Durante a infância, antes do nascimento dos dentes, o bebê geralmente se alimenta apenas de leite materno, o que acaba excluindo a necessidade de higienizar sua boca.
No entanto, após a introdução alimentar, é importante que os pais ou responsáveis cuidem da higienização bucal da criança. Sendo assim, confira como limpar a língua do bebê e mais no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
É necessário limpar a boca do bebê?
Assim como os adultos, os bebês também ficam com partículas de alimentos presas à sua boca, nesse caso gengivas, parte interna das bochechas e língua.
No entanto, antes do nascimento dos primeiros dentes, o bebê geralmente se alimenta apenas de leite materno e sua boca possui anticorpos chamados imunoglobulina que são responsáveis por prevenir o surgimento de complicações.
Sendo assim é importante que os pais não utilizem nenhum tipo de gaze, toalhinha, fralda ou lenço umedecido para limpar a boca do bebê.
Isto se deve ao fato de que isto irá remover a linha de defesa deles contra microrganismos que podem provocar complicações.
A partir do nascimento dos dentes é importante que os pais passem a higienizar a boca dos pequenos. Isto se deve ao fato de que após o nascimento dos dentes, a alimentação começa a ser introduzida.
Logo, após o nascimento dos dentes é importante realizar a higienização deles e da língua para remover as partículas de alimentos acumuladas sobre eles.
Para saber mais a respeito de quando deve se iniciar a higiene bucal da criança e como limpar a língua do bebê é recomendado procurar um odontopediatra.
Como limpar a língua do bebê?
Antes do nascimento dos dentes do bebê e enquanto ele ainda se alimenta exclusivamente de leite materno não é necessário higienizar a boca deles, pois isto pode remover as imunoglobulinas responsáveis por proteger a boca de infecções.
No entanto, a partir da introdução da alimentação e do nascimento dos primeiros dentinhos é necessário que se inicie o cuidado com a higiene bucal da criança.
Dessa forma, para limpar a língua do bebê é recomendado que os pais ou responsáveis utilizem uma gaze ou fralda para higienizar a língua da criança.
Através dessa limpeza é possível remover grande parte das partículas de alimentos e bactérias que podem causar prejuízos à saúde bucal.
É importante que os responsáveis tomem cuidado durante esse procedimento para não machucar o bebê ou acabar forçando o vômito da criança.
Como limpar o restante da boca do bebê?
Acima pudemos ver como higienizar a língua da criança, no entanto, ainda é importante limpar o restante da boca da criança para prevenir complicações.
A parte interna das bochechas pode ser higienizada da mesma forma que a língua, com o uso de uma fralda ou gaze limpa.
Já no caso das gengivas e dos dentinhos, os pais ou responsáveis devem utilizar uma dedeira de silicone ou uma escova de dentes própria para crianças.
Isto se deve ao fato de que desta forma é possível assegurar-se de que nenhum dano será causado à gengiva ou aos dentes da criança e os movimentos devem ser feitos de maneira suave, sem o uso de muita força.
Por que é importante limpar a língua do bebê?
Assim como nos adultos, após os bebês se alimentarem, as partículas de alimentos ficam presas sobre a sua língua, o que pode provocar o acúmulo de microrganismos e também do mau hálito.
Dessa forma, sua higienização é feita para evitar a formação da saburra lingual, que é uma camada esbranquiçada que se forma sobre a língua da criança.
O que podem ser as manchas brancas sobre a língua do bebê?
As manchas brancas na língua do bebê podem estar relacionadas a problemas de saúde ou simplesmente à má higienização da cavidade bucal.
Elas podem se formar após a alimentação seja por conta da formação da saburra lingual ou por conta de restos de leite.
Quando são provocadas por leite e a criança ainda está na fase da amamentação e não possui dentes, os pais não devem tentar limpar o leite, visto que isto pode afetar a flora de defesa bucal, favorecendo o surgimento de complicações.
Isto se deve ao fato de que com o passar do tempo este leite será ingerido e a língua do bebê voltará a ter sua aparência natural.
Já no caso onde ela é provocada pela saburra lingual, que corresponde ao acúmulo de bactérias, partículas de alimentos e células mortas, é importante que os responsáveis higienizem a língua da criança.
Isto se deve ao fato de que esta camada pode prejudicar a saúde bucal da criança além da possibilidade de provocar o mau hálito.
No entanto, a língua branca também pode ser resultado de complicações de saúde bucal, como a candidíase oral.
A candidíase na boca do bebê corresponde a uma infecção da cavidade oral provocada por uma infecção do fungo Candida albicans.
Este fungo habita na pele naturalmente, no entanto, é mantido de forma que não provoca o surgimento de nenhuma complicação.
Porém, nos casos onde há uma baixa da imunidade ou em bebês, que já possuem o sistema imune mais fraco, este fungo pode se reproduzir de forma descontrolada.
Geralmente seu contágio ocorre por conta do compartilhamento de objetos contaminados ou pelo contato direto com a pessoa infectada, por meio de beijos ou do seio da mãe infectado.
A candidíase oral se manifesta através da formação de uma camada branca nas mucosas bucais do paciente que possui uma textura semelhante à do algodão.
É importante que os pais ou responsáveis não tentem remover esta camada através do uso de força, pois isto pode acabar ferindo a boca do bebê.
Sendo assim, ao identificar a presença desta condição é recomendado levar a criança para consultar-se com um pediatra ou um odontopediatra para uma melhor avalição da condição e tratamento adequado.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.