Atualmente podemos encontrar diversos métodos de como arrancar dente de leite, mas como fazer isso da maneira correta?
Nesse artigo falaremos mais a respeito dos dentes de leite e de como arrancá-los da maneira correta:
Aqui você vai encontrar:
O que são dentes de leite?
Os dentes de leite, também conhecidos como dentes decíduos, são os primeiros dentes a surgir na arcada dentária e geralmente começam a surgir por volta dos 6 meses de idade.
Por serem os primeiros dentes que possuímos na vida, eles são responsáveis por auxiliar na fala e na mastigação até o nascimento dos dentes permanentes.
Eles geralmente são menores e mais brancos do que os dentes permanentes, além de também serem menos dentes no total.
Dessa forma, nós possuímos apenas 20 dentes de leite, enquanto possuímos 32 dentes permanentes com os sisos.
Isso se deve ao fato de que a arcada dentária infantil é menor que a adulta, o que faz com que ela comporte menos dentes que a arcada adulta.
Além disso, apesar de começarem a nascer por volta dos 6 meses de idade, a dentição de leite completa só se forma completamente por volta dos 2 anos e meio de vida.
Quando os dentes de leite caem?
Assim como vimos anteriormente, a dentição decídua só termina de se formar por volta dos 2 anos e meio de vida. Mas quando ela começa a ser substituída pela dentição permanente?
Geralmente, o processo de troca de dente inicia-se por volta dos 6 anos de idade, onde os primeiros dentes de leite são substituídos.
O processo entre o amolecimento do dente até seu desprendimento completo da gengiva geralmente dura algumas semanas.
Quando é preciso arrancar o dente de leite?
Geralmente os dentes de leite possuem uma época certa na qual eles caem, porém há alguns casos especiais onde é recomendado arrancar os dentes de leite antes de caírem sozinhos.
Um deles é quando o dente está mole, mas acaba atrapalhando a criança a se alimentar por causar dor e desconforto. Nessa situação é recomendado levar a criança ao dentista e explicar a situação para que ele possa arrancar o dente de leite.
Já o outro caso diz respeito a quando o dente permanente já começou a nascer, mas o dente de leite ainda não se soltou. Nesse caso, o dentista deve ser consultado e a situação explicada para ele para que ele possa arrancar o dente de leite.
Como arrancar dente de leite?
Sob condições normais, o jeito ideal de arrancar dente de leite é a própria criança estimular sua queda movimentando-o com a língua após o dente começar a amolecer.
Dessa forma, com o passar do tempo e o estímulo consequentemente o dente irá se desprender e soltar-se da gengiva sozinho sem que haja dor.
Contudo, em alguns casos pode ser necessário “dar um empurrãozinho” para arrancá-lo, dessa forma, para fazer isso é recomendado higienizar sua mão e a boca da criança.
Logo em seguida deve-se pegar uma gaze limpa e utilizá-la para puxar o dente e em seguida, caso o local comece a sangrar, deve-se colocar a gaze sobre a região para parar o sangramento.
No entanto, é importante lembrar que não devemos arrancar o dente de leite antes da hora, visto que podem surgir complicações.
Sendo assim, caso o dente não venha a se soltar sozinho, é recomendado levar a criança ao dentista, para que ele possa avaliar a situação e arrancar o dente de forma que não surjam complicações.
Como arrancar dente de leite duro?
Em alguns casos pode acontecer de o dente de leite não cair ou até mesmo não amolecer que é uma condição chamada de retenção prolongada dos dentes.
Isso faz com que o dente não caia antes do permanente começar a nascer, o que pode acabar fazendo com que o dente permanente nasça desalinhado.
Caso isso ocorra é recomendado levar a criança ao dentista para que ele possa arrancar o dente de leite da forma correta e não haja o surgimento de problemas derivados dessa extração.
Qual a importância de levar a criança ao odontopediatra?
A odontopediatria é o ramo da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal das crianças e adolescentes.
Sendo assim, é por meio dela que é possível identificar problemas que possam afetar a saúde bucal dos pequenos e também acompanhar a troca dos dentes de leite.
Através do acompanhamento é possível tratar quaisquer complicações logo em seu início, antes que se tornem problemas mais graves.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!