A dor de garganta é um sintoma bastante comum de diversas condições que podem ir desde infecções até o uso excessivo da voz.
Neste artigo você irá conferir maiores informações a respeito do que causa e de como melhorar dor de garganta:
Aqui você vai encontrar:
O que causa e como melhorar dor de garganta?
A dor de garganta é um sintoma bastante incômodo que pode se derivar de diversos problemas, desde uso excessivo da voz até infecções.
Sendo assim, confira quais são as principais causas de dor de garganta:
Amigdalite
A amigdalite é uma inflamação que afeta as amígdalas, que são pequenas estruturas do sistema linfático que ficam posicionadas no início da garganta.
Desse modo, elas são estruturas responsáveis por combater microrganismos evitando que eles se espalhem pelo corpo.
Sendo assim, quando há a invasão de microrganismos no corpo pelas vias aéreas ou boca pode acabar ocorrendo uma inflamação das amígdalas.
Essa inflamação pode ocorrer tanto por ação viral quanto por ação bacteriana, dividindo-se em amigdalite viral e amigdalite bacteriana.
A principal diferença entre as duas se baseia no fato de que a bacteriana apresenta o surgimento de placas de pus no fundo da garganta.
Dentre seus sintomas, podemos citar:
- Mau hálito;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Dor de ouvido;
- Inchaço dos gânglios do pescoço;
- Febre;
- Tosse;
- Perda de apetite;
- Formação de placas de pus no fundo da garganta quando é causada por bactérias.
O diagnóstico desta condição é feito a partir de uma avaliação clínica dos sintomas, podendo necessitar a realização de exames em alguns casos, e seu tratamento varia de acordo com sua causa.
Logo, para melhorar a dor de garganta causada pela amigdalite bacteriana o tratamento é feito com o uso de antibióticos e quando a causa são vírus o tratamento varia de acordo com a intensidade, além disso, nos casos de amigdalite recorrente, pode ser necessário realizar uma extração das amígdalas.
Gripes e resfriados
As gripes e resfriados dizem respeito a infecções aéreas onde a gripe é provocada pelo vírus influenza e o resfriado é provocado, na maioria das vezes, pelo rinovírus.
Apesar de possuírem causas diferentes, a intensidade de seus sintomas tendem a variar de intensidade, de forma que a gripe apresenta sintomas mais fortes.
Dentre os sintomas comuns entre as duas condições estão:
- Coriza;
- Espirros;
- Tosse;
- Febre;
- Congestão nasal.
Além destes, a gripe também costuma provocar rubor no rosto, cansaço, dor de cabeça, no corpo e de garganta.
Seu diagnóstico é feito a partir de uma avaliação dos sintomas clínicos, mas também pode ser necessário realizar alguns exames devido ao fato de que os sintomas são comuns a várias infecções respiratórias.
O tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um médico e geralmente é feito a partir do uso de medicamentos, repouso e adequação da alimentação para ingerir a quantidade correta de vitaminas e nutrientes para a melhoria do sistema imune.
Alergias respiratórias
As alergias respiratórias geralmente surgem por conta de uma reação exagerada do organismo a determinada substância, chamada de alérgeno.
Geralmente elas estão relacionadas a fatores genéticos, sendo as principais causas do seu surgimento mudanças climáticas súbitas e o contato com alérgenos.
Dentre os sintomas podemos citar a garganta inflamada, tosse seca, dor de cabeça, espirros, irritação dos olhos, nariz e boca, obstrução nasal e coriza.
Seu diagnóstico deve ser feito por um profissional da área a partir da avaliação clínica dos sintomas e podem ser solicitados exames para confirmar.
O tratamento para melhorar a dor de garganta causada por alergias consiste no uso de medicamentos, geralmente antialérgicos, para um alívio dos sintomas.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico diz respeito a uma condição onde ocorre o retorno do conteúdo do estômago pelo esôfago, podendo chegar à boca do paciente.
Geralmente ocorre por conta do mau funcionamento da válvula responsável por impedir este retorno, chamada de esfíncter esofágico.
O mau funcionamento desta válvula pode ocorrer por conta do excesso de peso, alto consumo de alimentos gordurosos e hérnias hiatais.
O retorno do ácido estomacal pelo esôfago pode provocar danos no esôfago e faringe, afetando também a laringe e pulmões em alguns casos. Sendo assim ela pode provocar sintomas como:
- Halitose;
- Azia;
- Queimação no estômago;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Asma;
- Esofagite;
- Pneumonia por aspiração;
- Broncoespasmos;
- Laringite;
- Otite.
Seu diagnóstico é feito a partir de uma avaliação dos sintomas e da realização de uma endoscopia alta, que é um exame de imagem do trato digestório até alcançar o estômago.
O tratamento pode ser feito a partir de uma reeducação alimentar, uso de medicamentos para reduzir a acidez do estômago ou através de um procedimento cirúrgico.
Garganta seca
A garganta seca, assim como o nome sugere, diz respeito a uma condição caracterizada pelo ressecamento da garganta.
Ela pode ser causada por diversos fatores, como a desidratação, alergias, resfriados, respiração bucal, xerostomia, uso excessivo da voz, ar condicionado e tempo seco.
Geralmente essa condição tende a provocar sintomas como a garganta irritada, rouquidão e dor de garganta, além de também tende a deixá-la mais suscetível a infecções por microrganismos.
Para tratar esta condição é recomendado que o paciente beba bastante água durante o dia e também fique atento ao modo como respira, evitando respirar pela boca.
Uso excessivo da voz
O uso excessivo da voz consiste no ato de forçar as cordas vocais além do seu limite, o que pode acabar causando danos a elas.
Geralmente esta condição é bastante comum de ocorrer em profissionais que trabalham utilizando a voz, como cantores, professores, vendedores, locutores e atores.
Dentre os sintomas provocados por esta condição podemos citar o ressecamento das cordas vocais, garganta irritada e dolorida, rouquidão e em alguns casos a perda da voz.
Para prevenir e melhorar dor de garganta derivada do uso excessivo da voz o paciente deve:
- Consumir bastante líquido diariamente;
- Evite consumir alimentos gordurosos ou ricos em açúcar;
- Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros;
- Evite consumir café;
- Evite elevar a altura da voz;
- Faça exercícios antes de forçar a voz;
- Consulte-se com um fonoaudiólogo caso você seja um profissional que trabalha utilizando a voz.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa relatar qualquer sintoma de garganta inflamada e o profissional possa tomar as devidas precauções.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!