. Ele ou ela irá analisar seu caso e orientá-lo através do processo de restauração da cor natural de seus dentes.

Dependendo de seu caso, somente os cuidados domiciliares e a limpeza profissional regular terão efeito, caso contrário o clareamento dos dentes será necessário para um melhor efeito.

Em suma, o clareamento dental pode ser realizado pelo dentista no consultório ou em casa, com acompanhamento remoto, isso dependendo também da avaliação do profissional.

Portanto, a higiene oral e a eliminação de hábitos são essenciais para combater os danos à saúde oral e não devem ser negligenciados. Além disso, visitas regulares ao seu dentista de confiança são importantes para prevenir complicações na região e identificar doenças em seus estágios iniciais.

Lembremos que a saúde bucal está diretamente ligada ao bom funcionamento do corpo, e ao tomar as medidas necessárias a este respeito colaboramos para nossa qualidade de vida.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário