A língua é um órgão extremamente importante para efetuar diferentes funções na cavidade oral, tais como a fala, mastigação e deglutição e para mantê-la livre de complicações é importante que o paciente saiba como limpar a língua da maneira correta.
Para saber mais sobre essa limpeza e porque ela é importante, continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Como limpar a língua?
Assim como sabemos a higiene bucal é extremamente importante para evitarmos o surgimento de complicações bucais.
Dessa forma, é importante que o paciente inicie a limpeza bucal através do uso do fio dental, para higienizar a região interdental onde a escova de dentes não alcança.
Após isto, deve ser feita a escovação dos dentes utilizando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes.
Ao finalizar estes passos, os dentes se encontram limpos, no entanto, ainda é necessário higienizar a língua.
Para limpar a língua o paciente pode escolher as diferentes maneiras, sendo elas:
- Através de sua escovação, que é a forma mais simples e mais utilizada de higienização. Ela consiste no uso da própria escova de dentes para limpar a língua, o que é feito através de suaves movimentos de varredura;
- A outra forma de se higienizar a língua é através do uso dos limpadores de língua. Ele consiste em um acessório que pode ser feito de metal ou de plástico e possui um formato pensado para limpar a língua de maneira eficaz. Ele deve ser utilizado como uma espécie de raspador, passando sobre a língua como se fosse um rodo, e assim promove a sua limpeza.
É importante ter em mente que ambas tipos de higienização são eficazes, sendo que o limpador promove uma higienização mais completa da língua, no entanto, é importante que os movimentos para limpeza sejam feitos de forma suave, sem o uso de muita força, pois isso pode acabar ferindo a língua.
Quando eu devo limpar a língua?
A língua é um órgão muito importante que desempenha um papel fundamental na mastigação, através do controle dos alimentos dentro da boca do paciente.
Isto faz com que as partículas de alimentos fiquem presas sobre a língua juntando-se a células mortas, formando uma camada que fica sobre a língua chamada saburra lingual.
Portanto, para prevenir a formação desta camada e removê-la é importante que o paciente faça a limpeza da língua.
Desta forma é importante que o paciente higienize a língua após alimentar-se, juntamente com a escovação dos dentes.
Por que é importante limpar a língua?
Assim como foi dito anteriormente, quando a língua não é higienizada, as partículas de alimentos, bactérias e células mortas em sua superfície.
Esta camada em si não tende a provocar o surgimento de nenhuma complicação muito grave, no entanto, por conta de sua composição é possível que ela provoque o surgimento do mau hálito.
Além disso, a saburra lingual, nome dado a essa camada, também provoca déficits estéticos por alterar a aparência natural da língua para uma esbranquiçada.
Quais complicações podem surgir por não limpar a língua?
Assim como foi dito anteriormente, uma língua mal higienizada não tende a provocar nenhuma complicação severa de saúde, no entanto, podem aparecer algumas complicações, tais como:
- Halitose, derivada do acúmulo de partículas de alimentos, bactérias e células mortas na superfície e isto pode acabar resultando no surgimento;
- Saburra lingual, a má higienização da língua pode fazer com que partículas se prendam sobre sua superfície, assim como foi dito anteriormente. O acúmulo destas partículas podem provocar o surgimento de uma camada esbranquiçada na superfície da língua, que pode afetar o hálito do paciente;
- Proliferação de bactérias, tendo em vista que a limpeza da língua mal feita faz com que bactérias e restos de alimentos se acumulem sobre sua superfície, facilitando assim sua proliferação;
- Redução do paladar, visto que os sabores são sentidos pelas papilas gustativas presentes na superfície da língua e esta camada de sujeira pode acabar interferindo em sua sensibilidade.
Qual é a aparência de uma língua limpa?
A língua naturalmente possui uma tonalidade rosada e não possui nada sobre sua superfície. Também é importante lembrar que a língua possui uma textura um pouco áspera, que ocorre por conta da presença das papilas gustativas.
Sendo assim, a presença de uma camada esbranquiçada sobre a língua, chamada de saburra lingual, não é comum e seu sinal pode ser um sinal de uma complicação.
Desta forma é importante que o paciente atente-se à aparência de sua língua, tendo em vista que alguma outra condição também pode influenciar como a língua geográfica.
Apesar de a língua geográfica consistir em uma condição que afeta a presença de papilas gustativas presentes no na superfície da língua.
Geralmente esta condição não tende a provocar o surgimento de nenhuma complicação, no entanto, pode provocar testar déficit estéticos e em algum caso provoca uma ardência ao ingerir determinados tipos de alimentos.
Outras complicações que podem causar a saburra lingual
Apesar de a higienização da língua contribuir para a prevenção do surgimento da saburra lingual, existem outras complicações que podem fazer com que ela surja de qualquer maneira.
Uma dessas complicações é a xerostomia, que é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de saliva na cavidade oral.
A saliva contribui para a limpeza natural tanto dos dentes quanto da língua, portanto o fato de sua produção ser reduzida afeta a higienização deles.
Isto acaba fazendo com que as partículas e bactérias se acumulem mais facilmente, tornando o paciente mais suscetível a ser afetado pela saburra lingual e complicações derivadas do acúmulo de bactérias.
Para evitar o surgimento desta complicação e manter uma boa produção de saliva é importante consumir bastante água e evitar alguns hábitos que ressecam a boca, como o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.