Muito utilizadas atualmente, as lentes de contato são a paixão de pessoas que almejam uma arcada dentária e um sorriso mais aperfeiçoado, sendo um dos procedimentos mais buscados nos consultórios médicos. Porém, nem todos podem realizá-lo.
No artigo abaixo, você saberá como colocar lente de contato, assim como quais as contra indicações desse procedimento. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que são lentes de contato?
A lente de contato dental, também chamada de lente de porcelana, é uma capinha super fina feita de porcelana, colocada no exterior dos dentes.
O nome lente de contato foi dado para as peças pelo fato de serem muito finas, assim como as lentes de contato oculares. Uma vez que as lentes são colocadas no dente, ficam tão bem ajustadas que dificultam a distinção das mesmas para os dentes naturais.
Por isso esse procedimento é tão procurado, especialmente para corrigir pequenas imperfeições nos dentes.
Como colocar lente de contato?
O primeiro passo é visitar um dentista especializado em estética, para que esse profissional faça uma avaliação de sua arcada dentária e solicite alguns exames para avaliar a sua saúde bucal mais a fundo.
O dentista também poderá ouvir o paciente, e quais são os seus resultados almejados pela realização do procedimento, uma vez que as lentes não são ideais para corrigir grandes imperfeições, mas, sim, as facetas de porcelana.
Além disso, esse procedimento pode ser somado a outros como, por exemplo, o clareamento dental, para que a saúde bucal esteja regular para a realização do procedimento com maior eficácia.
Como o procedimento é realizado?
No início do procedimento, o profissional poderá solicitar um raio X da cavidade oral e um molde da arcada dentária do paciente.
Dessa forma, o dentista poderá simular, digitalmente, o resultado do tratamento com as lentes de contato, para que o paciente possa visualizar, antes da realização do tratamento, os resultados que pode alcançar com as lentes.
Antes de adicionar as próteses definitivas, o paciente poderá utilizar um modelo provisório, para avaliar se o resultado está de acordo com o que deseja. Se não, poderá ser confeccionado outro modelo, até que atinja o seu objetivo.
É necessário realizar um pequeno desgaste nos dentes para colocar as lentes de contato definitivas. Quando encaixadas com perfeição, o dentista poderá utilizar um cimento odontológico para fixação.
Com quantos anos pode colocar lente de contato nos dentes?
Não existe faixa etária para colocar lente de contato nos dentes, sendo necessário somente estar com a saúde bucal regulada. Caso o paciente apresente alguns problemas e interferências na saúde bucal, deve tratar as condições antes de realizar o procedimento e adesão das lentes de contato.
A lente de contato dental dura quanto tempo?
Quando são bem cuidadas, as lentes de contato dental podem durar muitos anos, chegando até mais de uma década.
Quem pode colocar as lentes de contato nos dentes?
Pessoas com pequenas imperfeições nos dentes, que desejam alterar apenas a cor e formato dentário. Pacientes que já realizaram restaurações dentárias no passado.
Além disso, pacientes que apresentam dentes amarelados, que não são corrigidos por clareamento, podem não ser bons candidatos ao procedimento de lentes de contato dental, uma vez que o resultado pode ser ineficaz.
Pacientes com bruxismo também apresentam riscos, uma vez que podem ranger os dentes e desgastar as lentes com mais facilidade. Sendo assim, as lentes são indicadas para pacientes que:
- Apresentam diastemas (fechamento de espaço entre os dentes);
- Possuem alongamento dental;
- Têm dentes muito largos;
- Apresentam lascas, desgastes e/ou fraturas nos dentes;
- Já fizeram correções suaves nas cores dos dentes;
- Possuem pequenas diferenças no formato dentário.
Confira, também, uma conclusão de quais são as contraindicações para o procedimento das lentes de contato dentais:
- Pacientes que sofrem de bruxismo, roem unhas ou têm hábitos de morder objetos;
- Apresentam cáries e/ou tártaro nos dentes, sendo necessária uma limpeza antes de aderir às lentes de contato dentais;
- Pessoas com algum procedimento realizado é ineficaz, como um canal;
- Dentes trincados e/ou quebrados;
- Manchas muito aparentes, que necessitam de tratamento mais profundo;
- Doenças que acometem as gengivas.
Quais os cuidados devo ter após colocar as lentes de contato nos dentes?
Para que as lentes durem, o paciente deve tomar os seguintes cuidados:
- Evitar morder objetos como lápis, tampas de caneta e abrir embalagens ou outros com a boca, pois as lentes de contato podem ser danificadas;
- Manter a higiene bucal em dia, para evitar o acometimento de cáries nas próteses e doenças nas gengivas;
- Visitar o dentista regularmente, duas vezes ao ano, para avaliação da saúde bucal e profilaxia de doenças.
Qual a desvantagem de realizar o procedimento de lentes de contato?
A desvantagem principal da realização do procedimento é o custo, que costuma ser bem alto. Porém, os resultados são tão satisfatórios, que vale MUITO a pena o investimento.
Porém, não deixe de recorrer a avaliação de um dentista para saber se você terá o retorno que almeja com as lentes, ok?
Quais as vantagens de aderir às lentes de contato?
- As lentes se mantêm brancas com o passar dos anos;
- Quando bem cuidadas, podem ter duração de mais de uma década;
- É um tratamento pouco invasivo e que não causa dor;
- Os resultados são bem naturais;
- As lentes não interrompem ou atrapalham a função natural dos dentes.
Quais são os riscos de aderir às lentes de contato dental?
- Sensibilidade temporária: a sensibilidade dentária é um dos principais efeitos colaterais após a aplicação, uma vez que a esmaltação do dente sofre um desgaste. Porém, ela é passageira.
- Possíveis complicações: casos as lentes de contato não sejam adaptadas de forma correta, o paciente pode ser acometido por gengivite, infiltrações e cáries, além da propensão a queda ou quebra da prótese dentária aplicada.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares são responsáveis por oferecer ao paciente a oportunidade de ter sua saúde bucal avaliada pelo dentista periodicamente.
Além disso, por meio delas o dentista consegue avaliar como estão as lentes de contato e realizar qualquer ajuste necessário. Isso também se faz necessário devido ao fato de que as lentes podem necessitar de manutenções anuais.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas precocemente.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!