Saúde Bucal

A tosse seca é um sintoma presente em diversas patologias diferentes, especialmente as relacionadas ao sistema respiratório, e acomete pessoas de todas as idades, sendo mais intensa nos períodos noturnos.

Continue a leitura do artigo para saber como aliviar tosse seca realizando métodos eficazes:

O que é a tosse seca? 

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo no momento em que algum corpo estranho ou alérgeno surge na região da garganta. No caso da tosse seca, não há muco, situação que provoca desconforto ainda maior.

Uma de suas principais causas é o ressecamento na garganta, que pode ser resultado da ausência de hidratação, ou fatores externos como poluição, fumaça ou poeira nos ambientes.

Os sintomas que geralmente acompanham essa condição geralmente estão associados a uma gripe de baixa intensidade ou resfriado.

Quanto tempo dura a tosse seca? 

Depende das causas e da gravidade da tosse seca. Quando é provocada por uma reação alérgica de baixa gravidade, pode durar horas. Mas, em casos mais sérios, pode prevalecer por vários dias.

Quais são as causas da tosse seca?

Existem diversas causas que podem provocar a tosse seca no paciente, como infecções virais que provocam irritação ou inflamação na garganta, e o refluxo gastroesofágico, em que o conteúdo estomacal retorna involuntariamente para o esôfago, irritando o tecido que reveste essa região.

Bruxismo e doenças periodontais também podem provocar essa condição. Além disso, pessoas que sofrem de asmas ou alergias como a poeira ou à fumaça podem ser acometidas mais facilmente por esse sintoma.

O ideal é sempre procurar ajuda de um profissional da saúde, que irá diagnosticar e definir os melhores tratamentos para os sintomas.

Uma mulher sofrendo por tosse seca.

Como aliviar tosse seca?

Confira algumas dicas eficazes para eliminar e se prevenir da tosse seca:

  • Hábitos saudáveis

Pacientes que possuem hábitos de vida mais saudáveis e se alimentam bem podem evitar o surgimento de tosse seca como, por exemplo, por refluxo gastroesofágico, especialmente nos casos mais intensos durante à noite.

Por falar nisso, a posição em que você dorme pode promover o retorno do conteúdo estomacal. O ideal é sempre manter a cabeça um pouco elevada para evitar esse transtorno.

Além disso, evite se deitar logo após ingerir alimentos, pois isso pode provocar uma crise de tosse. E caso sinta queimação e sensação de refluxo antes de se deitar, é recomendada a ingestão de antiácidos.

  • Evite o contato com substâncias alérgenas

Coceiras e irritações na garganta provocadas por alergias podem causar a tosse seca. Nessa situação, o melhor a se fazer é observar quais são os agentes causadores da alergia e evitar proximidade com ambientes ou substâncias causadoras da condição.

  • Hidrate-se!

A hidratação da mucosa é fator extremamente relevante para a prevenção da tosse seca, uma vez que é pela hidratação que se evita deixar a boca seca e é realizada a remoção de corpos estranhos presentes na área afetada.

Além disso, lembre-se que a ingestão de líquidos em temperatura ambiente é uma opção de cuidado adicional.  

  • Relaaaaaxe!

Uma crise de tosse seca pode elevar nossa frequência cardíaca e causar nervosismo, o que pode piorar a situação. Logo, em caso de sintomas como a tosse seca, busque sempre o repouso como forma de tratamento.

  • Ambientes umidificados são aliados

A presença de clima seco resseca a garganta e pode provocar a tosse seca. Dessa forma, é recomendado que seja utilizado um umidificador de ar e, se possível, nebulizador, sendo uma forma de evitar diversas irritações.

  • Medicamentos analgésicos

A tosse seca pode ser tratada com remédio para tosse seca analgésicos prescritos pelos profissionais da saúde, para que seja reduzido o desconforto e o paciente se recupere mais rápido.

  • Chás com alho, mel e/ou limão 

Esses ingredientes possuem ação anti-inflamatória, sendo bons amigos quando o assunto é o alívio ou prevenção da tosse seca. Xaropes para tosse seca também são bem-vindos e atuam promovendo alívio a inflamação da garganta, estimulando a expectoração e/ou fluidificando o catarro presente nas vias respiratórias, ajudando assim que ele seja eliminado pelo organismo.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Quando procurar um médico para auxiliar no alívio da tosse seca? 

A tosse seca que dura por vários dias pode provocar algumas complicações se não tratada. Logo, procure ajuda médica em situações que:

  • A tosse seca perdura por várias semanas 
  • Apresenta fortes crises de tosse
  • Apresente sintomas de mal-estar
  • Apresente dores no peito e falta de ar
  • Haja dificuldades para dormir e deglutir alimentos
  • As laterais do pescoço fiquem inchadas
  • Sangramento bucal ou ao tossir

 Tosse seca na gravidez: como aliviar

  • Beba bastante água
  • Beba chás em temperatura morna com um pouco de mel
  • Mantenha o seu ambiente sempre com a umidade regular, mesmo que seja necessária a utilização de umidificador de ar.
  • Jamais administre medicamentos sem prescrição médica, pois pode prejudicar a sua saúde e a do bebê

Como aliviar tosse seca infantil

  • Dê banhos na criança em temperatura morna, isso pode auxiliar na umidificação das mucosas e aliviar a irritação presente
  • A ingestão de líquidos auxilia na hidratação da mucosa, sendo uma forma de prevenir a tosse seca
  • Ambientes limpos reduzem as chances do desenvolvimento de alergias, o que reduz as chances de a criança ser acometida por tosse
  • Ambientes secos podem ressecar a mucosa da criança. Logo, procure sempre manter os ambientes na umidade regular, mesmo que seja necessária a utilização de umidificadores
  • Em casos de tosse, deixe a cabeça da criança levemente mais elevada nos períodos noturnos, para evitar crises, refluxos e outras complicações e irritações.

Uma mãe medicando seu filho criança como forma de aliviar a tosse seca.

Cuidados odontológicos para o alívio da tosse seca

  • Beba bastante água!
  • Lave bem as mãos para se alimentar ou encostar em áreas da boca
  • Realize higiene bucal adequada
  • Evite alimentos ácidos e picantes ou muito quentes
  • Evite bebidas muito quentes
  • Visite o seu dentista regularmente para se prevenir de infecções, irritações e/ou inflamações

LEIA TAMBÉM: O que é bom para tosse seca? Descubra aqui!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a saúde bucal. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO