Se no seu trabalho você utiliza muita oratória, ou está se preparando para algum evento onde precisa de dicas de como melhorar a fala, esse artigo é ideal para você!
Confira, na leitura do texto abaixo, as melhores dicas de como melhorar a dicção e deixar a sua oratória mais limpa e fluida:
Aqui você vai encontrar:
O que é dicção?
A dicção pode ser definida como a forma que você pronuncia as palavras, considerando as sílabas e sons emitidos. Além disso, envolve a articulação das palavras, assim como as expressões realizadas durante a pronúncia.
Durante a fala, existem alguns órgãos que se movimentam para a realização da pronuncia, conhecidos como “órgãos fonadores”. Confira alguns desses órgãos:
- Lábios;
- Língua;
- Bochechas;
- Palato;
- Mandíbulas;
- Dentes.
Quais são os principais problemas de dicção existentes?
Os problemas de dicção irão depender do estado de saúde bucal e dos órgãos fonadores do paciente, podendo ser variados. Porém, os mais comuns existentes são:
- a troca de letras, como o R pela L;
- a inversão de fonemas;
- cortar a pronúncia S no fim de palavras no plural;
- acrescentar vogais inexistentes na escrita (como por exemplo: escrever nóis no lugar de nós).
Como uma má dicção pode impactar sua vida negativamente?
Uma pessoa que apresenta má dicção pode sofrer impactos na qualidade de vida, apresentando restrição na capacidade de comunicação, socialização e independência.
Vantagens de melhorar sua dicção
Confira alguns benefícios de possuir uma melhor dicção:
-
Maior autoestima e confiança
Uma melhor comunicabilidade pode te auxiliar a expressar suas ideias de forma mais clara, além da motivação ao assumir riscos ou enfrentar desafios, melhorando sua satisfação com o trabalho e relacionamentos.
-
Maior conexão com pessoas
Uma boa dicção te aproxima do seu público e das pessoas ao seu redor, seja na apresentação de um trabalho acadêmico ou escolar, durante uma entrevista de emprego ou interagindo com um público durante um evento.
-
Causa uma primeira impressão positiva
Uma boa dicção te ajuda a causar boa impressão com seus clientes, colegas de trabalho, gerentes e público, garantindo maior confiança e confiabilidade.
Como melhorar a dicção?
Existem diversas formas de como melhorar a dicção e oratória, que podem envolver cuidados com a saúde bucal e exercícios para uma boa fonética. Confira algumas dicas:
-
Exercícios de respiração
Praticar a respiração é um dos melhores métodos de como melhorar a dicção ao falar. Por isso, pratique exercícios de respiração profunda, inspirando pelo nariz e exalando lentamente pela boca. Faça isso repetidamente, pois irá te ajudar a fortalecer os músculos da fala.
-
Articule as palavras
Pratique a articulação dos sons e da pronúncia correta, aumentando gradativamente a velocidade. Mantenha o foco na clareza de cada som pronunciado e na movimentação correta de sua língua, lábios e demais articuladores fonéticos.
-
Leia em voz alta
Leia textos em voz alta, pausadamente e de forma clara. Essa simples prática poderá auxiliar a exercitar os músculos da fala e a melhorar a dicção das palavras.
-
Treinamentos de dicção
Praticar exercícios como trava-línguas para melhorar a dicção, e exercícios de repetição de sons específicos são algumas formas de como melhorar a dicção. Em uma busca rápida pela internet você encontrará diversos trava-línguas.
Dê uma olhada no exemplo abaixo e tente pronunciá-lo em voz alta:
“Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa de lagartixa!”
E aí, gostou? Agora é só continuar praticando mais e mais!
-
Busque a ajuda de um fonoaudiólogo
A orientação de um profissional fonoaudiólogo pode ser uma das melhores formas de como melhorar a dicção, uma vez que esse profissional pode fornecer um diagnóstico adequado dos problemas de dicção e fornecer os melhores exercícios para aprimorar a sua fala.
-
Paciência!
Falar muito rápido e impacientemente pode ser um fator prejudicial para a sua dicção. Tenha paciência! Fale com calma, fazendo pausas adequadas e dando tempo para que a pronúncia seja feita de forma correta.
-
Cuidados com a postura
A postura influencia diretamente na linguagem corporal, inclusive para melhorar a dicção. Busque realizar alongamentos e exercícios que diminuam o estresse, a tensão e rigidez muscular. Essa é uma excelente forma de como melhorar a dicção.
-
Dicas de higiene vocal
Não gritar, hidratar-se adequadamente, evitar o consumo de substâncias irritantes como álcool, tabaco e cafeína, descansar a sua voz e evitar pigarrear (limpar a garganta de forma brusca), são algumas formas eficientes de realizar higiene bucal e, consequentemente, de como melhorar a dicção e fala, além de prevenir doenças bucais.
O papel da saúde bucal na dicção
Quando o paciente possui dentes saudáveis e uma saúde bucal adequada, a língua pode realizar movimentos regulares na dicção.
Além disso, desalinhamento a ausência dental, assim como infecções como cáries, gengivite ou periodontite, podem prejudicar a dicção do paciente acometido, uma vez que atrapalha na realização do movimento da língua.
Ademais, próteses dentárias mal ajustadas ou outras anomalias bucais também podem prejudicar na dicção do paciente.
Ou seja, é sempre necessário realizar cuidados em prol da saúde bucal, com ações cotidianas como realizar cuidados de higiene oral e visitar o dentista regularmente, para tratar e corrigir problemas da cavidade oral ou irregularidades nas próteses dentárias.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado de saúde e da higienização bucal do paciente.
Isso permite a identificação de problemas precoces que podem atrapalhar a dicção, e reduz a necessidade de um tratamento mais sério como, por exemplo, um canal dentário.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas!
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.