O mau hálito é uma condição bastante incômoda que pode afetar as relações interpessoais da pessoa que o possui.
Sendo assim, confira algumas dicas de como acabar com mau hálito:
Aqui você vai encontrar:
O que causa mau hálito?
O mau hálito é um sintoma que pode estar relacionado a diversos fatores e pode vir a causar situações constrangedoras para a pessoa que o possui.
Dessa forma, confira quais são as principais causas do mau hálito:
Doenças bucais
Assim como sabemos, as doenças bucais são provocadas por bactérias que se acumulam sobre os dentes ao decorrer do dia.
Elas se acumulam sob a forma de placa bacteriana, que é resultado da união entre partículas de alimentos e bactérias que habitam naturalmente a boca.
Sua remoção é feita através da higienização bucal, por meio da boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental, e quando não é removida, ela pode evoluir para o tártaro, que é uma camada rígida que se forma sobre os dentes e não pode ser removida com a higienização convencional.
Quando estas bactérias digerem as partículas de alimentos, elas liberam um ácido que provoca a inflamação do tecido gengival e é corrosivo para os dentes.
Esta ação das bactérias, além de ser danoso para a saúde bucal, também resulta na liberação de um forte odor, provocando o mau cheiro da boca.
Xerostomia
A xerostomia, ou boca seca, corresponde a uma condição caracterizada pela baixa produção de saliva, resultando no ressecamento bucal.
Este ressecamento acaba contribuindo para a proliferação das bactérias no interior da boca e também atrapalha a remoção natural das partículas de alimentos da cavidade oral.
Desta forma, o acúmulo de bactérias e partículas de alimentos no interior da boca pode acabar provocando o surgimento do mau hálito.
Consumo de alguns alimentos
Existem alguns tipos de alimentos que possuem o odor mais forte, como o alho e a cebola, e seu consumo pode acabar interferindo no hálito do paciente.
Infecções respiratórias
As infecções respiratórias dizem respeito às doenças que afetam as vias aéreas, como a gripe e o resfriado.
Assim como as bactérias responsáveis pelas doenças bucais, as bactérias responsáveis pelas infecções respiratórias também provocam um forte odor que pode causar mau hálito.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste em uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago do paciente, podendo chegar à cavidade oral.
Além de este conteúdo possuir um mau cheiro, o ácido estomacal provoca a erosão dentária e danos às gengivas do paciente, o que facilita para o desenvolvimento de infecções bucais, que também podem causar o mau hálito.
Jejum prolongado
O ato de passar longos períodos sem se alimentar faz com que o corpo procure novas fontes de energia, o que resulta no início do processo de cetose, que consiste na queima de ácidos graxos para gerar energia.
A realização deste processo acaba resultando na produção de alguns gases que possuem um odor desagradável, provocando assim o mau hálito.
Veja como acabar com mau hálito
Assim como foi visto anteriormente, o mau hálito é um sintoma que pode ser provocado por diversas situações.
No entanto, existem algumas ações que podem ser realizadas a fim de aliviar o mau hálito. Sendo assim, confira como acabar com mau hálito:
Mude a alimentação
A alimentação é um grande fator que contribui para o hálito do paciente, tendo em vista que o consumo de alguns alimentos com forte odor e alimentos muito gordurosos podem provocar o mau hálito, além disso, o hábito de passar longos períodos sem se alimentar também pode gerar o odor desagradável na boca do paciente.
Já o consumo de alimentos mais fibrosos pode contribuir para auxiliar na limpeza bucal, o que auxilia na eliminação de bactérias e no combate ao mau hálito.
Além dos alimentos, também é importante que o paciente consuma bastante água, visto que isto contribui para a hidratação do corpo e previne a xerostomia
Cuide bem da higienização bucal
Assim como foi visto anteriormente, grande parte dos problemas responsáveis por provocar o mau hálito são causados por bactérias.
Sendo assim, é importante que o paciente cuide bem da higienização bucal através de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental.
Isto se deve ao fato de que os bons hábitos de higiene bucal garantem que toda a placa bacteriana possa ser removida e assim previne o surgimento de novas complicações derivadas de seu acúmulo.
Além dos cuidados com os dentes, também é importante que o paciente higienize a língua da maneira correta, visto que sobre ela se acumula a saburra lingual, que é formada por bactérias e células mortas.
Desta forma, a partir dos bons cuidados de higiene bucal é possível combater e prevenir o surgimento do mau hálito.
Faça gargarejos
Existem alguns enxaguantes bucais que proporcionam ao paciente um alívio do mau odor derivado da boca do paciente.
Além dos enxaguantes bucais, também existem alguns tipos de chás que podem contribuir para o alívio do mau cheiro.
Sendo assim, o paciente pode realizar gargarejos com alguns chás, como por exemplo chá de gengibre, ou enxaguantes bucais que não possuem álcool em sua composição.
Procure um profissional
Assim como foi dito anteriormente, o mau hálito é um sintoma que pode estar relacionado a diversos problemas de saúde.
Desta forma, caso o mau hálito seja persistente, o paciente pode procurar consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a condição responsável por causar o problema e indicar o melhor tratamento.
Assim será possível saber exatamente qual é a causa do mau hálito e tratá-lo da melhor maneira, evitando seu retorno.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.