Aparelho Ortodôntico

O aparelho ortodôntico é uma peça fundamental da odontologia, visto que por meio dele é possível corrigir vários problemas de má-oclusão dentária.

Sendo assim, confira o que é e como funciona o aparelho ortodôntico no artigo abaixo:

O que é aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico corresponde a um tipo de aparelho dentário que é utilizado para corrigir o posicionamento dos dentes e é possível encontrá-lo em diferentes tipos.

A partir dessa movimentação é possível realizar a correção de problema de má-oclusão dentária, evitando assim os problemas causados por elas.

Sendo assim, ele é uma peça fundamental no tratamento das maloclusões, visto que por meio dele é possível evitar a necessidade de realizar cirurgias para corrigi-las.

Para utilizá-los, o profissional exige que o paciente realize alguns exames para avaliar o estado de sua arcada dentária e planejar o tratamento.

tipo de aparelho ortodôntico

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Quais são os tipos e como funcionam os aparelhos ortodônticos?

Assim como foi dito anteriormente, é possível encontrar diversos tipos de aparelho ortodôntico, sejam eles fixos ou móveis.

Sendo assim, confira mais a respeito de como funciona o aparelho ortodôntico em cada um dos seus tipos:

Como é e como funciona o aparelho ortodôntico fixo?

O aparelho ortodôntico fixo corresponde ao modelo mais tradicional de aparelho ortodôntico, aquele que possui os braquetes fixos aos dentes.

Esse aparelho consegue exercer a força necessária para movimentar os dentes a partir da força exercida pelo conjunto de fio ortodôntico, braquetes e borrachinhas, no caso do aparelho convencional.

Essa pressão exercida constantemente sobre os dentes consegue modificar o posicionamento dos dentes, corrigindo assim os problemas de má-oclusão.

A fixação dos braquetes no dente do paciente é feita a partir do uso de resina odontológica, que garante a fixação sem danificar os dentes ou prejudicar a saúde do paciente.

Já o fio ortodôntico varia do aparelho convencional para o autoligado, no caso do autoligado, o próprio braquete mantém o fio preso, porém, no convencional é necessário o uso das famosas borrachinhas de aparelho.

A constância da pressão exercida para corrigir o posicionamento dos dentes podem ser mantidas através das manutenções mensais, que permitem ao profissional realizar modificações no aparelho que são capazes de fazê-lo manter sua eficácia.

Como funciona o aparelho ortodôntico móvel?

O aparelho ortodôntico móvel geralmente é utilizado com o objetivo de conter ou estimular a movimentação dos dentes do paciente.

O fato de poder ser removido para que o paciente possa se alimentar contribui para uma melhor higiene bucal, no entanto, isso também tem seu lado negativo, visto que sua eficácia depende completamente do paciente, pois ele será o responsável por utilizá-lo pelo tempo necessário.

Dentre os aparelhos ortodônticos móveis, também há o aparelho ortodôntico invisível, que consiste em um aparelho que consiste em um conjunto de moldeiras que são colocadas sobre os dentes.

Cada uma delas corresponde a um período específico do tratamento e vão sendo alteradas com o decorrer do tempo. Logo, cada uma delas é responsável por exercer uma determinada modificação no posicionamento dos dentes.

Quais são as indicações do aparelho ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico é indicado principalmente para crianças e adolescentes que possuem problemas de má-oclusão.

Quando o paciente possui algum tipo de má-oclusão podem surgir os seguintes sintomas:

  • Dor de dente;
  • Desalinhamento dental;
  • Dor de cabeça ou no pescoço;
  • Incômodo durante a mastigação;
  • Presença recorrente de cáries;
  • Dificuldade para escovar os dentes.

Portanto, ao perceber a presença de qualquer um desses sinais é recomendado que o paciente procure atendimento com um profissional para que ele possa avaliar e iniciar o tratamento necessário.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico é utilizado para corrigir problemas de má-oclusão dentária e cada paciente possui um grau diferente de má-oclusão.

Sendo assim, não é possível estipular um tempo exato para a duração do tratamento ortodôntico, pois o tempo necessário para a correção pode variar de paciente para paciente.

Além disso, o tratamento ortodôntico não acaba com a retirada do aparelho, visto que, após sua remoção o paciente ainda deve utilizar uma contenção ortodôntica para prevenir que os dentes retornem ao seu lugar de origem e se desalinhem novamente.

dentista escolhendo o melhor aparelho ortodôntico para você

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico para você?

Assim como foi visto anteriormente, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos e cada um deles possui suas vantagens e desvantagens.

Apesar de o aparelho só poder ser indicado e colocado por um profissional, o paciente ainda pode escolher qual dos aparelhos ele deseja utilizar, se é o convencional, o autoligado ou o invisível.

Cada um deles possui uma variação no valor, portanto, o paciente deve escolher baseado nos valores e no seu gosto pessoal.

Como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico?

A manutenção do aparelho ortodôntico é feita a partir de visitas mensais que o paciente usuário do aparelho faz ao consultório odontológico.

Por meio dessas visitas o profissional consegue avaliar o estado do tratamento e realizar quaisquer modificações que sejam necessárias.

Além disso, elas também permitem que o profissional possa identificar algum tipo de problema de saúde bucal, como cáries, e iniciar o seu tratamento ortodôntico.

Dessa forma, as manutenções são fundamentais para o andamento do tratamento, visto que é por meio delas que são feitas as alterações necessárias para que o aparelho consiga exercer sua função adequadamente.

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é uma estrutura a mais na boca, portanto ele também contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias.

Sendo assim, é fundamental mantermos certos cuidados de higiene bucal para prevenir o surgimento de complicações.

Confira algumas dicas de cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico:

  • Não se alimentar enquanto estiver utilizando aparelhos móveis;
  • Evitar comer alimentos muito duros ou pegajosos com o aparelho fixo;
  • Higienizar adequadamente tanto o aparelho quanto os dentes;
  • Utilizar o fio dental da maneira correta;
  • Comparecer pontualmente a todas as manutenções mensais;
  • Evitar hábitos parafuncionais, como roer as unhas ou mastigar objetos, como lápis e canetas.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente saiba se ele necessitará utilizar algum aparelho ortodôntico.

Caso seja necessário, ele poderá optar por um aparelho ortodôntico estético, caso deseje um tratamento com aparelho mais discreto.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO